Está aqui

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 7 de Maio 2020

Em Portugal, de há algumas dezenas de anos a esta parte, sobre o Trabalho e o Emprego, tem pairado um perverso “signo do D”: do desemprego à desregulamentação de direitos e desta à desregulação social, logo, à degradação das condições de trabalho.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de Abril 2020

Só podemos superar crises como esta pandemia com soluções coletivas, públicas e democráticas. Serviços públicos fortes, especialmente sistemas universais de saúde pública, são vitais e devem ser defendidos e fortalecidos, agora e no longo prazo.

Artigo | 13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 15 de julho]

Artigo | 6 de Dezembro 2017

Como a aposta dos sucessivos governos em atrair SSC e Call Centers tem degradado a qualidade do trabalho e fragilizado ainda mais quem trabalha. Artigo de Augusto Dias.

Artigo | 8 de Outubro 2016

A menos de dois meses do referendo transformado em plebiscito do governo Renzi, diversos protagonistas do enfrentamento político e social do outono ocupam as suas posições. Artigo de Franco Turigliatto.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de Maio 2014

Novas propostas de alteração ao Código do Trabalho serão discutidas, nesta terça-feira, na concertação social – CPCS. Em cima da mesa está o corte e a redução de direitos aos trabalhadores em matérias de negociação e contratação coletiva, sob o falso argumento de 'Dinamizar a contratação coletiva'.

Artigo | 9 de Março 2014

No dia da morte do Zé Pedro, republicamos este artigo de Fernando Ramalho.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de Janeiro 2013

Em Portugal respondemos criminalmente a partir dos 16 anos, podemos trabalhar, pagar impostos e descontar para a Segurança Social antes dos 18. Mas não podemos escolher as políticas que decidem o que nos afeta no dia-a-dia.

Artigo | 15 de Fevereiro 2012

Quem é Poul Thomsen, o representante do FMI na troika que se tem destacado pelas suas afirmações bombásticas, sempre afinadas por uma norma: reduzir os salários? É vice diretor do departamento europeu do FMI, há mais de 20 anos responsável por programas para a Europa de Leste. Ganha mais de 50 salários mínimos portugueses e vive numa mansão em Washington.