A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Neste dossier, divulgamos artigos de análise aprofundada das crises com que a humanidade está confrontada, de discussão de propostas e alternativas, de reflexões sobre as mobilizações sociais contra a opressão e de combate ao neoliberalismo e às propostas da extrema-direita. Trata-se de uma seleção de textos publicados no esquerda.net nas últimas semanas, aos quais juntámos e continuaremos a juntar novos artigos em atualizações regulares.

Ler Mais

Brasil: um país sem rumo em plena catástrofe sanitária

1 hour 5 min ago

Vídeo de reunião ministerial comprova o descaso do governo com o combate à pandemia, que na altura já vitimara 165 pessoas (hoje são 22 mil mortes). Mas para o inquérito que avalia se houve interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal, gravação não exibiu dados novos. Por Luis Leiria.

Intermitência e a miséria na cultura

A partir de 1 de junho, dizem as notícias, os aviões já poderão voar cheios. “E os teatros, senhores?! Não conheço melhor espaço para voar do que os teatros...”, perguntava António Capelo, ironicamente, nas redes sociais.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de May

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

O Ministério Público garante que houve conluio entre o antigo autarca de Trancoso Júlio Sarmento e o presidente da MRG – Engineering & Solutions, Fernando Gouveia
Sociedade

PPP vale acusação de corrupção a ex-autarca de Trancoso

24 de May

Júlio Sarmento, ex-presidente da Câmara de Trancoso e histórico do PSD, é acusado de 8 crimes. Em causa está uma parceria-público privada levada a cabo por uma empresa municipal de Trancoso e terá rendido 92% de lucro à construtora MRG. Publicado em Interior do Avesso

"A gente aqui é Central Única das Favelas, lutamos para que as favelas acabem, sejam extintas, virem peça de museu. Mas, enquanto as favelas não acabam, nós estamos lutando para que elas sejam um lugar melhor para se viver", afirma Preto Zezé - foto CUFA
Internacional

Brasil: A covid na favela e a emergência de uma outra agenda política

24 de May

Entrevista especial com Preto Zezé, articulador da Central Única das Favelas (Cufa), que destaca que é preciso agir já, agora e para quem tem fome. A crise gerada pela pandemia é real e o atendimento não pode se arrastar na habitual morosidade estatal.

Pormenor de um avião da Lufthansa. Foto de dtrzolek/Flickr.
Internacional

Governo alemão propõe nacionalizar 25% da Lufthansa

24 de May

A medida será uma das contrapartidas propostas no pacote de apoio à empresa. Merkel quer ainda proibir distribuição de dividendos e limitar salários das chefias. Em marcha está já um plano para despedir dez mil trabalhadores.

Opiniões

Patentear o Sol

De mãos dadas com o novo normal, há esse velho normal da desigualdade. E é nesse velho normal que se está a disputar o que vai ser a vacina contra a Covid-19.

A autarquia não pode deixar ninguém cair

O que vem aí não será bonito e precisamos de garantir que a Câmara responde onde o Estado central não está a responder. Ninguém pode cair na rua e a fome não pode regressar a Lisboa. Está nas nossas mãos.

André Ventura e as seitas evangélicas

Será possível que André Ventura e o Chega tenham sido financiados pelo movimento evangélico neopentecostal? Se isso aconteceu é gravíssimo, além de ilegal.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 May

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Alta Voz

O vírus e o relógio. Mapa do pensamento face à pandemia

19 May

O que têm dito alguns dos mais conhecidos pensadores mundiais sobre o momento excecional que vivemos? É o que nos mostra Clara Ramas neste artigo lido por Carlos Carujo.

Para entender a ascensão de Bolsonaro à Presidência, o historiador Daniel Aarão Reis destaca três dimensões: as tradições estruturais do autoritarismo no Brasil, a longa conjuntura (a partir do processo de redemocratização até 2018) e a conjuntura curta (a eleição presidencial propriamente)
Internacional

“As milícias bolsonaristas não vão aceitar a derrota e as esquerdas precisam se precaver”

16 de May

“Todo mundo fala em derrubar o Bolsonaro, mas para fazer o quê exatamente? Para voltar o lulismo?” questiona também o historiador brasileiro Daniel Aarão Reis, em entrevista a Laércio Portela. E aponta: “As forças democráticas têm que apresentar um programa que seduza a população”.

Mais Esquerda

Ao encontro: Como podem as autarquias responder à crise?

15 May

Ouve aqui o debate "Como podem as autarquias responder à crise?" com José Maria Cardoso, presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território da Assembleia da República, Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Torres Novas e Ricardo Moreira, deputado do Bloco na Assembleia Municipal de Lisboa. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de March

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de May

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Dossier

Transformar é a palavra de ordem para os temas deste dossier: Democratização do governo das instituições de Ensino Superior, combate à precariedade laboral, a luta anti-propinas, por mais financiamento público e uma Ação Social que não deixe ninguém de fora.  E a centralidade do conhecimento científico para enfrentar a crise que vivemos. Dossier organizado por Luís Monteiro.

Ler mais

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter