You are here

Nem sanções Nem chantagem

As principais vítimas desta deriva punitiva são os países do sul, vergados a políticas de austeridade extremas que provocaram uma regressão social devastadora.

Sanções: O rolo compressor da chantagem política

December 30, 2016

Quando a Comissão Europeia (CE) “aprovou” o Orçamento do Estado de Portugal para 2017, embora com avisos de que iria manter uma vigilância apertada sobre o mesmo, já tinha deixado um historial de ameaças sobre imposições de sanções que acabaram por se tornar num dos assunto do ano.

“Discricionariedade e chantagem permanente" são as únicas regras da Comissão Europeia

November 16, 2016

“Quem tem o direito e o dever de aprovar o Orçamento do Estado é a Assembleia da República, não é a CE”, lembrou Marisa Matias.

Bruxelas afasta sanções mas mantém chantagem

November 16, 2016

Fundos estruturais não serão congelados e Procedimentos por Défice Excessivo deverão ser suspensos. Comissão Europeia dá luz verde ao Orçamento mas avisa que Portugal se mantém sobre vigilância e que o OE'2017 ainda corre "risco de incumprimento".

Líder do Bundesbank diz que Europa é demasiado permissiva com Portugal

August 4, 2016

O presidente do banco central alemão, Jens Weidmann, criticou a Comissão Europeia por cancelar as sanções a Portugal e Espanha, defendendo que "a violação das regras tem de ter consequências".

“Cancelamento da multa mostra que vale a pena defender o país”

July 29, 2016

“Portugal não ganha por jogar pelas regras, Portugal ganha por defender a dignidade de quem aqui vive e por não ceder à pressão”, defendeu Catarina Martins, alertando que, daqui até ao Orçamento do Estado, “todos os dias virá uma qualquer notícia a tentar convencer que, face à pressão da Europa, o único caminho é empobrecer”.

Desiludido por não existir multa, Dijsselbloem ameaça Portugal: “ainda estão em perigo”

July 28, 2016

O presidente do Eurogrupo manifestou esta quinta-feira desapontamento pela proposta da Comissão Europeia para não serem aplicadas quaisquer sanções a Portugal e a Espanha e deixou a chantagem no ar: “ainda estão em perigo”.

“Esta decisão é a derrota de todos aqueles que em Portugal e na Europa tudo fizeram para que o país fosse alvo de sanções", declarou Pedro Filipe Soares - Foto de Paulete Matos

Sanções: Cancelamento de multa é “positivo”, falta “vencer a batalha”

July 27, 2016

Pedro Filipe Soares, em declaração sobre a decisão da CE de cancelar a multa a Portugal e Espanha, considera que é “um passo positivo” e lembra que “teremos em setembro um debate difícil”.

“O Governo tem todo o apoio do Bloco para contestar o processo de sanções"

July 26, 2016

Catarina Martins reafirmou nesta terça-feira que o processo das sanções a Portugal é “ilegítimo” e realçou que “o governo deve utilizar todos os meios”, incluindo o recurso aos tribunais, contra o processo de sanções.

"Dados positivos de execução orçamental são mais um fator para recusar sanções"

July 25, 2016

Catarina Martins afirmou que os dados da execução orçamental do primeiro semestre do ano são mais um fator para Portugal rejeitar a chantagem da União Europeia e a imposição de sanções por défice excessivo.

"Comissão Europeia quer sabotar o acordo à esquerda"

July 23, 2016

Catarina Martins reagiu à notícia da proposta de imposição de sanções da Comissão Europeia a Portugal, afirmando que "fica cada vez mais claro, à medida que o processo das sanções se desenrola, o fanatismo e completa irresponsabilidade da Comissão Europeia".

Comissão Europeia indica fundos estruturais que pode cortar com sanções

July 23, 2016

Bruxelas quer impor como sanção contra défice excessivo a suspensão de 16 fundos estruturais em Portugal e 33 no Estado espanhol.

Cartaz "Um país não se vende" - Foto de Paulete Matos

AM de Lisboa aprova por unanimidade moção contra sanções ao país

July 21, 2016

No documento proposto pelo Bloco de Esquerda, sublinha-se que a mera possibilidade de impor sanções afigura-se “infundada, injusta, incompreensível e contraproducente”.

Sanções a Portugal são “uma chantagem e um ataque”

July 16, 2016

Catarina Martins defende que o processo de aplicação de sanções a Portugal por défice excessivo é “arbitrário, discricionário, injusto e ilegítimo”, sendo “a prova de uma liderança europeia fraca e incapaz de resolver quaisquer dos problemas”.

“Este é o momento de o PS reconhecer que esteve mal ao apoiar o Tratado Orçamental”

July 15, 2016

Catarina Martins desafiou, esta quinta-feira em Alcobaça, o “PS a reconhecer que esteve mal ao apoiar o Tratado Orçamental” e defendeu que o Governo deve iniciar o caminho para a sua desvinculação.  

“Há um tratamento discricionário e arbitrário contra o nosso país”

July 14, 2016

Catarina Martins considera que o processo de sanções é uma chantagem que está a ser feita para pressionar o próximo Orçamento do Estado e nesse sentido considerou que Portugal se deve bater pelo encerramento das mesmas.

GUE/NGL condena castigo a Portugal e Espanha

July 13, 2016

O grupo parlamentar europeu que integra o Bloco e o PCP reagiu à reunião do Ecofin que abre caminho às sanções por incumprimento do défice do ano passado. “A UE está determinada em destruir o que sobra do projeto europeu”, diz Marisa Matias.

“O processo das sanções é um ataque à democracia”

July 13, 2016

Catarina Martins afirmou em Coimbra que o processo de sanções “quer atacar a escolha democrática do nosso país de uma maioria parlamentar para parar o empobrecimento”. Salientando que é um processo “que ainda não acabou”, a coordenadora do Bloco defendeu que a prioridade é parar esse processo e que “é essencial que ninguém desista perante tanta chantagem”.

“Acabou o tempo de Portugal ser a cobaia da Comissão Europeia”

July 12, 2016

A hipótese em aberto das sanções a Portugal exige um consenso de todo o país para rejeitar a humilhação, defendeu a deputada bloquista Mariana Mortágua.

Os sancionalistas

July 10, 2016

Os sancionalistas usam um pin da bandeira portuguesa na lapela. Quando um governante alemão mente em público para atiçar os especuladores contra Portugal, o sancionalista compreende.

“Não desconhecemos as pressões que existem para que este processo [de sanções da Comissão Europeia a Portugal e a Espanha] se vá arrastando e com isso haja uma tentativa de limitar as opções orçamentais em Portugal", afirmou em conferência de imprensa Catarina Martins

“Apesar das pressões, há espaço para continuar a recuperação de rendimentos”

July 9, 2016

No final da reunião da Mesa Nacional, Catarina Martins afirma que o Bloco está “preocupado com a pressão europeia que está a ser feita sobre o nosso país”, aponta que o “Tratado Orçamental que condensa os mecanismos de sanções deve acabar” e defende que, apesar das “pressões”, há possibilidade de a “maioria parlamentar fazer aquilo com que se comprometeu fazer junto dos eleitores”.

O FMI pressiona a Comissão Europeia para impor sanções a Portugal e Espanha

FMI pressiona para sanções a Portugal e Espanha

July 8, 2016

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, o FMI reconhece que a Europa está numa “encruzilhada”, mas não reconhece o falhanço das políticas austeritárias e defende a mesma política “sem complacência” e com “mão forte”. Assim, pressiona a Comissão Europeia para impor sanções a Portugal e Espanha e diz que a CE falhou ao não sancionar a França e a Itália.

CGTP rejeita “atitude colonialista” das sanções a Portugal

July 7, 2016

Reagindo à abertura do processo de sanções por parte da Comissão Europeia, Arménio Carlos diz que a decisão “descredibiliza a União Europeia e as suas instituições”.

“Sanções são um ataque a Portugal”

July 7, 2016

Catarina Martins interveio no debate do estado da nação com o Primeiro Ministro, onde questionou António Costa sobre se o governo se comprometeu com alguma medida de austeridade e o que fará para travar o processo de sanções. Notícia atualizada às 18h45.

“Bloco é força para combater a chantagem europeia”

June 5, 2016

Pedro Filipe Soares afirmou neste domingo que o Bloco de Esquerda é uma “força para combater a chantagem europeia sobre o país”.