Está aqui

“É preciso travar a compulsão dos governos para pôr à venda tudo que é património comum”

9 horas 15 minutos atrás

Mariana Mortágua Mortágua participou no périplo “Travar o assalto, salvar o Litoral Alentejano” no qual se exigiu a inclusão no passe da travessia Setúbal-Troia e se denunciou a construção de grandes complexos turísticos na costa em zonas de biodiversidade sensível ao abrigo do sistema PIN o que o Bloco quer travar.

O artificial torna-nos menos inteligentes

A imersão na colmeia digital já conseguiu resultados potentes. A vida virtual é uma ansiedade, altera-nos a noção de tempo, promove a multiplicidade de tarefas.

Dia Nacional da Catalunha de 2023. Foto da Assemblea Nacional Catalana.
Internacional

Apontamentos para o debate sobre a Amnistia e a Autodeterminação da Catalunha

51 minutos atrás

Agora, a batalha imediata é por uma lei de amnistia para o conjunto das pessoas que sofreram represálias por causa do procés e do seu exercício de direitos fundamentais. Esta é uma batalha que se pode ganhar porque há uma maioria parlamentar possível para a aprovar. Por Jaime Pastor.

António Brito Guterres
Sociedade

“Estamos muito longe de cumprir o direito à habitação”

2 horas atrás

Em entrevista para o Esquerda.net, o ativista, assistente social e investigador em estudos urbanos António Brito Guterres falou sobre a transversalidade da crise da habitação, as suas causas e consequências, e as medidas que a poderiam resolver, já aplicadas noutros países europeus.

Internacional

França: milhares nas ruas contra a violência policial

3 horas atrás

Perto de duas centenas de sindicatos, partidos e movimentos sociais convocaram as manifestações que decorreram em mais de cem cidades francesas “contra a violência policial, as liberdades civis e o racismo sistémico”.

Arruada no Funchal no encerramento da campanha do Bloco de Esquerda às eleições regionais. Foto de PAULO NOVAIS/LUSA.
Política

"Para o PSD/Madeira, o sucesso é a especulação imobiliária”

22 de Setembro 2023

No comício de encerramento da campanha para as eleições regionais do próximo domingo, Roberto Almada apelou ao voto no Bloco como a alternativa para haver uma oposição forte que defende quem trabalha e quem quer ter uma casa para viver na Madeira.

Opiniões

Dormir numa bagageira

O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador.

Madeira: entre o "sucesso" e a pobreza

Quase 50 anos de governação do PSD Madeira impuseram um regime de compadrio e uma economia da desigualdade. O Bloco de Esquerda está neste combate eleitoral para acertar as contas e exigir justiça e respeito por quem trabalha.

Dois modelos em confronto

Na sua formulação mais abrangente, a teoria da(s) “luta(s) de classes“ configura uma teoria geral do conflito social pelo reconhecimento, isto é, pela abolição da exploração e exclusão que humilham e esmagam a dignidade humana.

Os Cantos da Casa

Águas passadas que movem moínhos - Retrospectiva de 1988 - 1ª parte

23 Setembro

Águas Passadas Que Movem Moinhos”

Retrospectiva de 1988.

Ban, GNR, Mão Morta, Mler If Dada, etc

Edição nº 405, de 23 de setembro de 2023

Quatro e Vinte

Socialistas europeus querem apanhar comboio da canábis legal

20 Setembro

Depois da Alemanha acender a luz verde, dirigentes socialistas portugueses e belgas aproveitam a rentrée para colocar a canábis na agenda política. Ouça estas e outras notícias na nova temporada do podcast Quatro e Vinte.

Alta Voz

Para abater o fascismo

19 Setembro

50 anos depois, o coronel da Força Aérea reformado, Luís Alves de Fraga, conta a história do início do Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura salazarista. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Lucros e estagnação no capitalismo contemporâneo

18 Setembro

Sessão realizada no Fórum Socialismo 2023 com Alexandre Abreu.

Mariana Mortágua com Roberto Almada e Dina Letra na Madeira.
Política

Madeira: “Miguel Albuquerque é o promotor imobiliário para estrangeiros ricos”

16 de Setembro 2023

Mariana Mortágua participou este sábado num almoço comício do Bloco na Madeira com Roberto Almada e Dina Letra. Cabeça de lista bloquista às regionais, Roberto Almada, afirmou que “falta vontade política e vergonha na cara para uma região mais justa”.

Sociedade

Casa para Viver: “Porto é uma cidade para servir ao investidor estrangeiro”

15 de Setembro 2023

A ativista pelo direito à habitação Patrícia Felício afirma que o Porto está montado de acordo com os planos de Rui Moreira, que passam pela expulsão dos moradores para responder à especulação imobiliária e pressão turística. Manifestação Casa para Viver, de 30 de setembro, tem início na Batalha, às 15h.

Dossier

No dia 11 de setembro assinala-se o cinquentenário do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende e abriu caminho a 17 anos de ditadura violenta de Pinochet, alimentada pela cartilha económica neoliberal. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Agenda

23 Setembro

Bloco de Esquerda promove um périplo pela zona, seguido de almoço em Melides e uma sessão pública. Programa e inscrições aqui.
Setúbal, Travessia para Tróia a partir do Jardim da Beira Mar, Setúbal, 9h45.
 

Ver cartaz.
Lisboa, Hotel Mundial, Largo Martim Moniz Lisboa, 10h30-18h.

Um passeio de portas abertas entre a sombra dos carvalhos e o canto do Guarda-rios. Por Boris dos Bosques. Mais informação.
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 15h30.

Exposição de pintura e desenho de Mário Dionísio, mostrando o seu percurso dos anos 40 aos anos 90. Para ver até 25 de setembro de 2023.
Lisboa, Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, Horário: Segunda-Feira – das 15h às 20h; Quinta-feira – das 15h às 20h; Sexta-Feira – das 15h às 20h; Sábado e Domingo – das 11h às 18h.

As 56 fotos aqui reunidas, algumas inéditas, outras publicadas em Itália em catálogos fotográficos na década de 1970 ou em revistas e jornais europeus da época, constituem apenas uma amostra do vasto acervo de imagens de Uliano Lucas sobre este assunto.
Lisboa, Piso 4 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade Rua de Augusto Rosa, 42.

Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, Ana Hatherly contrariou as recomendações para que “os habitantes de Lisboa se conservassem nas suas casas” e, como tantas pessoas, saiu à rua e fotografou o pulsar, a surpresa, a alegria, a celebração da liberdade. Parceria: Museu do Aljube Resistência e Liberdade / Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico.
Lisboa, Piso 0 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade Rua de Augusto Rosa, 42.

Subscrever Newsletter