"O voto no Bloco de Esquerda é o voto que vence a direita"

28 de January

No encerramento da campanha, Catarina falou sobre os jovens “que lutam pela responsabilidade de ter futuro”, os trabalhadores e precários “que constroem este país e exigem a hipótese de ter salário decente” e os pensionistas “que merecem toda a solidariedade”.  E deixou o apelo: "Vão votar. É o vosso voto que desempata Portugal”.

225551029788532

virais
Arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto.
Política

“É o voto no Bloco que desempata”

28 de January

Na tradicional arruada final de campanha na rua de Santa Catarina, no Porto, Catarina Martins alertou que o PS está a terminar esta campanha numa enorme ambiguidade ao admitir um acordo de cavalheiros com o PSD.

Sociedade

900 postos de trabalho em risco na Autoeuropa

28 de January

Fábrica automóvel avançou com um plano de rescisões e justifica-se com a quebra de produção prevista para este ano e a ausência de um novo modelo para as linhas de montagem.

Prisão em Hassaké na sequência do motim e ataque do "Estado Islâmico". Foto de AHMED MARDNLI/EPA/Lusa.
Internacional

Forças sírias curdas acabam com motim do “Estado Islâmico” numa prisão

28 de January

Os combates arrastaram-se durante seis dias e causaram quase duas centenas de mortes. Os elementos do EI acabaram por se render depois de terem usado um grupo de perto de 700 rapazes como “escudo humano”.

Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Estudo mostra que apoios sociais significativos mudam funcionamento do cérebro dos bebés

28 de January

Os bebés cujas famílias mais foram apoiadas revelaram maior atividade cerebral de alta frequência que está correlacionada com resultados mais elevados nas áreas da linguagem, da cognição e do aspeto sócio-emocional mais tarde na infância e adolescência.

Opiniões

O mundo de sonho da Iniciativa Liberal

Aqui chegamos com a direita mais ou menos liberal, de braço dado com a extrema-direita, com o mesmo objetivo: entregar Portugal a uma oligarquia económica, libertar os milionários e reinstaurar o feudalismo nas relações laborais.

Quem, em nome dos mais ricos, quer acabar com a solidariedade terá no Bloco um travão

No ano em que o período da democracia ultrapassa o período da ditadura, a direita será derrotada e ergueremos no Porto o Museu da Resistência contra o fascismo! É desta memória que fazemos força!

O problema do nosso país é mesmo o acordo de cavalheiros

Augusto Santos Silva, esse fazedor de reis, lá veio dizer o que António Costa não pode exprimir: se necessário, haverá um acordo de cavalheiros entre PS e PSD para viabilizar a governação. Esse é o problema do país.

Os Cantos da Casa

Ricardo Silva n' Os Cantos da Casa

24 January

Miguel Araújo ― As canções da esperança, 2021.

Budda Guedes ― Portugal desde a raiz, 2021.

José Afonso ― Galinhas do mato, 1985.

Luísa Tender ― Bomtempo: Complete piano sonatas, 2019.

Ricardo Silva ― A guitarra e as violas, 2021.

Edição nº 362, de 22 de janeiro de 2022

Alta Voz

A herança de Chico Mendes

24 January

Foi um precursor da convergência entre ecologia e socialismo. Defendeu a Amazónia, quem nela trabalha e quem nela vive, acabando por ser assassinado por isso. A história de Chico Mendes é-nos contada por Michael Löwy e lida por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

A próxima crise financeira virá das sombras?

20 January

Sessão com Mariana Mortágua subordinada ao tema "A próxima crise financeira virá das sombras?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quatro e Vinte

Nestas eleições, só dois partidos se comprometem com a regulação da canábis

20 January

A análise aos programas eleitorais e outras notícias canábicas para ouvir nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mercado de carbono. Ilustração de Corporación Ruta N.
Ambiente

Especulação no mercado europeu de carbono: licença para contaminar e subir a fatura da luz

19 de January

Licença para contaminar. Esta é a lógica que rege o mercado europeu de carbono, criado supostamente para levar à transição para energias mais “verdes”. Com o CO2 convertido num produto financeiro, a sua especulação está diretamente relacionada com a escalada do preço da luz. Por Fátima Martín.

Convocar a História

Assalto ao Quartel de Beja

19 January

Na noite e madrugada do dia 31 de dezembro de 1961, um pequeno grupo de oficiais, onde avultava a figura do capitão Varela Gomes, deu oportunidade ao assalto de cerca de cinco dezenas de civis ao Quartel do Regimento de Infantaria 3, em Beja. Sob a inspiração de Humberto Delgado (que entra clandestinamente no país para comandar revolta), Manuel Serra conduz os planos do Assalto, que se frustra nos primeiros momentos da eclosão. Conversa com Raul Zagalo, conduzida por Luís Farinha e Fernando Rosas. 

Joe Biden. Foto da Casa Branca/Flickr.
Internacional

Estados Unidos: Um ano de presidência de Joe Biden

14 de January

Biden tinha anunciado mais impostos para grandes empresas e ricos, melhores cuidados médicos e um salário-mínimo por hora de 15 dólares. Não cumpriu. Não beliscou os interesses da Big Pharma e não implementou uma viragem keynesiana. Por Eric Toussaint.

Dossier

Cuidar. De crianças. De idosos. De pessoas doentes. De pessoas com diversidade funcional. Cuidar dos outros. Cuidar de quem precisa tem sido uma função quase exclusivamente feminina, assegurada sem reconhecimento social e sem pagamento. Não tem que ser assim. E não deve ser assim. Cuidar de quem precisa pode e deve ser um serviço público, um Serviço Nacional de Cuidados. 

Ler mais

Agenda

29 January

Mais informações
Évora, Colégio do Espírito Santo, 09h30 às 17h30

Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74). Curadoras: Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. Mais informação
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00

Mais informações
Lisboa, Restaurante Solar das Olaias, 10h00 às 17h30.

6º festival internacional de cinema infantil e juvenil. Ver programa
Porto, Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes, Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos. 

Festival dedicado às expressões musicais da região dos Balcãs. Mais informações
Porto, Espaço Compasso, 17h00.

De Sara Barros Leitão. Mais informações
Ílhavo, Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, 21h30

Coprodução Cendrev e A Escola da Noite. Texto de Gil Vicente. Encenação de José Russo. Interpretação de Ana Meira, Beatriz Wellenkamp Carretas, Hugo Olim, Ivo Luz, Jorge Baião, José Russo, Maria Marrafa e Miguel Magalhães. Mais informações
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30

Subscrever Newsletter