Artigos dossier | 1 de Outubro 2006

Os ministros do Interior de oito países do sul da União Europeia – Portugal, França, Espanha, Itália, Portugal, Grécia, Malta, Chipre e Eslovénia – participaram, no dia 29 de Setembro, numa reunião sobre o controle da imigração clandestina.
Os ministros elaboraram um projecto de “modelo de gestão da imigração nas fronteiras marítimas sul da UE”, que será submetido à próxima cimeira informal de 20 Outubro na Finlândia. Propõe-se criar uma rede europeia de patrulhas costeiras, agindo “mais perto das costas africanas”.

Artigos dossier | 1 de Outubro 2006

Líderes religiosos do Senegal abençoam os menores que são enviados em pequenas embarcações até às Canárias. Os seus pais enviam-nos pelo mar, com a esperança que sobrevivam aos perigos, para que tenham uma vida melhor e enviem dinheiro para as famílias.

Artigos dossier | 1 de Outubro 2006

O escritor mexicano Guillermo Arriaga é um dos guionistas de cinema mais premiados do mundo, autor de filmes como "21 Gramas", "Amores Perros" e "Três Enterros". Os dois últimos têm a realidade mexicana como tema, as tensões na gigantesca Cidade do México e os dramas da vida na fronteira entre seu país e os EUA. Todos os anos há centenas de milhar de mexicanos e outros sul americanos que tentam cruzar uma fronteira militarizada, com centenas de quilómetros de muros e arame farpado, para entrar nos Estados Unidos da América.

Artigos dossier | 30 de Setembro 2006

No Fórum Social Europeu de Atenas, a assembleia dos movimentos sociais decidiu mobilizar para um dia de acção global contra a Europa Fortaleza, para o próximo dia 7 de Outubro. Todos os anos, centenas de milhar de imigrantes clandestinos fogem das guerras e das misérias e tentam atingir o continente europeu. Este drama humano expressa-se tragicamente com as dezenas de milhar de pessoas mortas que ficam pelos caminho.

Artigos dossier | 30 de Setembro 2006

Os Minutemen são uma milícia de extrema-direita e que considera os imigrantes potenciais terroristas. Fundados recentemente, eles colocam-se na fronteira dos Estados Unidos com o México para caçar imigrantes.