Beatriz Dias quer “derrotar possibilidade de maioria absoluta do PS”

31 de July

Dez mil casas para habitação a custos controlados, o projeto Carris em cinco minutos e a proposta de gratuitidade nos transportes públicos, os mecanismos necessários para eliminar discriminações foram temas na entrevista da candidata bloquista à autarquia lisboeta à TSF.

Quão dispensáveis são as eleições?

Na Ásia, na Europa, nas Américas, o direito de voto é um parêntesis. Mas talvez seja nos EUA que se concentram agora algumas das ameaças aos direitos democráticos que podem ter mais consequências.

Campo de refugiados Rohingya inundado na região do Bazar de Cox. Foto de TANBIRUL MIRAJ RIPON/EPA/Lusa.
Ambiente

Milhares de refugiados Rohingya obrigados a fugir outra vez devido às cheias

31 de July

As chuvas no sudeste do Bangladeche afetaram 21.000 Rohingya e destruíram abrigos e muitas instalações nos campos de refugiados. Para além de milhares de deslocados, há várias vítimas mortais tanto entre os refugiados quanto entre a população local.

Biden. Foto de Public Herald/Flickr.
Internacional

Biden: milagre ou miragem?

31 de July

A diferença entre os anúncios e a implementação dos planos de recuperação, o privilégio monetário norte-americano em que se apoiam, o seu “keyenianismo imperialista” e os entraves republicanos e patronais são abordados por Michel Husson no último artigo que publicou antes da sua morte.

Pintura mural da cara de Gramsci. Foto de  Riccardo Cuppini/Flickr.
Cultura

Gramsci: um marxismo singular, uma nova conceção do mundo

31 de July

O projeto de juventude de um marxismo vivo, aberto e agente, largamente desenvolvido e profundamente reformulado, permanecerá o fio condutor das suas reflexões. A filosofia da praxis, a “nova conceção do mundo” desenvolvida nos Cadernos da Prisão opõe-se a uma compreensão esquemática e economicista do marxismo. Por Yohann Douet.

Continente. Foto da CGTP.
Sociedade

Um quarto do Continente foi vendido a um fundo de investimentos

31 de July

A CVC Strategic Opportunities comprou 24,99% da Sonae MC por 528 milhões de euros. A empresa que o lidera detém participações em 73 outras empresas de todo o mundo, desde a que organiza os campeonatos de fórmula um, a Avast, conhecida pelos anti-vírus, ou o Cortefiel.

Opiniões

Otelo merecia o luto nacional

Manchar a memória da revolução é o caminho para atacar a democracia e a liberdade. Também por isso Otelo merecia o luto nacional: o país não tem vergonha da revolução nem dos seus heróis.

Cabo Delgado: Santos Silva engoliu a cassete de Maputo

Augusto Santos Silva afirmou que não podia deixar passar em claro as declarações do Bloco sobre Cabo Delgado. O que não podemos deixar passar, senhor ministro, é os interesses económicos se sobreporem aos direitos humanos e a comunidade internacional continuar a assobiar para o lado.

Otelo

Por mim, não vou esquecer esta coisa miserável de negar a um símbolo, talvez o mais sincero da nossa memória, este agravo que lhe foi feito na hora da morte.

Convocar a História

Centenário Seara Nova

21 July

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Alta Voz

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

26 July

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Podcast Cantos da Casa 350
Os Cantos da Casa

Rita Maria e Filipe Raposo n'Os Cantos da Casa

23 July

Homens do Sul ― Crónicas da flor da laranjeira, 2021.

Rita Maria & Filipe Raposo ― Live in Oslo, 2018.

Cantaril ― Por conta própria, 1985.

Paulo Tato Marinho ― Gaitas de fole em Portugal, 2017.

Cuca Roseta ― Meu, 2020.

Edição nº 350, de 23 de julho de 2021

Banco Santander Tota. Foto de Paulete Matos.
Entrevista

Despedimentos no Santander: depõem as vítimas de assédio laboral

11 de July

O Santander Totta está a pressionar ilegitimamente e a assediar trabalhadores para impor o seu plano de despedimentos. Explicamos o que se passa e damos voz às vítimas deste processo.

Ricardo Vicente
Ambiente

“Nova PAC deve financiar transição ecológica para toda a produção agroflorestal”

11 de July

Em plena discussão do Plano Estratégico nacional da Política Agrícola Comum, o deputado Ricardo Vicente diz ao Esquerda.net que o Governo quer continuar a política de privilégio aos grandes proprietários do sul em vez de mobilizar os fundos da PAC para desenvolver os territórios do interior com maior risco de incêndios.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 June

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

Dossier 333: Despedimentos na Altice

Na quarta-feira 21 de julho, os trabalhadores da Altice estiveram em greve contra o despedimento coletivo. A luta é pela sua dignidade e pelos seus direitos, e, no atual momento, é também a defesa dos direitos laborais e o combate à precariedade. É ainda uma batalha por uma empresa estratégica para o país.

Ler mais

O risco de giz: 7 días na Raia

visto na net

Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Agenda

1 August

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, dedicada a música tradicional. Mais informações
Paredes de Coura, várias localizações e horários. 

Para crianças a partir dos três anos. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa, 10h30

Com Maria Manuel Rola (deputada do Bloco de Esquerda), Nuno Leite (candidato à Câmara Municipal) e Fernando Morais (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Marco de Canaveses, Urbanização Vilacetinho Alpendorada, 11h00

Com Fabian Figueiredo (candidato à Câmara Municipal), Rita Sarrico (candidata à Assembleia Municipal), André Julião (candidato à JF de Moscavide e Portela), João Paulo Martins (candidato à JF de Sacavém e Prior Velho) e Guilherme Góis (candidato à FJ de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela). Mais informações
Loures, Jardim Dr. João Gomes Patacão em Moscavide, 11h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Mais informações
Lisboa, vários locais. 

Oficina de Marionetas, "Rasto" com Erva Daninha" e "Circlus" com Palmilha Dentada.  Mais informações
Arcos de Valdevez, Jardim dos Centenários, a partir das 15h00

Mais informações
Lisboa, Com Calma - Espaço Cultural (Rua República da Bolívia nº5C), às 15h00

Subscrever Newsletter