Invasão do Iraque: há 20 anos a direita portuguesa quis ficar na foto da guerra

19 de March

A invasão do Iraque começou numa madrugada há exatamente 20 anos. Seguindo os EUA, a direita portuguesa no governo jurava que existiam “armas de destruição maciça” no país e hospedou a cimeira da guerra. Passado este tempo, a narrativa está desmontada e os pormenores esquecidos. Mas o Iraque continua mergulhado na instabilidade.

O “Hotel Califórnia” açoriano

O governo dos Açores e a maioria que o vai suportando, com ou sem acordos, são uma versão voluntária de “Hotel Califórnia” cantado pelos Eagles: rasgas o acordo quantas vezes quiseres, mas na verdade nunca te vais embora.

Política

Estudantes boicotam inauguração de residência de luxo com Moedas

2 min ago

O autarca lisboeta inaugurou uma residência para estudantes com quartos entre 700 e 1.100 euros mensais. Federação Académica de Lisboa recusou convite para participar.

Trabalhadores resgatados de "situação análoga à escravidão". Foto do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul/Facebook.
Internacional

As vinhas da barbárie

1 hour ago

215 trabalhadores foram encontrados em situação próxima da escravatura em Bento Gonçalves, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, a trabalhar na colheita de uvas e abate de frangos. Israel Dutra mostra como a estrutura social brasileira articula formas de garantir, pela exploração do trabalho, os ganhos dos donos de terra e da ordem social vigente.

Internacional

Nem meninas nem escravas: trabalhadoras encurralam o gigante Inditex

2 hours ago

O homem mais rico do país menorizou a sua luta, mas venceram. As trabalhadoras da empresa dona da Zara impuseram um acordo salarial histórico depois de terem saído à rua. Mesmo onde Amancio Ortega parecia intocável. Por Camila Osorio.

Deputados da NUPES protestam contra a passagem da reformadas pensões sem votação no parlamento. Foto de CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA/Lusa.
Internacional

Decreto autoritário de Macron é viragem na luta

4 hours ago

No dia em que o parlamento francês vota a moção de censura a Macron, alinhamos primeiras lições e cenários imediatos para a mobilização contra a reforma da Previdência. A luta continua. A vitória é possível. Por Fred Borras.

Opiniões

Bares dos comboios – história da responsabilidade do Governo

Estes cerca de 130 trabalhadores estão numa situação muito preocupante: não receberam o salário de fevereiro, março continua uma incógnita e veem os seus postos de trabalho em causa. O Governo, através da CP, empresa que tutela diretamente, tem responsabilidade inequívoca sobre este drama.

Novíssimas

“As Novas Cartas Portuguesas” são mais do que uma critica à opressão feminina, uma vez que refletem sobre a luta de classes, a relação patrão- empregado, a exploração do homem pelo homem, a incoerência da moral. Uma obra que exprime uma consciência política.

Três truques mal contados na TAP

A TAP deu €110 milhões de lucro no verão passado, está a começar a poder pagar o adiantamento público e o Governo vai disso abdicar vendendo-a a uma empresa alemã, espanhola ou inglesa.

Os Cantos da Casa

Simantra Grupo de Percussão e Luís Figueiredo n'Os Cantos da Casa

18 March

Luís Figueiredo & Simantra Grupo de Percussão ― Mil pedaços, 2022.

Arrefole ― Arre, 2022.

Fernando Marques ― Suave, 1987.

Cabrita ― Cabrita, 2020.

Nuno Lanhoso ― Mitos e Nicolaus, 2022.

Edição nº 392, de 18 de março de 2023

Alta Voz

ChatGPT na ciência: as maravilhas e as ameaças

14 March

Esta ferramenta de inteligência artificial rapidamente passou a estar nas bocas do mundo e até seduziu alguns cientistas que a utilizam no seu trabalho. Mas outros denunciam os seus risco como explica Alessandra Monterastelli neste artigo lido por Carlos Carujo.

Internacional

Itália: cinco meses após a vitória da direita extrema

11 de March

Neste artigo, Fabrizio Burattini analisa o projeto de poder de Giorgia Meloni e os primeiros meses da governação da aliança da extrema-direita, mas também a crise em que a oposição continua mergulhada.

Mais Esquerda

Audição pública "Género e Igualdade Salarial"

12 March

Audição promovida pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República a 3 de março de 2023. Intervenções de Sara Falcão Casaca, Carla Tavares, Fátima Messias, Mafalda Brilhante, Anabela Rodrigues. Manuela Tavares, Tainara Machado e Alexandra Silva.

Quatro e Vinte

Supremo italiano anula condenação por autocultivo de canábis

4 March

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica europeia nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Política

Convenção do Bloco: duas moções apresentam-se ao debate

27 de February

Mariana Mortágua e Pedro Soares apresentaram as duas moções políticas que disputam a orientação e a direção do Bloco de Esquerda nos debates da XIII Convenção do partido, marcada para o final de maio.

Dossier

O salário de quem trabalha já não chega para garantir um teto. Perante a falta de medidas concretas do Governo para reverter este cenário, estão marcadas manifestações para o dia 1 de abril em Lisboa, Porto e Coimbra. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

20 March

Com a presença do autor, Juan Grabois. Apresentação de Mariana Mortágua. Ver anúncio. Ver biografia do autor.
Lisboa, Biblioteca do Palácio Galveias, Campo Pequeno, 18h30

Fotografias produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes. Mais informações
Lisboa, estações de metro de Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado, das 06h30 à 01h00.

Curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, com colaboração de Arnaldo Saraiva. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 14h00-18h00.

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de May

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.