536552051995651

Cabaz com "IVA zero" não passa de "borla fiscal" aos supermercados

29 de March

Catarina Martins acusou Governo de oferecer uma “promoção aos supermercados paga com 410 milhões de euros dos contribuintes”, um “número publicitário que fica caro ao erário público”, ao mesmo tempo que “pensões e salários ficam cada vez mais curtos”.

Campanha do IVA: minúscula e muito errada

Em vez de cortar nos lucros especulativos, o governo oferece 410 milhões de IVA aos supermercados e pede-lhes o favor de os descontarem nos preços. Sempre que Costa assina um acordo, sai uma borla nos impostos para o capital.

Sociedade

Ativistas LGBTQI+ apelam à manif pela habitação

29 de March

Vários coletivos e organizadores das marchas do Orgulho LGBTQI+ defendem que  todas as pessoas "possam ter acesso a uma casa como espaço seguro e que o seu acesso se processe de forma justa". Dia 1 de abril, as manifestações "Casa para Viver" realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga e Viseu.

Sindicatos de professores em conferência de imprensa esta quarta-feira. Foto de PAULO NOVAIS/LUSA.
Sociedade

Professores iniciam greves cirúrgicas esta quarta-feira

29 de March

As greves ao último tempo letivo de cada docente, ao serviço extraordinário, ao sobretrabalho e à componente não letiva começam com dois dias de atraso face ao previsto porque o Governo não aceitou os prazos de apresentação dos pré-avisos. Sindicatos fizeram queixa à Procuradoria contra a “sanha antidemocrática do Governo”.

Teletrabalho. Fotografia: https://thoroughlyreviewed.com
Sociedade

Perto de metade dos trabalhadores em teletrabalho vigiados ilegalmente

29 de March

Muitas empresas exigem aos trabalhadores que mantenham sempre as câmaras ligadas ou impõem a utilização de software captura de imagem do ambiente de trabalho, o que viola as diretrizes da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Sociedade

Rendas de casa voltaram a disparar, novos contratos em queda

29 de March

Os dados do quarto trimestre de 2022 mostram um aumento de 10,6% no valor da renda mediana dos novos contratos face a 2021. Em Lisboa, Porto, Oeiras ou Cascais o aumento ultrapassou os 20%. Sábado há manifestações em defesa do direito à habitação.

Opiniões

Barata e Pacheco nas mãos de Rocha e de Ventura

Nuno Barata e José Pacheco são meros peões nas mãos de Rui Rocha e de André Ventura, ao serviço dos seus interesses partidários nacionais e os Açores, para a IL e para o chega, são apenas o tabuleiro onde este jogo se desenrola.

A SATA e o amigo do mercado - parte I

Neste primeiro texto debruço-me sobre o caderno de encargos da privatização. Um documento que traduz a visão que o governo regional e a direita têm para a SATA e para o futuro da mobilidade nos Açores.

Costa e Marcelo entram num T0

O acelerador da política pode agora começar a ser pisado e a velocidade aumentará pelo poder do desgaste. Nunca Marcelo vetou tão antecipadamente uma legislação, nunca Costa se opôs tão veemente a um pré-veto.

Alta Voz

O tempo da insurreição

28 March

Com o golpe do artigo 49.3, eis-nos chegados ao momento da verdade da batalha de classe que começou há quase dois meses. Insurreição e alternativas sociais e democráticas estão agora na ordem do dia, defende-se num editorial da revista Contretemps lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

Guia canábico de Portugal e Galiza disponível online

20 March

A Cannadouro lançou o primeiro diretório das empresas e associações do setor canábico da faixa Atlântica Oeste da Península Ibérica. Ouça esta e outras notícias nesta edição do podcast.

 

Os Cantos da Casa

Simantra Grupo de Percussão e Luís Figueiredo n'Os Cantos da Casa

18 March

Luís Figueiredo & Simantra Grupo de Percussão ― Mil pedaços, 2022.

Arrefole ― Arre, 2022.

Fernando Marques ― Suave, 1987.

Cabrita ― Cabrita, 2020.

Nuno Lanhoso ― Mitos e Nicolaus, 2022.

Edição nº 392, de 18 de março de 2023

Concerto do San Francisco Opera Chorus. Por Melinda Young Stuart/Flickr.
Cultura

A economia política da música clássica

19 de March

A história da música clássica é inseparável da ascensão do capitalismo. O novo sistema possibilitou uma revolução musical, mas o seu desenvolvimento marcado por crises criou uma barreira entre os músicos e o seu público, deixando para trás uma tradição congelada. Por Simon Behrman.

Mais Esquerda

Audição pública "Género e Igualdade Salarial"

12 March

Audição promovida pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República a 3 de março de 2023. Intervenções de Sara Falcão Casaca, Carla Tavares, Fátima Messias, Mafalda Brilhante, Anabela Rodrigues. Manuela Tavares, Tainara Machado e Alexandra Silva.

Política

Convenção do Bloco: duas moções apresentam-se ao debate

27 de February

Mariana Mortágua e Pedro Soares apresentaram as duas moções políticas que disputam a orientação e a direção do Bloco de Esquerda nos debates da XIII Convenção do partido, marcada para o final de maio.

Dossier

O salário de quem trabalha já não chega para garantir um teto. Perante a falta de medidas concretas do Governo para reverter este cenário, estão marcadas manifestações para o dia 1 de abril em Lisboa, Porto e Coimbra. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

30 March

Apresentação e debate sobre o livro "Silêncio Aflito" - A sociedade portuguesa através da música popular (dos anos 40 aos anos 70)
Intervenções de Luís Trindade (autor), Rui Pato (músico) e Filipa Queiroz (jornalista). Org: Por Mão Própria
Coimbra, Café Santa Cruz, 17h15

Inaugura no dia 30 de março, a exposição “Do Mayday à crise pandémica: quinze de anos de luta contra a precariedade”, organizada pelo ISUP em parceria com os Precários Inflexíveis - Associação de Combate à Precariedade. A exposição retrata os momentos críticos, os principais protagonistas, os ciclos de vitória e de derrota, os repertórios de ação coletiva ou as músicas e produções artísticas realizadas sobre estes temas. Mais informações.
Porto, FLUP Caffé (2º piso) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Via Panorâmica.

Criação de Cátia Pinheiro, José Nunes e Diogo Bento, versão em língua gestual portuguesa de Joana Cottim, interpretação de Cláudia Braga, Diogo Bento, Joana Cottim, Mariana Magalhães e Tiago Jácome. Mais informações
Bragança, Teatro Municipal, 21h00

Fotografias produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes. Mais informações
Lisboa, estações de metro de Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado, das 06h30 à 01h00.

Mais informações
Lousada, Centro de Interpretação do Românico, 10h00-18h00
 

Curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, com colaboração de Arnaldo Saraiva. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 10h00-18h00.

De Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 16h00

Intervenções de Helena Pato, Alfredo Caldeira e João Esteves. Encerramento por Rita Rato, diretora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade. Ver convite.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube Resistência e Liberdade - Rua de Augusto Rosa, 42, 17h.

Encenação de Nuno Cardoso. Mais informações
Porto, Teatro Nacional de São João, 19h00

Pelo Teatro do Noroeste. Encenação de Ricardo Simões e interpretação de Ana Perfeito, Elisabete Pinto, Joana Martins, Philippe Leroux, Rafaela Sá, Tiago Fernandes. Mais informações
Viana do Castelo, Teatro Municipal Sá de Miranda, 19h00

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de May

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.