“Governo deve explicações ao país sobre contratação de Sérgio Figueiredo”

11 hours 32 min ago

Antigo administrador da Fundação EDP e ex-diretor da TVI vai receber salário de ministro para avaliar as políticas públicas. Pedro Filipe Soares denuncia “ausência de qualquer pingo de ética por parte do ministro Fernando Medina” e frisa que a contratação de Sérgio Figueiredo é criticável em vários aspetos”.

As estrelas também se apagam

Um qualquer aluno saído de uma escola de jornalismo, a iniciar carreira, terá (infelizmente) de fazer algumas cedências no actual quadro e enquadramento laboral, mas alguém com um passado deste, não devia, nem podia, ceder ao momento.

Eólicas – Foto de Aires Almeida/flickr
Sociedade

Famílias mais pobres são das mais penalizadas pelo custo da energia em Portugal

49 min ago

Despesas com energia representam 16,7% do consumo das famílias pobres de Portugal. Este valor está bem acima da média das economias europeias, sendo mesmo dos mais elevados, segundo se conclui de um estudo do FMI. Além disso, estas famílias poucos apoios têm.

Residentes de uma habitação da Cerci de Braga. Foto publicada na página da instituição.
Sociedade

Residências para pessoas com deficiência fecham por falta de apoio da Segurança Social

2 hours ago

Duas residências autónomas da Cerci de Braga, com dez utentes, vão encerrar colocando oito empregos em risco. O apoio prometido em fevereiro pela ministra Ana Mendes Godinho nunca chegou.

Sociedade

Pessoas com mobilidade reduzida enfrentam dificuldades no acesso ao transporte ferroviário

7 hours ago

É necessário pedido com um mínimo de 6h de antecedência para comboios com partida após as 12h. Para comboios com hora de partida até às 11h59, o pedido deverá ser efetuado até às 20h da véspera. Em algumas estações não é possível embarcar ou desembarcar e noutras existem restrições horárias.

Ambiente

Seca severa que afeta a Europa continua a agravar-se

9 hours ago

Com 45% do território da União Europeia em aviso de seca e 15% sob alerta, o The Guardian traça um retrato daquilo que poderá ser “o novo normal”. O jornal retrata ainda este flagelo através de fotos impressionantes, em que Portugal também merece destaque.

Opiniões

Pachorra para reformas estruturais

Elisa Ferreira será a mais consistente das escolhas indicadas por Portugal para a Comissão Europeia, mas, mesmo assim, a sua recente entrevista passou despercebida. Pouca gente a quer ouvir. No entanto, o que disse é um alerta solene: os fundos europeus vão acabar.

De promessas está o inferno cheio

A Graciosa faz jus ao nome que lhe foi atribuído! Uma ilha pequena em tamanho, mas grande na sua graciosidade. De boas gentes! Boa mesa! Excelente oferta de zonas balneares! No entanto, esta ilha padece de males vários, tal como as restantes ilhas mais pequenas da nossa região.

Tirem as mãos do Litoral Alentejano!

Mesmo o branqueamento da propaganda não consegue esconder uma região em perigo, uma terra onde os processos acelerados de destruição ambiental servem apenas o lucro, deixando para trás a degradação social, a precarização do trabalho e os restos de uma natureza outrora paradisíaca.

Alta Voz

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

9 August

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de July

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de July

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 August

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de July

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de July

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 June

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de July

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

9 August

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de June

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de June

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.