Temos dez anos para reduzir metade das emissões de gases com efeito de estufa e responder à emergência climática. Para isso serão necessárias milhões de plantas autóctones e resilientes ao fogo para, juntamente com a descarbonização da economia, permitir alcançar a neutralidade carbónica. Artigo de Ricardo Vicente, publicado na revista Esquerda.
As portuguesas e os portugueses negros continuam a ter escolas, empregos e casas piores. Fazem maioritariamente parte dos trabalhadores mais pobres e é preciso assumir e atacar esse problema. Artigo de Bruno Góis, publicado na revista Esquerda.
O colonialismo continua vivo, sendo o racismo estrutural e institucional, intrínseco à sociedade capitalista, o seu maior legado. Artigo de Mariana Carneiro, publicado na revista Esquerda.
Pela pertinência e capacidade transformadora, os documentários de cinema ambiental merecem um novo estatuto. De magnitude de Aquarela à preocupação de Gunda, do russo Kossakovsky, passando pela doçura do candidato aos Óscares Honeyland até ao discurso de emergência de Joaquin Phoenix na sua noite de vitória. Artigo de Paulo Portugal, publicado na revista Esquerda.
A Constituição portuguesa estabelece o direito à saúde e à educação como direitos constitucionais, tendencialmente gratuitos. Porque não incluir o direito à mobilidade como um direito constitucional equivalente? Artigo de Heitor de Sousa, publicado na revista Esquerda.
Nos 150 anos do nascimento de Lénine, publicamos um texto do filósofo marxista Daniel Bensaïd (1946-2010), um dos dirigentes mais destacados do Maio de 68 e uma referência do pensamento marxista revolucionário do final do século XX. Publicado na revista Esquerda.
A ecofeminista boliviana Elizabeth Peredo fala das lutas sociais e da importância de "disputar ao capitalismo o seu discurso abrangente, mercantilizado e extrativista da alegria". Entrevista de Paula Sequeiros para a revista Esquerda.
O alargado consenso científico e a urgência da resposta climática significam que a pergunta não é se vamos agir. É como o vamos fazer e a quem estamos a responder. Artigo de Nelson Peralta, publicado na revista Esquerda.
Toda a gente quer viver mais, ninguém quer ser velho. Isto não precisa e não deve ser assim. Artigo de Gustavo Sugahara, publicado na revista Esquerda.
Por que razão deve o campo político da esquerda socialista resgatar socialmente o museu, estruturalmente visto como instrumento de opressão? Artigo de Luís Monteiro, publicado na revista Esquerda.
O ator, encenador, programador e ativista Mário Moutinho fala sobre o regresso aos palcos, a intervenção política e os seus projetos de divulgação sobre a história da transformação do teatro no Porto após o 25 de Abril. Entrevista publicada na revista Esquerda.
Fotogaleria de Paulete Matos com os trabalhadores imigrantes nas explorações agrícolas no distrito de Beja, acompanhada das palavras de Alberto Matos, dirigente da Solidariedade Imigrante naquela região.
O poder das redes sociais já compete com o do poder político e a informação tóxica alimenta o populismo fascizante. A luta pela liberdade e diversidade de pensamento passa por encontrar saídas para a crise que a imprensa atravessa. Artigo de Diana Andringa na revista Esquerda.
O pediatra mais lido do país lançou um livro sobre o impacto da espiral trituradora do ritmo de vida moderno na vida dos pais apressados e dos filhos stressados. Nesta entrevista, fala da escola, dos tempos livres e da tecnologia ao alcance das crianças. E conclui que “a escola precisa de uma revolução cultural” Entrevista de Joana Campos a Mário Cordeiro, publicada na revista Esquerda.
O sociólogo Julio Calzada dirigiu a Junta Nacional de Drogas durante a implementação do modelo de regulação da canábis. Diz que a aplicação da legalização no Uruguai “foi um êxito”, mas deixa críticas à falta de proatividade do atual governo do país em solucionar algumas das dificuldades na implementação do sistema. Entrevista de Luís Branco a Julio Calzada Mazzei, publicada em fevereiro na revista Esquerda.
É conhecida como a “marijuana czar” do Colorado. Nomeada em julho de 2018 para coordenar a política de canábis do governo do Estado, esteve envolvida enquanto vice-diretora na coordenação da política para a canábis desde 2014, quando abriram as primeiras lojas legais. Entrevista de Luís Branco a Dominique Mendiola, publicada na revista Esquerda.
Ao contrário de outros países, o debate sobre a Uber em Portugal não deu a mesma atenção no plano legal aos problemas do emprego e condições de trabalho, centrando-se sobretudo na questão da concorrência desleal. Texto de Maria da Paz Campos Lima para a revista Esquerda.
"Ainda me recordo das feições de todas elas. Se fechar os olhos, consigo ouvir-lhes as gargalhadas. Tenho o dom de pôr as pessoas a rir, mesmo nas situações mais trágicas. Evidentemente, nos últimos tempos, já não riam; nem sequer me olhavam." Conto de Gabriela Ruivo Trindade publicado na revista Esquerda.
"Relvas tinha um talento invulgar, irrequieto, prodigioso: um traço e uma marca reconhecíveis à distância, uma cultura incomum. Era um pesquisador frequentemente obsessivo de cada pormenor que desenhava. E era sobretudo um criador voraz de episódios e situações e personagens, crónica voraz dos dias em que fomos felizes, mas também dos outros." Artigo de Viriato Teles publicado na revista Esquerda.
A perda de energia transformadora da esquerda “tradicional” não pode justificar qualquer recuo que abandone a luta pela convergência de identidades abrangentes na luta popular. Artigo de Francisco Louçã publicado na revista Esquerda.
Sob o pontificado de Francisco, a possibilidade de diálogo entre a esquerda socialista e o cristianismo parece ter ganho um estatuto de alguma “naturalidade”. O que já foi um campo interdito por anátemas mútuos parece ter passado a ser uma possibilidade sem estranheza demasiada. Artigo de José Manuel Pureza publicado na revista Esquerda.
"Com o levantar da cabeça de um racismo normalmente escondido por detrás do orgulho histórico, tudo pode mudar se o invisível, como parece estar acontecer, se der a ver." Texto de Luís Trindade publicado na revista Esquerda.
O ódio não nasce com as pessoas. Cria-se, forma-se, educa-se, socializa-se, propaga-se e ativa-se. Artigo de João Teixeira Lopes para a revista Esquerda.