You are here

semana parlamentar 2016

Jornadas no Alentejo destacam proteção ambiental e valorização do território

May 15, 2016

As Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda decorreram nos dias 9 e 10 de maio, no Alentejo, precisamente seis meses depois de ter sido assinado o acordo para uma maioria parlamentar para formação de um Governo do PS.

Financiar colégios privados para decretar falência à escola pública?

May 8, 2016

O debate sobre Ensino Particular e Cooperativo marcou a semana parlamentar. A deputada Joana Mortágua recordou que, em Coimbra, "há, pelo menos 16 turmas financiadas pelos contribuintes a 80.500€ cada uma, enquanto 8 escolas públicas com salas de aula vazias podem e querem receber esses alunos".

"Numa democracia, é o contrato social que prevalece"

May 1, 2016

O Bloco apresentou 9 medidas para combater os paraísos fiscais, que foram entregues na Assembleia da República através de 7 diplomas, fazendo notar que “todos os grandes bancos portugueses têm aplicações offshore”.

“Deus e netos dos deputados derrubaram a presidente do Brasil”

April 24, 2016

A deputada Joana Mortágua, denunciando o que apelidou de “golpe contra um Governo democraticamente eleito”, descreveu o clima generalizado de favorecimento da compra de votos, de financiamento privado de partidos, de troca de favores e de corrupção no poder político protagonizado pelos autores desse mesmo impeachment.

De quantas falhas graves se faz a substituição de um Governador?

April 18, 2016

O Bloco questionou o primeiro-ministro sobre quantas mais falhas graves, depois das ocorridas na supervisão ao BES/Novo Banco e ao Banif, terá Carlos Costa que cometer para que seja substituído.

Continuação da saga “Donos Disto Tudo”

April 11, 2016

O Bloco de Esquerda não deixou que o escândalo dos "Panama Papers" se ficasse pelas notícias e marcou um debate de atualidade sobre os prejuízos sociais e económicos que os paraísos fiscais provocam.