Está aqui

Pesquisar

Artigo | 1 de Novembro 2019

A coisa mais importante que as feministas podem fazer hoje é não apenas abraçar essa imagem da bruxa, mas também aprender e conhecer mais a verdadeira história das mulheres que de facto foram acusadas, presas, perseguidas e assassinadas de forma tão brutal. Por Silvia Federici.

Artigo | 20 de Outubro 2019

Da Polónia à França, passando pela Croácia, Hungria, Eslovénia, Grécia e outros países dos Balcãs, o negócio do crédito hipotecário em francos suíços afeta mais de um milhão de vítimas da voracidade dos grandes bancos privados. Por Eric Toussaint

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

Oriundo dum país colonizado, participei desde jovem no combate contra o domínio colonial e pude assistir ao fim dessa dominação sobre a maior parte da Humanidade de então. Por Adolfo Maria.

Artigo | 12 de Junho 2019

A presidente da Assembleia Geral da APRe! reuniu quase meio milhar de assinaturas em menos de 24 horas para apelar à esquerda que se entenda sobre a Lei de Bases e deixe o debate das PPP para depois das eleições.

Artigo | 1 de Junho 2019

Manifestações do dia 30 foram superiores às do domingo anterior, convocadas em apoio ao governo do Brasil. Impasse parece impor-se num momento em que a economia dá sinais de recessão. Uma greve geral está convocada para dia 14 de junho. Por Luis Leiria.

Artigo | 9 de Maio 2019

O movimento associativo foi uma escola extraordinária. Foi um período de grande consciencialização política. E também de aprendizagem de competências democráticas. Por Maria Emília Brederode Santos.

Artigo | 8 de Maio 2019

Como Professores, membros da comunidade educativa e autores de diversos espaços de discussão sobre educação (…) não podemos ficar indiferentes quando está a ser orquestrada uma tão vil e manipuladora campanha de intoxicação da opinião pública. Texto publicado em 12 blogues.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de Abril 2019

O problema do uso do anonimato no debate político é que as declarações sem corpo podem ser uma fraude.

Artigo | 12 de Fevereiro 2019

Já há tempos que deixou de ser uma questão de ideologia ou de classe. A Venezuela converteu-se num Estado mafioso no qual a cúpula dirigente se confronta com uma oposição que também responde a interesses claramente espúrios. Por Decio Machado.

Artigo | 29 de Janeiro 2019

O RBI contraria princípios constitutivos do Estado social como a universalidade e equidade no acesso a condições dignas de vida (que passam a depender da oferta privada) ou a lógica da reciprocidade organizada e inclusiva. Artigo de Vicente Ferreira postado em Ladrões de Bicicletas

Artigo | 14 de Janeiro 2019

O Fórum para a Competitividade, liderado por Pedro Ferraz da Costa, defendeu que “a semana das 35 horas [em Portugal] é uma raridade na UE e no mundo, sendo claramente um luxo de país rico”. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Artigos dossier | 11 de Janeiro 2019

Primeira parte de um texto de Michael Löwy, filósofo e sociólogo marxista brasileiro radicado em França, onde dirige o Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica).

Artigos dossier | 11 de Janeiro 2019

Segunda parte do texto de Michael Löwy sobre o pensamento de Rosa Luxemburgo. A primeira parte do artigo foi publicada no sábado, dia 19 de março.

Artigo | 10 de Janeiro 2019

O caráter do novo governo não significa que tenha sido implantado no Brasil um ‘regime fascista’, mas evidencia que há tendências fortes nessa direção. Por Virgínia Fontes.

Artigos dossier | 22 de Dezembro 2018

Em 2018, a China reconfigurou o poder, reforçando significativamente a liderança de Xi Jinping. Simultaneamente, o “Império do Meio” vem definindo uma estratégia de expansão mundial e exemplificou a aplicação prática do seu poder com a repressão implacável em Xinjiang. Por Carlos Santos

Artigo | 12 de Dezembro 2018

Apesar da fragmentação e da pluralidade dos atores mobilizados pelo protesto dos “coletes amarelos”, é verdadeiramente notável sua unidade na ação. Como interpretar esse paradoxo? Por Ruy Braga

Artigos dossier | 2 de Dezembro 2018

O candidato que prometia "mudar tudo o que está aí" cede às barganhas fisiológicas dos partidos e entrega nacos do Estado a interesses corporativos. Artigo de Guilherme Boulos, dirigente do MTST e ex-candidato presidencial.

Artigo | 1 de Dezembro 2018

Os resultados das eleições de meio de mandato deveriam dissipar qualquer ilusão de que o trumpismo seria um pesadelo passageiro ou um acidente histórico. Nenhum Presidente norte-americano, nem Roosevelt, nem Nixon, jamais exerceu domínio tão incontestável sobre o seu partido. Por Mike Davis.

Artigo | 30 de Novembro 2018

Os perigos para a liberdade de expressão da Diretiva sobre Direitos de Autor no Mercado Digital começam agora a fazer-se sentir. Estava Wuant certo ao lançar o alarme no seu vídeo? O problema é, provavelmente, bastante mais grave. 

Artigo | 26 de Novembro 2018

O candidato que prometia "mudar tudo o que está aí" cede às barganhas fisiológicas dos partidos e entrega nacos do Estado a interesses corporativos. Artigo de Guilherme Boulos, dirigente do MTST e ex-candidato presidencial.

Páginas