No seu mais recente romance, Álvaro Filho descreve a discriminação que os trabalhadores brasileiros sofrem em Portugal e cria uma mística em torno da 'desobediência. Em entrevista ao Esquerda, o autor fala da realidade por detrás da obra e dos fenómenos sociais e políticos que influenciam o livro.
Os movimentos antirracistas vão apresentar uma iniciativa legislativa cidadã para tornar crime todas as práticas racistas e xenófobas. Explicam que o enquadramento destas como “meros ilícitos de natureza administrativa” tem sido “insuficiente e afronta os valores fundamentais que sustentam uma sociedade justa e democrática”.
Polícias envolvidos serão transferidos por "razões de segurança" e PSP não partilha novo local de trabalho ou se estarão a fazer trabalho de campo ou de secretária.
Associação ambientalista lembra legislação Prosolos, que não saiu da gaveta. Ministério do Ambiente recusa-se a implementar justificando com diretiva europeia.
Os números do inquérito nacional aos jovens de 18 anos confirmam que o consumo de álcool é de longe o mais preocupante. Ouça esta e outras notícias nesta edição do Quatro e Vinte.