Está aqui

Pesquisar

Artigo | 7 de Outubro 2018

Neste artigo, faço uma antevisão das eleições gerais de amanhã, com destaque para o 1º turno da eleição presidencial, a mais dramática da 6ª República. Por Jorge Martins.

Artigos dossier | 17 de Julho 2018

O esquerda.net publica as notas de condolência e as reações à morte do antigo coordenador bloquista.

Artigo | 12 de Dezembro 2017

Segunda parte do artigo de Rômulo Góis sobre os movimentos da neodireita brasileira surgidos no pós-junho de 2013. Leia aqui a primeira parte.

Artigo | 7 de Maio 2017

O endividamento das classes populares faz parte do processo de acumulação primitiva que permitiu ao capitalismo impor-se como modo de produção dominante, primeiro na Europa e depois no resto do Mundo. Por Eric Toussaint. 

Artigo | 22 de Abril 2017

No próximo dia 23, terá lugar a 1ª volta das eleições presidenciais francesas. A França é, ainda, um dos países mais importantes da Europa e do mundo. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 20 de Março 2017

Numa nota ao jornal Público, o Bloco assinala que não aceita que as suas posições "para as quais Miguel Portas contribuiu (neste caso, de forma decisiva) sejam publicamente falseadas”. “Pedimos apenas um pouco mais de rigor. E, já agora, de pudor”, lê-se na missiva.

Artigo | 20 de Setembro 2016

O Bloco Açores estranha que só agora o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande se mostre disponível para “perceber a nova solução” alternativa à incineração em São Miguel proposta pela Quercus.

Artigo | 21 de Agosto 2016

A utilização da dívida como instrumento de dominação e de alienação da soberania de um Estado fica bem ilustrada na tratamento reservado à Tunísia pela França na segunda metade do século XIX. Por Eric Toussaint.

Artigo | 10 de Julho 2016

Começou a campanha internacional a favor do dissidente político que desconcerta os EUA. O seu confinamento revela: “democracias” ocidentais já não toleram jornalismo que revele segredos do poder. Por Ignácio Ramonet.

Artigo | 3 de Julho 2016

O esquerda.net tem sido sempre um portal de informação alternativa que procura desenvolver um olhar crítico sobre a realidade, um portal de causas, plural mas não neutral, atento e preocupado com os mais importantes debates de ideias do nosso tempo. Por Carlos Santos

Artigo | 31 de Maio 2016

Líder da Esquerda Unida dá por garantido ficar à frente dos socialistas e aponta o PP como inimigo: “Há possibilidades de sermos a primeira força”. Acusa quem diz que pretende diluir a IU no Podemos de “criar fantasmas para meter medo” e qualifica-os de “filhos do regime de 78”.

Artigo | 19 de Maio 2016

Tantos anos a assustar com os comunistas que nos tirariam as casas e, no final de contas, provou-se que foram os bancos privados, que nos roubaram a casa, o trabalho e o futuro das nossas famílias. Artigo de Alberto Garzón. 

Artigo | 28 de Abril 2016

Por ocasião do colóquio internacional sobre a obra de Nicos Poulantzas, a revista francesa Contretemps entrevistou aquele que foi, durante sete anos, o assistente de Poulantzas na Universidade de Paris 8 Vincennes: Michel Löwy. 

Artigos dossier | 9 de Abril 2016

Nos debates na Assembleia da República, o PS, PSD e CDS sempre contribuiram para inviabilizar as propostas do Bloco e PCP contra os offshores. O argumento em defesa do atual estado de coisas mantém-se inalterado: seria preciso que todos os países se juntassem para se poder acabar com estes centros de fraude financeira.

Artigo | 3 de Abril 2016

Conheça Laurinda, 26 anos, acusada de tramar uma rebelião contra o governo angolano por participar de um grupo de estudos de um livro. Esta foi a sua última entrevista como uma mulher livre, Laurinda entrou, com seus amigos rappers, em julgamento no Tribunal Provincial de Luanda, no dia da publicação (16 de novembro de 2015). Por Eliza Capai, Natalia Viana, apublica.org

Artigos dossier | 21 de Fevereiro 2016

Esta cronologia, preparada por Bruno Maia, João Carlos Louçã e Sérgio Vitorino, mostra as datas mais importantes para o movimento LGBTI em Portugal nos últimos 114 anos. Só em 1982 se dá a descriminalização da homossexualidade e é em 1999 que Lei das Uniões de Facto passa a aplicar-se também aos casais homossexuais, apesar de ainda carecer de regulamentação. Pelo meio, ficam inúmeras episódios de homofobia e discriminação, mas também a criação de movimentos que vieram dar visibilidade à luta LGBTI. 

Artigo | 6 de Fevereiro 2016

Dada a capitulação do governo grego em Julho de 2015 perante os credores e as instituições europeias, é necessário avançar na elaboração de um plano B. Por Eric Toussaint.

Artigo | 2 de Fevereiro 2016

The presidential election represented a defeat for the left, as Marcelo Rebelo de Sousa, TV’s most known commentator for the past ten years in the country, was elected President. The PS, divided in two faction candidates (pro-left and pro-right, that is, for and against the current PS Government, supported in Parliament by the left), summed up 27,8%. The PC’s backed candidate didn’t go beyond 3,95%, while the Left Bloc’s backed candidate, the MEP Marisa Matias, achieved a 10,1% result, coming up third and achieving it best presidential result ever. By João Camargo.

Artigo | 17 de Dezembro 2015

Antes de ser preso, o ativista luso-angolano Luaty Beirão deu uma entrevista onde, entre outros aspetos, considera que a democracia angolana é "imberbe" e precisa de tornar públicas as suas angústias sem medo da ira que possa provocar nos poderosos.

Artigo | 1 de Dezembro 2015

O rapper luso-angolano Luaty Beirão, um dos 17 arguidos que estão a ser julgados em Luanda, acusados de prepararem uma rebelião, foi ouvido esta terça-feira em tribunal. Em resposta ao coletivo de juízes, declarou-se como “pacifista” e garantiu que, na altura em que foi detido, estava apenas a fazer debates para "aprofundar a cidadania".

Páginas