Pesticidas nocivos nas frutas estão a aumentar e Portugal não é exceção

23 min 34 sec ago

Um estudo da Pesticide Action Network identificou a presença nas frutas e vegetais de 55 pesticidas que os países da UE deviam ter substituído desde 2011 por produtos menos nocivos para a saúde. Peras e maçãs produzidas em Portugal estão no topo da lista.

O bom-senso não paga a renda

O cenário da conversa é, digamos, uma loja de uma grande cadeia de vestuário. Três trabalhadores discutem sobre qual a hora a que devem entrar ao trabalho: aquela que está assente nos seus horários e contratos ― a de abertura da loja ― ou aquela a que todos, realmente, entram.

Política

PS chumbou todas as medidas para proteger rendimentos face à inflação

24 de May

No debate orçamental em especialidade esta terça-feira, José Soeiro sublinhou "a triste marca do primeiro Orçamento da maioria absoluta do PS".

Manifestação dos guardas-florestais - Foto da CGTP
Sociedade

Guardas-florestais realizam nova greve de 24 horas

1 hour ago

Os guardas-florestais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR) estão em greve nesta quarta-feira para reivindicar tabela remuneratória específica para a carreira e suplementos remuneratórios.

Internacional

Multinacionais entregam dividendos recorde aos acionistas

4 hours ago

No primeiro trimestre do ano, as 1.200 maiores empresas distribuíram mais de 280 mil milhões de euros pelos seus acionistas, um novo recorde mundial.

Apresentação do programa da NUPES, 19 de maio de 2022 - Foto França Insubmissa
Internacional

Esquerda francesa apresenta programa e desafia Macron

24 de May

Na passada quinta-feira, a NUPES, coligação da esquerda francesa, divulgou o seu programa para as legislativas de junho. Jean-Luc Mélenchon anunciou medidas como congelamento de preços, aumento do salário mínimo e reforma aos 60 anos com 40 de descontos.

Opiniões

Homossexuais: o retrato diabólico e doente

A ideia de que só alguns membros da sociedade com práticas alternativas às heterossexuais estavam sujeitos às demais doenças e vírus mortíferos, está ultrapassada. Mas, temos que lidar com atos e afirmações estruturalmente discriminatórias, mesmo vivendo em 2022.

Violência doméstica não é entretenimento

Está a decorrer, nos Estados Unidos, um julgamento que envolve duas figuras mediáticas: Johnny Depp e Amber Heard. Transmitido em direto, como se fosse um espetáculo, este processo deverá colocar-nos uma questão: por que razão optámos por não acreditar nas palavras da mulher?

Dois pesos, duas medidas

A indignação justa que o ocidente tem demonstrado ao longo deste período em que a Rússia tem cometido atrocidades no território ucraniano, é a indignação que faltou sempre aos média ocidentais para atrocidades cometidas pelas próprias potências ocidentais, noutros cantos do mundo.

Alta Voz

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

24 May

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Internacional

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de May

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 May

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Cabeças de lista da NUPES na apresentação da candidatura.
Internacional

NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de May

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 May

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 April

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de May

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

25 May

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Uma iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúba, com organização de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela, em parceria com a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias. Mais informações
Lisboa, Biblioteca do Palácio Galveias, 10h00-19h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sessão de encerramento. Mais informações
Lisboa, Projeto MoRAR, Hollywod Café - Mouraria, 19h00

Mais informações
Guimarães, Espaço Oficina na Avenida D. João IV, 1213, 21h30

Espetáculo integrado no Mimesis - Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra. Mais informações
Coimbra, Teatrão, 21h30

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.