You are here

Perseguição a sindicalistas, entrevista a Michael Löwy e visita ao Museu do Aljube | ESQUERDA.NET

Perseguição a sindicalistas, entrevista a Michael Löwy e visita ao Museu do Aljube

Vê aqui o novo programa Mais Esquerda, com uma reportagem sobre os trabalhadores de uma empresa de segurança privada perseguidos por serem sindicalizados, uma entrevista a Michael Löwy e uma visita guiada ao Museu do Aljube, em Lisboa.
Um grupo de seis trabalhadores que há anos que exerciam a profissão de segurança na Biblioteca da Câmara Municipal da Amadora, eram contratados pela Câmara por intermédio de uma empresa de outsourcing, a Prestibel. Quando aderiram a uma greve convocada pelo sindicato no final de outubro e a empresa soube que eram sindicalizados, começaram a ser perseguidos e, no final de novembro, a empresa anunciou, de um dia para o outro, que os ia transferir. Desde então, os trabalhadores estão em greve, exigem ser reintegrados e recebidos pela Presidente da Câmara Municipal da Amadora, que se recusa a reunir com eles.
 
Michael Löwy é um pensador marxista nascido no Brasil e radicado em França, que traça pontes entre o pensamento de tradição marxista, anarquismo, surrealismo, dedicando-se também ao ecossocialismo. Esteve em Portugal para uma série de debates e para o lançamento do livro “Utopias: Ensaios sobre Religião, Política e História”, uma coletânea de ensaios seus editados por José Neves. A entrevista, que aqui pode ser vista apenas em excerto, foi conduzida por Tiago Ivo Cruz e estará disponível na íntegra no esquerda.net.
 
O Museu do Aljube localiza-se numa antiga prisão onde eram detidos os presos políticos durante a ditadura, em Lisboa. O museu é dedicado à resistência em prol da liberdade e da democracia. O Mais Esquerda conheceu-o com uma visita guiada pelo seu diretor, o historiador Luís Farinha. Aqui pode ser visto um breve trecho da visita, que estará disponível no esquerda.net.