Está aqui

Pesquisar

Artigo | 23 de Agosto 2023

A 23 de agosto assinala-se o Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição, promovido pela Unesco, que evoca a revolução dos escravos de São Domingos. Nesta data, o Esquerda.net republica o artigo de Mariana Carneiro sobre o nascimento da primeira República Negra da História da humanidade.

Artigo | 7 de Agosto 2022

A conceção liberal de refugiado tem um efeito prático inegável: segrega. Deixa poucos direitos aos refugiados e nenhuns aos migrantes económicos. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 13 de Julho 2022

Criada em 11 de fevereiro de 1961 em Madrid, na Espanha franquista, a OAS constituiu o braço armado clandestino e sanguinário dos ultras da "Argélia Francesa". Alguns dos seus membros estabeleceram-se em Portugal durante o Estado Novo e tornaram-se pontas de lança da política colonial portuguesa. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 11 de Julho 2022

A crise de que padecemos não é uma crise migratória, mas sim uma crise de fronteiras e de direitos. O massacre de Melilla, com mais de trinta imigrantes mortos, e aqueles que o antecederam, são consequência de um projeto político sanguinário: a Europa Fortaleza. Por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 22 de Fevereiro 2022

O Esquerda.net falou com Timóteo Macedo, fundador e presidente da Solidariedade Imigrante-Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes, sobre as principais conquistas da luta pelos direitos dos imigrantes e o caminho que ainda é preciso fazer. Por Mariana Carneiro.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de Junho 2021

A melhor forma de evocar o meu pai e de lidar com os meus estilhaços, é combater uma das mais flagrantes heranças coloniais: o racismo estrutural. E é desconstruir a narrativa da extrema-direita em todos os espaços da nossa vida. Esta é a urgência a que eu devo, a que devemos saber responder.

Artigos dossier | 23 de Fevereiro 2014

As novas regras para reforçar a supervisão dos orçamentos nacionais, também conhecidas por "Two Pack", preveem que os Estados-Membros tenham de sujeitar os seus planos orçamentais, planos nacionais de emissão de dívida, e programas de investimento à aprovação da Comissão Europeia.