"O PS tudo fez para limitar o alcance" do fim do corte nas reformas às pessoas com deficiência

26 de November

O Parlamento aprovou a antecipação de reforma sem cortes para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade reconhecido de pelo menos 80%. A proposta original do Bloco abrangia mais pessoas, mas o PS limitou o seu alcance.

Venezuela, Conselho Nacional Eleitoral (CNE) 2021 – Foto nuso.org
Internacional

Venezuela: Descontentamento com o Governo, nova derrota da oposição

26 de November

A oposição, em conjunto, obteve mais votos do que o partido no poder, mas as suas divisões e guerras internas deixaram-na muito longe do PSUV, que perdeu votos, mas garantiu o controle da maioria dos governos regionais e das câmaras. Por Manuel Sutherland.

Sociedade

Greve nos aeroportos antes do Natal e fim do ano

26 de November

O incumprimento do Acordo de Empresa levou o Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação a avançar com pré-avisos de greve na Portway nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro.

Política

Encontro Nacional do Bloco discute programa eleitoral

24 de November

O debate sobre o programa eleitoral a apresentar às legislativas de janeiro conclui-se este sábado com um encontro em Lisboa. Mesa Nacional aprova o documento no domingo.

Artigos dossier

Ativistas denunciam múltiplas discriminações de que as comunidades ciganas são alvo

21 de November

Os ativistas ciganos Piménio Ferreira e Maria Gil falaram com o Esquerda.net sobre as múltiplas discriminações de que são alvo as comunidades ciganas e sobre como o capitalismo se alimenta do racismo e da ciganofobia. Por Mariana Carneiro.

Opiniões

A desigualdade está a destruir o mundo

A globalização criou uma das mais impressionantes viragens na distribuição do rendimento. E a discussão sobre as alterações climáticas também é uma história sobre desigualdade.

O Governo deve manter e reforçar o programa 365 Algarve

O Algarve não pode ser só turismo e, muito em particular, na época alta. Há que diversificar as suas atividades e a dinamização cultural durante o inverno constituirá um importante fator para a quebra da sazonalidade.

Porque faltam professores nas escolas?

Há anos que sucessivos documentos do PS e do Governo prometem estudos sobre a sustentabilidade da carreira docente. É uma proposta requentada para todas as ocasiões mas completamente desacreditada por um ministro que considerava a substituição de professores como “necessidades pontuais”.

Convocar a História

Rotura da “Ala Liberal”

24 November

Última tentativa de mudar o regime por dentro, o grupo de deputados que ficaria conhecido como "Ala Liberal" entrou para a Assembleia Nacional em 1969. Trazendo dinâmicas de conflito inauditas para a Assembleia Nacional, a sua oposição acabaria todavia por não se materializar em mudanças substanciais, frustrando as suas aspirações liberalizadoras. É sobre a experiência da Ala Liberal que nos fala hoje José Pacheco Pereira, numa conversa conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Política

Borla fiscal sem controlo custa centenas de milhões

24 de November

O Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) tem permitido a grandes empresas deduzir ao seu IRC quase todo o investimento, com pouco ou nenhum escrutínio sobre o destino real do dinheiro. Bloco questionou o Governo sobre as regras deste benefício.

Alta Voz

EUA: a admirável “greve geral não declarada”

22 November

A vaga grevista que atingiu os EUA em outubro valeu até a criação de uma nova palavra, o Striketober. Ao mesmo tempo, milhares de trabalhadores despediam-se dos empregos por estarem fartos de abusos e popularizavam a hastag #QuitMyJob. Sonali Kolhatkar analisa o fenómeno num artigo lido por Carlos Carujo.

Yolanda Díaz.
Internacional

Yolanda Díaz: Quem é a ministra que quer ser alternativa ao PSOE?

23 de November

Em duas intervenções públicas nas últimas semanas, em Valência e Barcelona, a ministra do Trabalho juntou figuras de várias organizações políticas e está a ser apontada como a líder de uma nova confluência à esquerda dos socialistas espanhóis.

Quatro e Vinte

Acordo de governo na Alemanha inclui canábis legal

20 November

O grupo de trabalho para as políticas de saúde dos social-democratas, verdes e liberais confirma a luz verde à regulação do consumo adulto da planta no futuro executivo alemão. Ouve estas e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

O trabalho reprodutivo já não é o que era?

26 November

Sessão com Mafalda Araújo subordinada ao tema "O trabalho reprodutivo já não é o que era?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Os Cantos da Casa

André Barros n' Os Cantos da Casa

13 November

José Barros & Mimmo Epifani ― Fado attarantado, 2021.

Noiserv ― 00:00:00:00, 2016.

Jorge Palma ― O lado errado da noite, 1985.

André Barros ― Brin d'amour, 2019, 2018.

Les Saint Armand ― Na memória da paisagem, 2019.

Edição nº 357, de 13 de novembro de 2021

Dossier

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

931030614051907

reportagens

Os trabalhadores da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas estiveram esta quinta-feira em protesto contra o despedimento colectivo. A empresa anunciou lucros este ano, mas foi anunciado um despedimento de 48 trabalhadores.

António Costa no debate do OE2022 no parlamento – foto de Mário Cruz/Lusa
Política

O orçamento “mais à esquerda de sempre”?

6 de November

Terceira parte da série Perguntas & Respostas sobre a crise política onde se demonstra que o Orçamento de Estado chumbado na AR não era expansivo, muito pelo contrário. Por Luis Leiria.

Agenda

27 November

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 12h30

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Para adultos e jovens a partir dos 14 anos. Oficina gratuita com inscrição obrigatoria através de [email protected]. Mais informações
Viseu, Incubadora do Centro Histórico, 10h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Festival Internacional de Cultura Pop. Mais informações
Porto, Círculo Católico de Operários do Porto, 15h00.

Exposição de Fabio Bucciarelli sobre as consequências da pandemia em Itália. Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, 15h00

De Rita Mira (texto) e Carla Nazareth (ilustração). Mais informações
Lisboa, Livraria Tigre de Papel na Rua de Arroios número 25, 16h00

Música de Martim Sousa Tavares, com André Henriques, Cátia Moreso, Sílvia Filipe (cantores) e André Magalhães (ator); ensemble David Silva (flauta), Ana Aroso (harpa), Mrika Sefa (piano elétrico e sintetizador), Francisco Cipriano (percussão), Helena Silva (violino), Miguel Menezes e Vasco Sousa (contrabaixo e baixo elétrico). Mais informações.
Guimarães, Centro Cultural Vila Flor, 16h00

Coprodução entre Marionetas do Porto e Museu da Marioneta. Mais informações
Porto, Museu da Marioneta, 16h00.

Festival de cinema documental. Mais informações
Porto, vários locais e horários. 

Para crianças entre 12 e 48 meses. Inscrições obrigatórias: [email protected] ou 253 205970. Mais informações
Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, 16h00

Subscrever Newsletter