Catarina defende justiça climática contra direita que quer voltar a liberalizar eucaliptos

10 hours 4 min ago

A coordenadora do Bloco defendeu em Setúbal que a resposta à emergência climática passa por reduzir as emissões poluentes, por profissionalizar a segurança das populações e dar meios aos bombeiros. “Estender a área de eucalipto, como quer o PSD, é absolutamente irresponsável”, frisou.

O reforço do Bloco vai derrotar André Ventura

visto na net

Não aceitamos um país do ódio, da gritaria, da exclusão, um país que se auto-destrói. Não aceitamos que ninguém insulte famílias ou comunidades pela sua cor da pele, o preconceito só destrói o país.

Foto de Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Facebook
Sociedade

Setor da Conservação da Natureza divulga carta aberta a exigir melhores condições de trabalho

33 min ago

Na carta, divulgada pelo Sindicato Nacional da Proteção Civil, o setor propõe “capacitar os seus trabalhadores com políticas que fomentem a valorização e dignificação profissional, apostando na revisão, na integração e na criação de Carreiras e Estatuto Profissional.” Por Interior do Avesso.

Apanha de azeitona num olival em Moura – Foto de Nuno Veiga/Lusa (arquivo)
Sociedade

Tribunal condena empresa de trabalho temporário a pagar subsídios a trabalhador precário

4 hours ago

Tribunal da Relação de Évora decidiu que um trabalhador agrícola precário tinha direito a subsídios. O trabalhador não tinha contrato escrito mas trabalhava há oito anos para a mesma empresa. Sentença pode influenciar outros processos.

Mercado de carbono. Ilustração de Corporación Ruta N.
Ambiente

Especulação no mercado europeu de carbono: licença para contaminar e subir a fatura da luz

5 hours ago

Licença para contaminar. Esta é a lógica que rege o mercado europeu de carbono, criado supostamente para levar à transição para energias mais “verdes”. Com o CO2 convertido num produto financeiro, a sua especulação está diretamente relacionada com a escalada do preço da luz. Por Fátima Martín.

Artigos dossier

"O capitalismo privatiza a vida e socializa a morte"

9 de January

As trabalhadoras da reprodução social são as mais mal pagas, são as primeiras a serem despedidas, enfrentam constantemente o assédio sexual e, muitas vezes, violências diretas. Entrevista com Tithi Bhattacharya, traduzida por Andrea Peniche.

Opiniões

Setúbal: por um distrito com mais saúde

A saúde tem sido negligenciada pelos sucessivos governos PS/PSD, onde o distrito de Setúbal não foi exceção. Durante décadas, as populações da Península de Setúbal estiverem dependentes da oferta existente no concelho de Lisboa.

Lutar na lama sem ir ao tapete

Porque há vida para além dos debates, António Ramalho continua a ser o presidente executivo do Novo Banco, mesmo quando o BCE investiga a relação entre ambos.

Sem pão não haverá paz

A política de aumento de pensões não tira da pobreza os mais pobres e, ano após ano, degrada progressivamente o poder de compra de sectores com rendimentos intermédios.

Convocar a História

Assalto ao Quartel de Beja

19 January

Na noite e madrugada do dia 31 de dezembro de 1961, um pequeno grupo de oficiais, onde avultava a figura do capitão Varela Gomes, deu oportunidade ao assalto de cerca de cinco dezenas de civis ao Quartel do Regimento de Infantaria 3, em Beja. Sob a inspiração de Humberto Delgado (que entra clandestinamente no país para comandar revolta), Manuel Serra conduz os planos do Assalto, que se frustra nos primeiros momentos da eclosão. Conversa com Raul Zagalo, conduzida por Luís Farinha e Fernando Rosas. 

Alta Voz

Amílcar Cabral propõe negociações, Salazar opta pela guerra

18 January

Há 60 anos, o líder do PAIGC propunha negociar uma via pacífica para a autodeterminação e independência da Guiné e Cabo Verde. Contrariando a tendência dos processos de descolonização do resto da Europa, o ditador português manteve a intransigência. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Pensar uma Educação Emancipatória

16 January

Sessão com Maria José Araújo e Hugo Monteiro subordinada ao tema "Pensar uma Educação Emancipatória", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Os Cantos da Casa

Rita Redshoes n'Os Cantos da Casa

8 January

Joana Amendoeira ― Na volta da maré, 2021.

Rita Redshoes ― Lado bom, 2021.

Vitorino ― Sul, 1985.

Ben ― Primavera, 2020.

Kumpania Algazarra ― Live, 2020.

Edição nº 361, de 8 de janeiro de 2022

Sociedade

Voto antecipado: Quais são as regras?

5 de January

Os cidadãos que estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia 30 de janeiro de 2022, podem votar antecipadamente desde que cumpram certos requisitos.

Imagem do filme Dont Look Up.
Cultura

“Don’t Look Up”: Ver a Netflix à espera do fim do mundo?

9 de January

A imagem do fim do mundo retratada neste filme descreve um processo inelutável sem dar lugar a nenhuma esperança. Nas nossas sociedades, passámos da negação da catástrofe à aceitação total sem mudar a nossa forma de pensar. Por Anne-Lise Melquiond.

Quatro e Vinte

Parlamento francês debate legalização da canábis no dia 13

4 January

A proposta conta com a oposição de boa parte da bancada do partido de Macron. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

 

Dossier

Cuidar. De crianças. De idosos. De pessoas doentes. De pessoas com diversidade funcional. Cuidar dos outros. Cuidar de quem precisa tem sido uma função quase exclusivamente feminina, assegurada sem reconhecimento social e sem pagamento. Não tem que ser assim. E não deve ser assim. Cuidar de quem precisa pode e deve ser um serviço público, um Serviço Nacional de Cuidados. 

Ler mais
Política

Fact check do debate António Costa - Catarina Martins

12 de January

No debate mais aguardado da pré-campanha, houve troca de acusações. Mas correspondem à verdade? Vamos aos factos.

Agenda

19 January

Mais informações
Guarda, Museu da Guarda, 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Fotografias de Egídio Santos, Duarte Belo, Jaime António e Virgílio Ferreira. Mais informações
Peso da Régua, Museu do Douro, 09h00 às 17h30

Mais informações
Évora, Colégio do Espírito Santo, 09h30 às 17h30

Fotografias de Valter Vinagre. Mais informações
Lisboa, arquivo municipal na Rua da Palma 246, das 10h00 às 18h00

Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74). Curadoras: Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. Mais informação
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00

Organizado pela Transform! Europe, Empregos pelo Clima e Global Climate Jobs. Mais informações
Lisboa, Casa da Imprensa, 10h30

Mais informações
Lisboa, Edifício II do ISCTE, 09h00 às 18h00

De Manuel Santos Maia e curadoria de João Terras. Mais informações
Porto, Espaço Mira, 15h00 às 19h00

Com Catarina Martins.
Torres Novas, Mercado do Peixe, 21h00

Subscrever Newsletter