Está aqui

Parlamentares escrevem carta aberta solidária com democratas do Brasil

25 de Setembro 2022

Leia aqui a carta subscrita por 24 deputados e deputadas do Parlamento português a exprimir preocupação pelas "ameaças sistemáticas às instituições democráticas" brasileiras por parte de Jair Bolsonaro.

Flores: a rejeitada pelo Governo

Num conjunto de perguntas, colocadas ao Governo Regional foi notório o embaraço do Subsecretário Regional da Presidência face às minhas questões colocadas acerca de um investimento muito importante para as Flores e para os Açores.

Sociedade

Disponibilização gratuita de contracetivos está em risco

12 minutos atrás

As zonas de Lisboa e Vale do Tejo estão a ser mais afetadas nos casos das pílulas de amamentação e DIU. Subida do preço dos produtos poderá estar na origem da quebra de stocks. Bloco de Esquerda vai questionar o Governo sobre esta situação. 

Cultura

20 anos depois, "The Wire" ainda é uma crítica cortante ao capitalismo dos EUA

1 hora atrás

Em Junho assinalou-se o 20º aniversário da estreia da série televisiva The Wire. Duas décadas depois, ainda é um dos grandes programas de televisão deste século e uma das críticas sociais mais radicais. Por Helena Sheehan e Sheamus Sweeney.

Cultura

MICAR regressa ao Porto de 7 a 9 de outubro

5 horas atrás

Durante três dias, o Teatro Municipal Rivoli, no Porto, vai acolher a Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. Do programa constam a exibição de obras cinematográficas, debates e sessões destinadas ao público mais jovem, bem como uma exposição de André Carrilho.

Internacional

Itália: Aliança com extrema-direita obtém maioria absoluta

25 de Setembro 2022

A Itália terá o governo mais à direita desde a II Guerra, com uma maioria de 44% nas eleições para o Senado e Câmara dos Deputados. A extrema-direita de Giorgia Meloni surge na primeira posição e a larga distância de Salvini e Berlusconi.

Opiniões

Lucros caídos do céu

Estas grandes empresas que estão a lucrar com a crise distribuem dividendos aos seus iluminados acionistas; apesar da economia estar a contrair, queixam-se que já contribuem demasiado para a sociedade enquanto transferem os seus extraordinários rendimentos para offshores.

Abriu a época do dramalhão

Desde que a atual maioria de direita governa os Açores que, com o aproximar da época do debate e aprovação do plano e orçamento, os partidos que apoiam o governo acotovelam-se para ver quem é que assusta mais o governo, fingindo que estará em risco a aprovação do orçamento.

Lugar de fala e tomar partido

Quão positivo é para a história (e autoconsciência) da classe trabalhadora que pensadores e ativistas negros tenham contribuído para o estudo da branquitude? O capitalismo imperialista, patriarcal e racista é que nos quer divididos.

Mais Esquerda

Somos o que comemos? Segurança e soberania alimentar

25 Setembro

Sessão realizada no Fórum Socialismo 2022 com Susana Brissos e Rita Calvário.

Quatro e Vinte

Canábis legal não passa nos testes de qualidade em Basileia

20 Setembro

O arranque do projeto piloto que avaliará o impacto da legalização da canábis na cidade suíça foi adiado porque as análises encontraram vestígios de pesticidas. Esta e outras notícias para ouvir no regresso do podcast Quatro e Vinte.

Internacional

Itália: Contexto e protagonistas das eleições de setembro

28 de Agosto 2022

Neste artigo, Fabrizio Burattini analisa o contexto da atual crise política italiana, a crise social e económica em que o país vive mergulhado, e as escolhas eleitorais que se apresentam às eleições de 25 de setembro.

Os Cantos da Casa

Emmy Curl n' Os Cantos da Casa

18 Setembro

Emmy Curl ― 15 years, 2022.

Carlos do Carmo ― Obrigado! (ao vivo), 2021.

Sérgio Godinho ― Na vida real, 1986.

Fernando Lopes-Graça ― Melodias rústicas portuguesas, 2022.

Viela dos Abraços ― Delicadeza, 2020.

Edição nº 379, de 17 de setembro de 2022

Internacional

Isabel II, ou a arte de encenar o consenso

10 de Setembro 2022

Se os lutos e exéquias se tornaram ocasião habitual para o branqueamento da História, é justamente nesse momento que faz falta alertar o público condoído. Artigo de António Louçã.

Alta Voz

23 de julho de 1993: Massacre da Candelária e a impunidade policial que grassa no Brasil

7 Setembro

Há 29 anos um grupo de polícias militares assassinou oito crianças e jovens, pobres e racializados, que dormiam na rua junto à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Mariana Carneiro conta essa história e mostra como os massacres e a impunidade policial são uma realidade cada vez mais gritante no Brasil.

A Constituição de 1822 cria a escola pública para rapazes e raparigas em todos os lugares

parlamentos

Intervenção de Joana Mortágua (ler aqui) na sessão comemorativa do Bicentenário da primeira Constituição Portuguesa que, embora de existência fugaz, teve um enorme valor político, jurídico e histórico. No seu impulso inicial, não concluiu sequer um ano de vigência, mas permaneceu como o princípio do fim do Antigo Regime.

Agenda

26 Setembro

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria do Núcleo de Programação do Museu da Cidade com Helena Carvalhão Buescu. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, segunda 14h—18h, terça a sábado 10h—18h.

Organizada pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade, a partir da obra de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Mais informações
Póvoa de Varzim, Rua da Junqueira 25, 10h-13 e 14h30-18h30

Mais informações
Vila do Conde, Solar, segunda a sábado 14h00-18h30

Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 15h-20h

Integrado no ciclo "Carta branca a João Botelho". Mais informações
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 15h30.

Com Daniela Ferrández Pérez. No âmbito do Projeto "Remember - Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)." Mais informações
Coimbra, Sala 2 no CES da Alta, 16h00

No âmbito do ciclo de cinema "Entre párias e putas..." Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 21h30

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução.