Catarina não esquece baixas pensões que penalizam sobretudo as mulheres

2 hours 6 min ago

A coordenadora bloquista lembrou neste domingo que, na legislatura passada foi possível melhorar as pensões das longas carreiras contributivas, e apontou que “é preciso continuar a trabalhar para dar justiça a quem trabalhou toda a vida”.

Política

Autárquicas: Imigrantes vão a votos em listas do Bloco

57 min ago

Cyntia, Enara e Rafael vieram do Brasil, Diego da Galiza, Catherine de França e Afrazour do Bangladesh. São algumas das dezenas de imigrantes que intervêm na política local, candidatando-se nas listas do Bloco de Esquerda às eleições de 26 de setembro. Fomos conhecê-los melhor. 

Castanheira do Ribatejo. Foto de Rúdisicyon/Wikimedia Commons.
Sociedade

Trinta famílias em risco de despejo em Vila Franca de Xira

4 hours ago

O senhorio de seis prédios de Castanheira do Ribatejo onde vivem pessoas com baixos rendimentos comunicou aumentos de renda em mais do dobro que os moradores não podem pagar.

Paulo Freire - Foto reproduzida de Brasil247
Cultura

Paulo Freire, educador do mundo

5 hours ago

Este domingo, Paulo Freire completaria 100 anos. Neste artigo, Urariano Mota acusa: “Paulo Freire sofre um segundo exílio post-mortem neste governo Bolsonaro. De Patrono da Educação Brasileira ele passou a ser perseguido de novo”.

Catarina Martins e Beatriz Gomes Dias.
Política

Lisboa: Bloco quer impedir maioria absoluta para avançar onde o Partido Socialista travou

18 de September

No comício do distrito de Lisboa, Catarina Martins lembrou que foi a decisão da cidade de não dar maioria absoluta ao PS que permitiu manuais escolares gratuitos, baixar preços dos passes, soluções de habitação para centenas de pessoas em situação de sem abrigo.

Convocar a História

O Sahara Ocidental, última colónia de África

15 September

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Opiniões

O mercado funcionou na pandemia?

A lista de multimilionários do mundo abrilhantou-se com nove novas entradas: cinco executivos da Moderna, um da BioNtech, que tem parceria com a Pfizer, e três da chinesa CanSino Biologics.

Igualdade de género e autárquicas

Só haverá igualdade de género na política local quando vivermos em concelhos que permitam às mulheres a igual oportunidade de participação política, com creches públicas, com um sistema de transportes seguro, com mecanismos de fiscalização capazes de quebrar com o clientelismo municipal.

O Porto, cidade com caráter

O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

Mais Esquerda

Streetfight: O futuro do clima decide-se nas ruas da cidade

19 September

Sessão com Isabel Pires e Ricardo Moreira subordinada ao tema "Streetfight: o futuro do clima decide-se nas ruas da cidade", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Alta Voz

Mbembe, necropolítica e crise da democracia

14 September

Desde o início da pandemia, a ideia de necropolítica anda nas bocas do mundo pelas piores razões. Almir Felitte explica como o pensador camaronês a criou para críticar como as democracias liberais são marcadas por relações raciais, de classe, de trabalho, de produção e de inimizades tipicamente coloniais. Um artigo lido por Cristina Gentil Ferreira.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 September

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Primeira publicação da letra e música da Internacional. Imagem: wikimedia commons.
Cultura

A Internacional faz 150 anos

12 de September

A Internacional é um poema escrito em 1871 por Eugène Pottier, operário e poeta, participante destacado na Comuna de Paris. Só em 1888, Pierre Degeyter compõe a música do hino que se tornará símbolo universal das lutas dos trabalhadores. Em Portugal foi traduzido em 1909, pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Por Álvaro Arranja.

Internacional

Grécia: Quando a ocupação das praças abriu uma brecha

11 de September

Dez anos depois da ocupação das praças gregas que abriu caminho ao fim da bipolarização política e ao braço de ferro do país com Bruxelas, Stathis Kouvelakis reflete sobre o movimento, a sua estratégia e as razões da sua derrota.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 June

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

587323465962711

visto na net

Com Catarina Martins, Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua, Deolinda Martin, Carlos Patrão e Manuel Grilo. Momento musical com ÉME + MOXILA.

Agenda

19 September

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Inscrições para [email protected]. Mais informações
Moita, ponto de encontro na Escola 2+3 José Afonso de Alhos Vedros, 10h00

Com Joana Pontes e Miguel Bandeira Jerónimo. Mais informações
Lisboa, Padrão dos Descobrimentos, 11h00

Com Renato Soeiro (Criador do Projeto BiblioSol), Mário Moutinho (Mandatário da Candidatura à Câmara Municipal do Porto), Andreia Peniche, Paula Sequeiros e Joana Cruz (candidatas à Junta da UF Lordelo do Ouro e Massarelos).
Porto, Jardim da Associação de Moradores Zona do Campo Alegre na Rua. João Martins Branco, 65, 11h00

Visita ao mercado de Marinhais a partir das 9h00, seguido de almoço e comício com José Gusmão, Luís Gomes e Ângelo Silva. Mais informações
Salvaterra de Magos, Adega da Rosa, 12h30

Mais informações
Algés, Rua Luís de Camões 8A, 13h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

Subscrever Newsletter