"Queremos acolher já!": Milhares exigem a Rajoy mais acolhimento de refugiados

Espanha apenas acolheu 7% do número de refugiados que o país se comprometeu até setembro. Este sábado houve manifestação em Madrid, convocada por mais de cem organizações.
Manifestação deste sábado em Madrid. Foto CEAR/Twitter

“Chega de desculpas, Queremos acolher já” foi o lema da manifestação que juntou este sábado milhares de pessoas em Madrid, respondendo ao apelo de mais de cem organizações e plataformas cidadãs, mas também das centrais sindicais e dos principais partidos, à exceção do PP e Ciudadanos. Os manifestantes querem que o governo cumpra a meta a que se comprometeu de acolher 17 mil refugiados até setembro.

“Há milhares de pessoas presas nas fronteiras”, afirmou à agência Efe Cristina Sirur, porta-voz da manifestação. Recusando uma Europa-Fortaleza que barra a entrada dos refugiados que fogem à guerra e à morte, a ativista afirmou que o número de refugiados que o governo se comprometeu a acolher “não é escandaloso e só cumpriu 7%”.

Segundo o manifesto da convocatória, apenas foram transferidas 1304 pessoas para Espanha a partir da Itália, Grécia, Turquia e Líbano. Os manifestantes querem também justiça nos processos de atribuição de asilo, proteção urgente às mulheres e meninas em risco se sofrer violência, bem como aos menores que viajam sozinhos.

Termos relacionados Internacional