Está aqui

Pesquisar

Artigo | 12 de Outubro 2015

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, não queria resolver a crise. Queria utilizá-la para impor aos países periféricos as mudanças que o governo alemão desejava que fizessem e que solidificariam o poder central e hegemónico que a Alemanha tinha na Zona Euro. Artigo de Vicenç Navarro

Artigo | 3 de Agosto 2015

O sociólogo e politólogo espanhol defendeu a confluência do Processo Constituinte com a Catalunya Sí que es Pot, argumentando que “a única alternativa que existe na Catalunha que pode ganhar as eleições é esta coligação de partidos e movimentos sociais que ajudámos a estabelecer, acabando com o asfixiante domínio das direitas”.

Artigo | 3 de Outubro 2014

Suponha você que recebe milhões de euros a juros abaixo de 1%, e compra títulos que lhe geram juros de 4 ou 6%, bastando apenas apertar um botão. Pois bem, acredite ou não, é isto que a banca privada tem estado a fazer.

Artigo | 29 de Agosto 2014

É importante sublinhar que esta terceira recessão, ao contrário das outras duas anteriores, se inicia e está focalizada nos países centrais da zona euro, Alemanha, França e Itália. As outras duas anteriores tinham-se centrado nos países periféricos, Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 21 de Agosto 2014

É importante limitar os salários tão exuberantes que recebem os banqueiros e grandes empresários em Espanha, salários que não guardam nenhuma relação com a sua produtividade.

Artigo | 24 de Julho 2014

O aumento das desigualdades tem sido uma das principais causas das crises financeira e económica atuais. Para promover o crescimento, as políticas mais eficazes são a promoção do pleno emprego, o aumento de salários, a redução de impostos o estabelecimento de instituições públicas que garantam o crédito.

Artigo | 1 de Junho 2014

Hoje, uma das opções políticas, que canalizam mais o descontentamento popular e, muito em particular, o da classe trabalhadora, é a da ultradireita, tal como estamos a ver em vários países. O caso da França é claro. Artigo de Vicenç Navarro.

Artigo | 19 de Maio 2014

Um dos personagens mais patéticos, no cenário político europeu, é Olli Rehn, porta-voz máximo do neoliberalismo na CE: Reproduz, acriticamente, as suas receitas, que levaram a Espanha ao desastre e continua, hoje ainda, a insistir na necessidade das políticas de austeridade.

Artigo | 11 de Abril 2014

Este artigo analisa algumas das causas mais importantes do enorme desemprego e baixo nível de emprego na UE. Publicado no diário digital Nova Tribuna.

Artigo | 13 de Março 2014

Não é por acaso que os países em que há mais super-ricos, são também aqueles em que há mais pobres e super-pobres. E o que ocorre em cada país, ocorre também a nível internacional. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 5 de Dezembro 2013

A persistência da crise financeira e económica europeia deve-se mais ao comportamento dos governos dos países centrais e nórdicos da Europa do que ao dos países periféricos. Dentro das coordenadas de poder na Eurozona, é impossível os países periféricos, como Espanha, saírem da crise.

Artigo | 30 de Outubro 2013

É surpreendente que na extensíssima literatura que se escreveu sobre as causas das crises atuais muito pouco se centrou no conflito capital-trabalho (aquilo a que se costumava chamar luta de classes) e a sua génese no desenvolvimento da crise. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 27 de Outubro 2013

O ministro das Finanças do governo alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu num artigo no El Pais que, para sair da crise, outros países da Europa façam as reformas dos sistemas laboral e social já feitas por lá. O problema é que o modelo alemão, baseado nas exportações, cortou salários e direitos sociais, reduzindo o potencial da procura interna. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigo | 21 de Agosto 2013

Num artigo publicado no New York Times, Krugman assinala o declínio dos dogmas económicos que dominaram o pensamento económico hegemónico nos últimos anos e que foram responsáveis pela enorme crise que estamos a viver.

Artigo | 21 de Julho 2013

Em Espanha e noutros países do sul do continente, todos eles submersos em ditaduras fascistas ou fascistoides, a Europa era o lugar de destino para as forças antifascistas que lutavam pela liberdade, justiça social e bem-estar. A Europa era o sonho que aspirávamos. Pois bem, este sonho converteu-se num enorme pesadelo. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigos dossier | 24 de Maio 2013

Os sucessivos governos alemães, tanto os presididos pelo chanceler Schröder como as coligações governadas pela Sra. Merkel, não seguiram as políticas de austeridade que estão a impor ao resto dos países da zona euro e muito em particular aos do Sul.

Artigo | 3 de Agosto 2012

Era fácil ver que haveria uma crise muito grave. Na realidade, alguns de nós previmo-la. A enorme irresponsabilidade dos dirigentes do Banco de Espanha foi ignorar as vozes críticas dos que estavam a alertar para este problema.

Artigo | 12 de Julho 2012

O objetivo dos cortes orçamentais anunciados pelo governo Rajoy tem pouco a ver com recuperar a economia espanhola, mas sim com o pagamento da dívida, com altos juros, aos bancos europeus, incluindo aos alemães.

Artigo | 25 de Junho 2012

A crise bancária dos países periféricos (Espanha, Grécia, Portugal e Irlanda) está a correr muito bem para a banca alemã, pois há um fluxo de capitais destes países, que fogem da crise para o centro e muito em particular para a Alemanha. E os dados falam por si. Por Vicenç Navarro

Artigo | 28 de Abril 2012

Este artigo aponta como a aliança entre a banca alemã e a banca espanhola foi determinante para o comportamento especulativo desta última, sendo isso uma das causas mais importantes da crise financeira na Europa. Por Vicenç Navarro.

Páginas