Está aqui

Pesquisar

Artigos dossier | 25 de Setembro 2008

A Bolívia viveu recentemente momentos dramáticos, quando os governadores de departamentos que pretendem impor o separatismo levaram o país à beira da guerra civil. No dossier desta semana, o Esquerda apresenta um conjunto de textos para compreender melhor as origens da crise e quem está por trás do separatismo que pretende derrubar o presidente Evo Morales e dividir o país.

Artigos dossier | 24 de Setembro 2008

A cronologia dos últimos cinco anos de história da Bolívia mostra as constantes convulsões que abalaram o país andino.

Artigos dossier | 24 de Setembro 2008

Na segunda-feira 15 de Setembro, presidentes da Unasul (União das Nações da América do Sul), que agrupa 12 países da América do Sul, reuniram-se em Santiago, no Chile, para discutir a crise boliviana, e deram o seu apoio ao governo de Evo Morales.

Artigos dossier | 24 de Setembro 2008

A Central Obrera Boliviana (COB) não augura nada de bom no diálogo em curso entre o governo indígena-camponês e a oligarquia separatista. O presidente convida os prefeitos (governadores) a chegar a um grande acordo nacional em quatro ou cinco dias.

Artigos dossier | 23 de Setembro 2008

Nomes, negócios, objectivos, armas e apoio dos grupos que conspiram para derrubar o "índio presidente" e que já controlam metade da Bolívia.

Artigos dossier | 18 de Setembro 2008

Um grupo de intelectuais, activistas e lideranças de movimentos sociais e políticos de vários países divulgaram um manifesto em defesa do presidente da Bolívia, Evo Morales, e em repúdio às agressões fascistas contra a democracia.

Artigos dossier | 18 de Setembro 2008

Os conflitos que a Bolívia enfrenta hoje são uma nova etapa de uma antiga guerra. A história do país é uma história de massacres de indígenas, camponeses e trabalhadores, desde os tempos coloniais até hoje. A diferença, hoje, é que a oligarquia boliviana está a ser governada por um "índio", algo inaceitável para ela.

Artigos dossier | 18 de Setembro 2008

A cada dia, o sonho americano de balcanizar a América do Sul vai-se tornando pesadelo, pois o continente é um exemplo mundial de convívio respeitoso e de amadurecimento nas relações. Não existe unilateralismo no continente. A estratégia da oligarquia petro-militar dos EUA de dividir o continente mais viável do mundo será mais uma vez derrotada.

Artigos dossier | 15 de Setembro 2008

Membros da União juvenil crucenhista, que se tem destacado nos massacres de apoiantes de Evo MoralesPara o sociólogo Eduardo Paz Rada, a elite do oriente, apoiada pela embaixada dos EUA e contando com grupos armados contratados por latifundiários bolivianos, brasileiros e norte-americanos, está a agir para promover a divisão do país.

Artigos dossier | 15 de Setembro 2008

Para os autores do livro "Los Barones del Oriente. El Poder en Santa Cruz Ayer y Hoy", a elite crucenha mantém o seu poder através de uma lógica económica anti-nacional e baseada no latifúndio e num capitalismo colonial, que tolera o trabalho servil.

Artigos dossier | 13 de Setembro 2008

Deputados bolivianos divulgaram um documento denunciando as articulações promovidas pelo embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, contra o governo de Evo Morales. Considerado um especialista em conflitos separatistas, Goldberg foi enviado a La Paz depois de chefiar a missão dos EUA no Kosovo, onde trabalhou para consolidar a separação e a independência dessa região, depois da Guerra dos Balcãs.