You are here

Resistências anti-Trump

Vigília de solidariedade em Ciudad Juarez, México, pelas vítimas do massacre de El Paso, Texas, 3 de agosto de 2019. Foto: Rey Jauregui/EPA/Lusa.

Massacres nos EUA relançam debate sobre violência de extrema-direita

August 5, 2019

Tiroteios nos EUA este fim de semana deixaram dezenas de mortos e relançaram debate sobre a violência de extrema-direita no país e não só. Um dos atiradores alegadamente justificou o seu ato como uma resposta à "invasão hispânica do Texas".

Como sabotar a marca “Donald Trump”

April 18, 2017

Instituições baseadas na construção de uma marca forte – o que implica o cumprimento de uma “promessa” feita aos clientes – passam por sérias dificuldades quando essa promessa parece ter sido quebrada, desgastando a imagem das empresas. Por Naomi Klein.

Instalação de Shia LaBeouf, por Justin Lake, EPA/Lusa

Arte de resistência a Trump obrigada a sair dos EUA

March 24, 2017

Atos de violência de grupos de extrema-direita à instlação de Shia LaBeouf obrigaram a sucessivas relocalizações, agora para fora dos EUA. 

A comunidade científica vai sair à rua para protestar contra as restrições que Trump quer impor à investigação científica. Foto Alek.S/Flickr

EUA: Investigadores vão sair à rua contra a visão “anticientífica” de Trump

February 21, 2017

A defesa da ciência e a partilha pública das investigações que Trump está a tentar proibir, estão na origem de uma manifestação que a comunidade científica norte-americana vai organizar no próximo dia 22 de abril, nos Estados Unidos.

Polícia pede ao Facebook dados sobre manifestantes anti-Trump

February 8, 2017

A polícia de Washington ainda tem os telefones apreendidos às mais de 200 pessoas detidas no dia da posse de Donald Trump.

Foto do site Carta Maior

100 empresas entregam parecer jurídico contra ordem anti-imigrantes de Trump

February 7, 2017

Com a Apple, Facebook, Google e Microsoft à cabeça, o documento argumenta que a ordem executiva de Trump é ilegal. 

Resistência anti-Trump irá falhar se não rejeitarmos os Democratas do sistema

February 6, 2017

Não podemos vencer se estivermos presos a gerações de dirigentes impopulares do Partido Democrata. Artigo de Bhaskar Sunkara.

Donald Trump sofreu um revés nas suas políticas racistas contra a imigração

EUA: Juiz federal suspende proibição de entrada de imigrantes

February 4, 2017

A suspensão temporária de proibição de entradas de cidadãos de sete países nos Estados Unidos foi suspensa temporariamente por um juiz federal de Seatle e tem efeitos em todo o território.

“Quem se calar é cúmplice da perseguição de Trump”

February 3, 2017

Horas depois do parlamento ter chumbado o voto do Bloco a condenar a política de Trump, Catarina Martins reuniu com a comunidade islâmica da Tapada das Mercês e defendeu uma lei da nacionalidade que reflita a diversidade de que Portugal é feito.

Canadá: Centenas saem à rua contra políticas anti-imigrantes de Trump

January 31, 2017

Centenas de manifestantes protestaram esta segunda-feira junto ao consulado dos Estados Unidos em Toronto, contra a nova política de imigração aprovada na sexta-feira pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Canadá responde a Trump: Refugiados são bem-vindos no país

January 30, 2017

Reagindo à proibição da entrada de cidadãos de sete países nos EUA, o primeiro ministro Justin Trudeau escreveu no twitter que acolherá os refugiados no Canadá.

Preparem-se para o capitalismo do desastre de Trump

January 29, 2017

A resposta ao furacão Katrina é o modelo do capitalismo do desastre que se alinha perfeitamente ao histórico de Trump como homem de negócios. Artigo de Naomi Klein, no Intercept.

Proibição de Trump lança confusão e protestos nos aeroportos

January 28, 2017

Medida afeta também meio milhão de pessoas que já vivem legalmente no país. Entre os barrados nos aeroportos estão refugiados com visto e um intérprete iraquiano que serviu o exército dos EUA em Mossul.

Os responsáveis pelo processo pretendem que  Trump seja proibido de receber pagamentos de governos estrangeiros. Foto de Michael Reynolds/EPA/Lusa.

Trump processado por violar a Constituição

January 24, 2017

Um grupo de advogados apresentou uma ação judicial contra Donald Trump, acusando-o de violar a Constituição ao receber pagamentos de Governos estrangeiros através das empresas imobiliárias de que é proprietário.

Milhões de pessoas marcharam em mais de 80 países contra Donald Trump

January 21, 2017

A adesão à Marcha das Mulheres foi massiva em Washington, com mais de meio milhão de pessoas a invadir o centro da cidade. A iniciativa estendeu-se a mais de 670 cidades de todo o mundo.

Milhares de pessoas protestaram em Nova Iorque contra Donald Trump

January 20, 2017

Cerca de 25 mil pessoas, entre as quais o realizador Michael Moore, os atores Robert De Niro, Mark Ruffalo e Alec Baldwin, e a cantora Cher, juntaram-se à iniciativa que lançou uma campanha de cem dias de "resistência pacífica" contra a administração Trump.

Portugal adere este sábado à iniciativa internacional “Marcha das Mulheres”

January 17, 2017

Um dia após a tomada de posse de Trump, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga marcham para “Parar o assédio e construir a igualdade”: “Nem lá, nem cá, permitiremos a trumpização das nossas vidas”. #NãoSejasTrump

A contestação a Donald Trump vai aumentar na semana da sua tomada de posse. Foto de Q. Sakamaki- The Villager

Donald Trump enfrenta vaga de protestos

January 15, 2017

O racismo, a xenofobia e o desrespeito pelas mulheres, estão na origem de várias ações de protesto que irão decorrer quando Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood apoia críticas de Meryl Streep a Trump

January 12, 2017

A organização sublinha estar ao lado da atriz na “defesa da liberdade de expressão”. Durante o seu discurso anti-Trump, Streep afirmou que “vamos precisar dos jornalistas para seguir adiante, e eles vão precisar de nós para proteger a verdade”.

O discurso anti-Trump de Meryl Streep nos Globos de Ouro

January 9, 2017

A atriz lembrou o episódio da humilhação feita por Donald Trump a um jornalista portador de deficiência física para pedir apoio ao trabalho do Comité de Proteção de Jornalistas.