Está aqui

Pesquisar

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

As forças armadas portuguesas fizeram em abril de 1974 o que as eleições fazem (ou podem fazer) nos regimes democráticos: o corte com uma solução inviável, demasiado custosa e que se tornara anacrónica. Por Carlos Matos Gomes.

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

O domínio “só se pode manter com uma repressão permanente e organizada da vida cultural desse povo [o povo dominado], não podendo garantir definitivamente a sua implantação a não ser pela liquidação física de parte significativa da população dominada”. Por Amílcar Cabral.

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

Oriundo dum país colonizado, participei desde jovem no combate contra o domínio colonial e pude assistir ao fim dessa dominação sobre a maior parte da Humanidade de então. Por Adolfo Maria.

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

Neste artigo, no qual reproduzimos, na íntegra, o documentário “Poeticamente Exausto, Verticalmente Só - A história de José Bação Leal”, um jovem e promissor poeta, falecido em Moçambique durante a guerra colonial, a realizadora, Luísa Marinho, explica o que a levou a desenvolver este projeto.

Artigos dossier | 13 de Outubro 2019

Guerra colonial, descolonização e retorno de África, uma herança que ainda aguarda por uma plena inscrição no discurso da história e da memória do Portugal contemporâneo. Por Elsa Peralta.

Artigo | 26 de Setembro 2019

Lúcia Moniz, Pilar del Río, Sérgio Godinho, Tiago Rodrigues, Fausto Bordalo Dias, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro e Cláudio Torres são algumas das personalidades que declaram o seu apoio à candidatura legislativa do Bloco. Para apoiar a candidatura deve enviar um email para fazacontecer2019@bloco.org

Artigo | 10 de Março 2019

Há mais de uma centena de razões para folhear a nossa revista. A revista Esquerda é feita de 148 páginas de crónicas, análises políticas, entrevistas, reportagens, fotografias, ilustrações, bandas desenhadas e contos. E há também uma cronologia dos 20 anos do Bloco para revisitarmos o passado.

Artigos dossier | 29 de Dezembro 2018

Militante comunista contra a ditadura, defendeu a renovação do PCP e encontrou no Bloco de Esquerda o espaço de intervenção capaz de mudar a política portuguesa. “Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante”, disse João Semedo na última grande entrevista que concedeu.

Artigos dossier | 17 de Julho 2018

O esquerda.net publica as notas de condolência e as reações à morte do antigo coordenador bloquista.

Artigos dossier | 21 de Abril 2018

"Convenhamos: o financiamento público da criação artística pode causar incómodos a muita gente e a muita coisa, mas não é seguramente às contas públicas". Artigo de Pedro Rodrigues. 

Event | 7 de Abril 2014

VIII Congresso Português de Sociologia sob o tema: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas (programa)
Mais informações.
Évora, Universidade de Évora.

Apresentação do livro: “Os Burgueses”, de Francisco Louçã, João Teixeira Lopes e Jorge Costa
Apresentação por José Manuel Sobral e Januário Torgal Ferreira. Ver evento no facebook.
Lisboa, Livraria Bertrand Chiado, 18h30.

Debate: “A Crise Europeia e a Ascensão das Extremas-Direitas”
Com Pedro Caldeira Rodrigues e Alfredo Barroso. Organização: Le Monde Diplomatique. Ver evento no facebook e mais informações.
Lisboa, no Fórum Fnac Colombo, 18h30.

Projeção de “Fighting for workers' power”, Por uma coroa sueca” e “Setubalense – um jornal em auto gestão”
De Newsreel Collectiv, Cinequipa e Amilcar Lyra, respetivamente. Inserido no programa especial 25 de abril da Cinemateca. Ver programa completo.
Lisboa, Cinemateca, sala Dr. Félix Ribeiro, 19h.

Projeção de “Casegas 1 – Profissão dos bêbados” e “Casegas 2 – Chorar o entrudo”, de Luís Galvão Teles
Inserido no programa especial 25 de abril da Cinemateca. Ver programa completo.
Lisboa, Cinemateca, sala Luís de Pina, 19h30.

Apresentação do livro: “A história do PCP”
Com João Madeira, historiador e autor do livro, Casimiro Simões, jornalista, e
Beatriz Martins, estudante de Jornalismo. Organização: Por Mão Própria. Ver cartaz.
Coimbra, Café Santa Cruz, 21h30.

Projeção de “A festa”, Portugal, e “Gente da Praia da Vieira”, de António Campos
Inserido no programa especial 25 de abril da Cinemateca. Ver programa completo.
Lisboa, Cinemateca, sala Luís de Pina, 22h.

Artigos dossier | 21 de Abril 2012

Mediante o espetro da “disciplina orçamental”, o governo tem promovido um verdadeiro ataque ao SNS. Se, por um lado, procede ao desmantelamento do SNS e entrega aos privados a exploração dos serviços públicos de saúde, por outro, nega o direito à saúde aumentando brutalmente as taxas moderadoras. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 24 de Fevereiro 2012

Gaibéus marcava o início do percurso de Alves Redol como escritor. No entanto, a sua publicação era, ao mesmo tempo, ponto de chegada e ponto de partida. Texto de João Madeira.

Artigo | 22 de Dezembro 2008

Sócrates com nariz de Pinóquio e Louçã Umas dão vontade de rir, outras de chorar. Outras lembram acontecimentos que a nossa memória já tinha deixado para trás, e outras ainda dão que pensar. Aqui fica uma compilação de frases que marcaram este ano de 2008, ilustradas com uma selecção (de nossa responsabilidade) de ilustrações do blog Wehavekaosinthegarden.