4921863384592026

Bloco contra o Orçamento do “afinal não”

27 de May

Foi anunciado como o “mais à esquerda de sempre” mas o PS apresentou um Orçamento que “afinal não melhora os rendimentos” e “não protege o Estado Social”, declarou Catarina Martins. O Bloco recusa “ser cúmplice” da quebra de salários e pensões, precariedade, baixos salários e degradação dos serviços públicos.

Os preconceitos que atrapalham a igualdade

A luta pela igualdade de género não pode desembocar na procura da padronização dos corpos e dos comportamentos humanos pelo referencial masculino para evitar o preconceito e a discriminação.

Sociedade

Tribunal volta a dar razão a Louçã e confirma condenação de vice presidente do Chega

27 de May

No acórdão proferido esta sexta-feira pelo Tribunal da Relação de Lisboa, Pedro Frazão, que acusou Francisco Louçã de ter "recebido uma avença do BES", é condenado a reconhecer publicamente, e por escrito, que a afirmação “é ilícita por falsa e ofensiva do direito à honra”.

Internacional

Al Jazeera vai levar assassinato de jornalista ao Tribunal Penal Internacional

27 de May

A cadeia televisiva anunciou a formação de uma equipa internacional de juristas e quer incluir na queixa o bombardeamento da sua delegação em Gaza no ano passado. Justiça palestiniana concluiu que Shireen Abu Akleh foi morta por um tiro de um soldado israelita.

Política

Universidade de Verão da Esquerda Europeia em Aveiro de 8 a 12 de julho

27 de May

Já abriram as inscrições para cinco dias de seminários, workshops e momentos culturais com ativistas de vários países.

Mário Mesquita. Foto Manuel de Almeida/Lusa.
Sociedade

Mário Mesquita (1950-2022)

27 de May

Resistente antifascista e fundador do PS, jornalista e diretor de jornais, professor de jornalismo e vice-presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Mário Mesquita morreu esta sexta-feira aos 72 anos.

Opiniões

Os números que ninguém sabe

Se há momento evidente em que os números de infecções com covid não só não são exactos, como estão muitíssimo abaixo da realidade, é este.

Um ex-ministro confessa-se

Adalberto Campos Fernandes criticou a falta de investimento para a generalização das USF e a inexistência de autonomia nas instituições do SNS. Diz o ex-ministro que só não fez o que agora diz que tem de ser feito porque não tinha condições para isso.

Pôr a saúde a render e depois queixamo-nos

Embora não pague nem queira pagar salários que atraiam médicos de família, a ministra permitiu deste modo a ideia de que a confiança entre o médico e a utente pode ser substituída por prémios avulsos aos profissionais pelas decisões que cabem às mulheres.

Alta Voz

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

24 May

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Internacional

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de May

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 May

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Cabeças de lista da NUPES na apresentação da candidatura.
Internacional

NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de May

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 May

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 April

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de May

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

28 May

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Mais informações
Lisboa, British Cemetery, Estufa Fria, Jardim Botânico, Jardim Botânico Tropical, Procuradoria Geral da República, Centro Ismaili, Goethe Institut, Palacete de São Bento, Palácio Fronteira, Tribunal Constitucional, Parque Florestal de Monsato, Parque Botânico do Monteiro-Mor, Permalab, Quinda Conde dos Arcos e Quinta Pedagógica dos Olivais. 

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Inserido no Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura. Mais informações
Paredes de Coura, Centro Cultural, 15h00

Para crianças a partir dos três anos. Mais informações
Braga, GNRAtion, 15h00

Destinado a crianças e famílias. De José Leite e Raquel Oliveira. Mais informações.
Porto, Mosteiro São Bento da Vitória, 15h00

Encenação de Jorge Silva Melo. Mais informações
Lisboa, Teatro Nacional D. Maria II, 19h00

Inserido no ciclo “Legados Saramaguianos”, um dos eixos do programa do Centenário de José Saramago. Mais informações
Avis, Biblioteca José Saramago, 17h00.

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.