Está aqui

Opinião

21 Setembro, 2023

Na sua formulação mais abrangente, a teoria da(s) “luta(s) de classes“ configura uma teoria geral do conflito social pelo reconhecimento, isto é, pela abolição da exploração e exclusão que humilham e esmagam a dignidade humana.

21 Setembro, 2023

Damos o espaço público como garantido, e, por isso, não o reivindicamos, até nos darmos conta que este começa a desaparecer enquanto espaço de mobilidade e partilha entre os corpos que nele habitam (ou querem habitar).

20 Setembro, 2023

Opor tenazmente à “cultura neoliberal” uma cultura democrática, solidária consequente e verdadeiramente socialista, mobilizar contra a barbárie, deverá ser a proposta da Esquerda.

20 Setembro, 2023

Está na hora de se reconhecer as pessoas com deficiência (desde logo, mental e intelectual) como cidadãos de pleno direito e não meros detentores de uma qualquer ‘cidadania truncada’... Trata-se de uma exigência do mais elementar humanismo e dos mais básicos imperativos de justiça.

19 Setembro, 2023

A propina não acabou e o problema não está resolvido. O que o PS arranjou para preencher a sua quota de preocupação estudantil deste ano foi um mecanismo que devolve a longo prazo o valor pago da propina pelos estudantes, assim que estes entrem no mercado de trabalho. É, sem dúvida, uma armadilha.

19 Setembro, 2023

A situação em França tem um aspeto pouco sublinhado entre nós, porque é excecional na União Europeia e incómodo para ela. O crescendo de lutas fez aumentar o número de sindicalizados e remeteu o Partido Socialista local à insignificância. O país tem hoje a esquerda mais forte da Europa.

19 Setembro, 2023

O pesadelo de saber tudo sobre toda a gente é um grande objetivo comercial e é de lembrar 
que esta é uma realidade que a história do capitalismo moderno nunca conhecera até hoje.

17 Setembro, 2023

Com o extremar das ideologias a que assistimos, uma das que mais beneficia desse processo é a do machismo e da hegemonia patriarcal, que quase sempre tudo controlou e que agora quer ainda mais controlar.

17 Setembro, 2023

Tentar expandir horizontes, para compreender o mundo que nos rodeia e o nosso papel nele. Estes projetos têm em comum quatro aspetos: quererem aumentar a participação cívica, o debate e ação; serem um grupo informal de jovens e alicerçarem-se digitalmente.

15 Setembro, 2023

Um motorista que dorme na bagageira do carro porque não tem dinheiro para um quarto não é sinal de progresso, é a prova da barbárie. E a economia de plataformas é responsável por terem criado o contexto em que tal se tornou possível.

Páginas