O feminismo é tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem à narrativa de medo e dor?

Neste dossier questionamo-nos sobre quem controla e define os corpos femininos. Falamos sobre a perspetiva patriarcal que domina o SNS e analisamos em concreto o exemplo da endometriose. A binariedade patriarcal presente nas decisões sobre corpos intersexo e o impacto que as construções sociais patriarcais têm nas decisões sobre o nosso corpo, levam-nos a uma reflexão sobre literacia do corpo, o impacto que estas opressões têm no acesso ao prazer e a presença de corpos femininos no espaço público. Por fim, concluímos com um questionamento sobre o que mobiliza os movimentos políticos feministas. Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler Mais

Protestos contra assassinato de Floyd não param

4 hours 23 min ago

Várias mortes, milhares de prisões e cidades a ferro e fogo. Nos Estados Unidos, centenas de milhares de pessoas estão nas ruas, dispostas a não deixar esquecer o que aconteceu a George Floyd e outros afro-americanos. Trump ameaça reprimi-las com o envio de tropas.

2560070517577195

reportagens

No dia da reabertura da Casa da Música e da Fundação Serralves, as trabalhadoras e os trabalhadores precários de ambas as instituições juntaram-se num protesto silencioso pelo facto de terem estado durante meses sem qualquer comunicação por parte das direções e sem remuneração.

Sociedade

Cifial despediu precários em Santa Maria da Feira

7 min ago

A empresa Cifial, fabricante de acessórios de casa de banho, despediu dezenas de trabalhadores precários, com contratos de trabalho temporário. As denúncias chegaram ao site despedimentos.pt

O conceito "colaborador" não existe em Direito Laboral em Portugal
Blogosfera

DGS: Não tenham medo de escrever "trabalhador"

38 min ago

A imagem é uma foto tirada de uma das directrizes da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Aliás, a palavra "colaborador" aparece amiúde nas orientações da DGS. (…) O conceito "colaborador" não existe em Direito Laboral em Portugal. Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Cultura

Cultura está em "blackout" contra o racismo

2 hours ago

O pontapé de saída foi dado pelo setor da música, mas rapidamente se estendeu a outras áreas. Vários artistas e entidades culturais publicaram esta terça-feira nas suas redes sociais uma imagem a negro com as hashtags #theshowmustbepaused e #blackouttuesday.

Política

"Oncologia e recursos do SNS devem voltar ao hospital São Sebastião”

2 hours ago

Transferência de serviços foi justificada com resposta temporária à covid-19. Mas essa resposta já foi desativada e a clínica privada Lenitudes continua a assumir-se como responsável pela quimioterapia. Bloco defende devolução do serviço de oncologia ao SNS.

Opiniões

Porque não se testaram os jardins de infância?

Por que razão testaram os 19 mil profissionais das creches, mas não se aplicou o mesmo critério aos profissionais dos jardins de infância?

Políticas públicas ou negócios privados?

Numa altura em que urge a tomada de medidas excecionais que impeçam um maior empobrecimento dos cidadãos, na autarquia de Matosinhos parece premente investir o dinheiro dos contribuintes na aquisição de um único fogo à Petrogal.

O fundo perdido?

Se falha na quantidade, a qualidade deste fundo também deixa muito a desejar. A Comissão Europeia propõe um plano dilatado no tempo, refém da burocracia de Bruxelas.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de May

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 June

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de May

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 June

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 May

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de March

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de May

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de May

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter