Galp: António Costa recusou proteger os trabalhadores quando era necessário

7 hours 37 min ago

Catarina considerou ser “estranho que a mesma pessoa que chumbou as propostas que podiam defender os precários e trabalhadores da Galp venha agora fazer um discurso sobre o que a empresa fez. Estamos sempre a tempo de proibir despedimentos a quem tem lucros”.

Faltam trabalhadores? Melhores salários!

Nos Açores, o PSD através do seu líder parlamentar, Pedro Nascimento Cabral, faz coro com os empresários, propondo a criação de programas de inserção profissional dos trabalhadores no mercado de trabalho. Ou seja, programas ocupacionais dirigidos para as empresas.

Internacional

Covid-19: Moderna coloca receitas da vacina em paraísos fiscais

1 hour ago

Um contrato que não era do conhecimento público, estabelecido entre a Moderna e a Comissão Europeia, indica que os lucros provenientes da vacina da covid-19 terão como destino alguns dos mais opacos paraísos fiscais do planeta.

A administração da empresa integra os presidentes dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Sourte. Imagem via cidadaospelasaidadaabmg.pt
Sociedade

Movimento de Cidadãos quer extinguir as Águas do Baixo Mondego e Gândora

3 hours ago

Desde a criação da empresa, em 2019, foram registadas irregularidades nas práticas de contratação bem como a degradação do serviço aos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure. 

Trabalhadores da CP em manifestação por melhores salários no passado dia 16 de setembro de 2021. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.
Sociedade

Trabalhadores da CP e IP convocam greve para 8 de outubro

5 hours ago

Os trabalhadores da Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal reivindicam o aumento dos salários, a revisão do Acordo da Empresa e a admissão de colaboradores.

“Não desistimos da cidade fomos a única oposição à esquerda que não viabilizou os orçamentos poucochinhos de Rui Moreira”, relembrou Sérgio Aires. foto de Fernando Veludo, Lusa..
Política

Porto: "Um vereador do Bloco é a garantia contra a prepotência da maioria absoluta"

11 hours ago

No comício que reuniu os candidatos de todos os concelhos do distrito do Porto, foi transversal a necessidade de combater as maiorias absolutas e os problemas que elas criaram nas últimas décadas, seja nas negociatas de privatização das águas ou do caso Selminho, seja na falta de políticas de habitação acessível.

Convocar a História

O Sahara Ocidental, última colónia de África

15 September

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Opiniões

Há movimentos independentes que “precisam” de sair dos partidos

Este artigo de opinião serve para que exista uma resposta no meio de uma narrativa dominante, sobretudo para quem ataca cegamente os partidos, mas passou a vida toda a servir-se deles.

O mercado funcionou na pandemia?

A lista de multimilionários do mundo abrilhantou-se com nove novas entradas: cinco executivos da Moderna, um da BioNtech, que tem parceria com a Pfizer, e três da chinesa CanSino Biologics.

Igualdade de género e autárquicas

Só haverá igualdade de género na política local quando vivermos em concelhos que permitam às mulheres a igual oportunidade de participação política, com creches públicas, com um sistema de transportes seguro, com mecanismos de fiscalização capazes de quebrar com o clientelismo municipal.

Mais Esquerda

Streetfight: O futuro do clima decide-se nas ruas da cidade

19 September

Sessão com Isabel Pires e Ricardo Moreira subordinada ao tema "Streetfight: o futuro do clima decide-se nas ruas da cidade", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Alta Voz

A Internacional faz 150 anos

20 September

O poema que se tornou símbolo universal das lutas dos trabalhadores foi escrito em 1871 por Eugène Pottier, participante destacado na Comuna de Paris. A música, da autoria de Pierre Degeyter, só foi criada em 1888. E a primeira tradução portuguesa é de 1909 feita pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 September

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Primeira publicação da letra e música da Internacional. Imagem: wikimedia commons.
Cultura

A Internacional faz 150 anos

12 de September

A Internacional é um poema escrito em 1871 por Eugène Pottier, operário e poeta, participante destacado na Comuna de Paris. Só em 1888, Pierre Degeyter compõe a música do hino que se tornará símbolo universal das lutas dos trabalhadores. Em Portugal foi traduzido em 1909, pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Por Álvaro Arranja.

Internacional

Grécia: Quando a ocupação das praças abriu uma brecha

11 de September

Dez anos depois da ocupação das praças gregas que abriu caminho ao fim da bipolarização política e ao braço de ferro do país com Bruxelas, Stathis Kouvelakis reflete sobre o movimento, a sua estratégia e as razões da sua derrota.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 June

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

1406408486517312

visto na net

Intervenções de Renato Soeiro, Carla Silva, Bruno Maia, Silvestre Pereira, Sérgio Aires, Nuno Monteiro, Filipa Afonseca e Catarina Martins.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

20 September

Com José Gusmão. 
Vila Franca de Xira, passeio ribeirinho, em Póvoa de Santa Iria junto à fábrica de Hidrogénio, 9h30

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

17ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Évora. Mais informações
Évora

Com Luís Salgado, candidato à Câmara Municipal. Mais informações
105.4 Cascais, 16h00

De Francisco Louçã. Mais informações
Porto, Unicepe na Praça Carlos Alberto, 18h00

"Feminismos: Velhas Causas, Novos Desafios ", organizado pela Associação Mulheres sem Fronteiras. Mais informações.
Online, às 18h30

"Acaso alguma descoberta ou alguma revolução poderia fazer o homem regressar aos bons tempos da Idade Média e do Renascimento?" com Célia Correia Loureiro. Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 18h30

Com Arsélio Martins e Jorge Coimbra. Mais informações.

Gaia, Espaçho Cultural Zé da Micha (por trás do Mercado da Ribeira), 18h30

"Segredos de Alcova" de Jean Renoir. Mais informações
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 21h30.

Com Catarina Martins, Fernando Rosas, Alexandra Vieira, António Lima, Teresa Amorim, Henrique Barreto Nunes. Mais informações
Braga, Avenida Central, 21h30

Subscrever Newsletter