A Cimeira da NATO está marcada para os próximos dias 29 e 30 de junho, em Madrid. A par da resposta à guerra na Ucrânia, discutir-se-á o alargamento da Aliança, a extensão do seu papel e da sua área de influência e intervenção, nomeadamente no que respeita ao Indo-Pacífico. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier, Gilbert Achcar, Luís Fazenda, Étienne Balibar, Silvia Federici, Michael Löwy e Marcello Musto, Anuradha Chenoy, José Manuel Pureza, Michael Klare, Vijay Prashad e Daniele Ganser traçam-nos um retrato do que é a NATO, explicam-nos o que estará em cima da mesa na Cimeira dos próximos dias 29 e 30 de junho e alertam-nos para os perigos que o mundo enfrenta mediante o reforço do poder e da presença da Aliança Atlântica.

Ler Mais

Mariana Mortágua: “Melhorar as condições de trabalho é condição para aumentar a produtividade”

3 hours 13 min ago

Nesta entrevista, Mariana Mortágua fala sobre o panorama económico nacional, a integração na União Europeia, o aumento das desigualdades e a guerra na Ucrânia. Por Jorge Tabuada.

Catarina Martins este sábado no roteiro climático - foto esquerda.net
Ambiente

Oceanos: Bloco desafia Governo a declarar 30% do mar português como área protegida

25 de June

Bloco começou hoje o roteiro climático. Catarina Martins propôs também que o Governo faça uma moratória sobre a mineração em alto mar.

Internacional

EUA: Supremo reafirma direito ao porte de arma em público

33 min ago

A decisão dos juízes norte-americanos deve obrigar a mudanças nas leis dos estados que tentam restringir a posse de armas de fogo.

Ambiente

Marcha Azul pelo Clima vai exigir medidas para proteger oceanos

2 hours ago

Enquanto decorre em Lisboa a Conferência do Oceano das Nações Unidas, o Parque das Nações será palco de ações de denúncia toda a semana. O ponto alto é a Marcha Azul pelo Clima no dia 29 de junho.

Sociedade

Festival nepalês Bhume Naach: Não só o Rock in Rio traz música e cor à Bela Vista

5 hours ago

No passado domingo, dia 19 de junho, o parque da Bela Vista, em Lisboa, acolheu um dos festivais celebrados pelo povo Kham Magar, do Nepal. Trata-se de uma celebração à Terra, à Natureza, que é considerada a mãe e protetora que fornece abrigo, alimento e sustento para todos. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Bloco de Santo Tirso propôs a alteração do nome da rua do Dr. Oliveira Salazar para o de Rosinda Teixeira. O PS votou contra a recomendação do Bloco, rejeitando-a, e o PSD absteve-se
Política

Santo Tirso: PS rejeita mudança de nome de rua de Oliveira Salazar para Rosinda Teixeira

8 hours ago

O Bloco de Esquerda propôs a alteração na Assembleia Municipal, mas foi rejeitada pelos votos contra do PS e a abstenção do PSD. Note-se que Rosinda Teixeira foi assassinada, em maio de 1976, num atentado da rede bombista da extrema-direita.

Opiniões

Melhorar o Serviço Nacional de Saúde

Os problemas estão mais que diagnosticados. Défice imenso de profissionais com vínculo estável ao SNS, com carreiras paralisadas ou desrespeitadas, tudo a convidá-los e aos doentes a irem para um setor privado agressivo, ficando o SNS como retaguarda para o que é difícil e para os pobres.

A inflação, crime no Expresso do Ocidente

O trabalho tem vindo a perder e a inflação é a prova do poder do capital, explicam economistas da Reserva Federal. Se conhecessem o Governo, saberiam como o monetarismo impôs a sua lei.

Os ventos reacionários que sopram dos EUA

Cabe-nos vigiar os direitos conquistados, porque o que não faltam por aí são resquícios trumpistas, sobretudo no que toca aos direitos de género.

Os Cantos da Casa

Cristina Branco n'Os Cantos da Casa

25 June

Cristina Branco ― Amoras numa tarde de Outono, 2022.

Cantigas de Maio ― Cantigas de Maio, 2022.

GNR ― Psicopátria, 1986.

Filipe Raposo ― Øbsidiana, 2022.

Orblua ― Finisterra, 2021.

Edição nº 373,de 24 de junho de 2022

Alta Voz

Colapso contagioso, por George Monbiot

21 June

O sistema alimentar global está com mais problemas do que pensamos. Precisamos urgentemente de diversificar a produção, quebrar o domínio das grandes empresas e especuladores financeiros, criar sistemas de segurança alternativos e introduzir capacidade de reserva, defende George Monbiot neste artigo lido por Carlos Carujo.

Cultura

Ana de Castro Osório e a educação no combate à subalternidade das mulheres

18 de June

Nos 150 anos do nascimento desta feminista, ativista, escritora, jornalista, editora e conferencista, destacamos o seu papel pioneiro da literatura infantil em Portugal. Artigo de Ana Alcântara.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 June

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Internacional

Nascimento e morte do "mundo russo": uma história do conceito

13 de June

Hoje, este conceito é uma pedra angular para justificar a guerra contra a Ucrânia e negar a toda a nação o direito à existência. Qual é a história por detrás do conceito do "mundo russo" e como é que ele surgiu? Por Ilya Budraitksis.

Saúde

É preciso um "choque de investimento" para fixar profissionais no SNS

14 de June

Em entrevista à RTP2, a coordenadora do Bloco defendeu que falta vontade política para resolver a falta de médicos. "O que o Governo tem feito é incentivar os médicos a sair do SNS", aponta Catarina Martins.

Sociedade

Rostos de “pessoas à procura de uma vida digna” através da lente de Sarka Pereira

10 de June

Na semana passada, a sede da Solidariedade Imigrante acolheu uma exposição de fotografias de Sarka Pereira, produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” desta associação. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Ambiente

Roteiro pela Justiça Climática arranca este sábado

24 de June

Iniciativa do Bloco vai percorrer todo o país nos próximos meses para denunciar crimes ambientais e apresentar propostas para combater a crise climática. Primeira etapa é em Lisboa.

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de June

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

1093199684614276

parlamentos

Pedro Filipe Soares apresentou a iniciativa do Bloco de Esquerda que pretende alterar a Lei da Nacionalidade. Para o partido é de "injustiça inaceitável" que haja muitos filhos de imigrantes que, apesar de aqui terem nascido, continuam sem aceder à nacionalidade portuguesa.

Agenda

26 June

Mais informações
Lisboa, LuCa - Teatro Luís de Camões, 10h30

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Mais informações
Setúbal, Capela São Luís da Serra, 12h00

Mais informações
Caldas da Rainha, do Skatepark para a Praça da Fruta, 16h30. 

Dossier

A coligação de esquerda e o seu projeto de rutura com o liberalismo esteve no centro das legislativas francesas. Do outro lado, Macron promete um liberalismo ainda mais feroz em nome da estabilidade e Marine Le Pen perdeu protagonismo mas a extrema-direita continua à espreita de oportunidades. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais
Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de June

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.