You are here

Jogos Olímpicos do Rio 2016

O milagre português ou como produzir campeões sem fazer desporto

August 22, 2016

E felizmente, acabou. A Telma ficou-se pelo bronze, os da canoagem ficaram presos nas algas, o Évora e a Mamona não saltaram para o pódio, o miúdo (que ninguém conhece) que é campeão europeu de Taekwondo (que ninguém sabe o que é) só ganhou a medalha de lata atribuída por um jornal desportivo português. Por Vasco da Rocha.

As crianças campeãs das olimpíadas da periferia do Rio

August 15, 2016

Longe dos holofotes mediáticos e da pressão das vitórias, as crianças da periferia do Rio de Janeiro também têm os seus Jogos Olímpicos graças a um projeto que recria um evento que não podem viver de perto devido à fronteira imposta pela pobreza. Por Laura Bonilla/AFP.

 

Jogos Olímpicos ou Jogos da Exclusão?

August 5, 2016

Na véspera da abertura da Olimpíada, Comité Popular divulga mapa dos despejos da população (77 mil pessoas), dos crimes ambientais e da militarização da cidade que marcam o projeto olímpico do Rio de Janeiro. Por Luís Leiria.

Sabia que sede olímpica do Rio foi local de tortura e morte?

August 4, 2016

As instalações militares de Deodoro, zona norte do Rio, vão abrigar o basquetebol, o hóquei, o hipismo, o tiro e outros desportos olímpicos. Mas as suas dependências já receberam presos políticos que foram presos, torturados e mortos por lá.

“Vila Autódromo foi alvo de assédio contínuo: despejos, violência, intimidação. Maioria das 600 famílias foi removida para regiões distantes ou recebeu indemnizações insuficientes para comprar outra casa”

A Vila Olímpica e a Vila Autódromo

August 3, 2016

O legado olímpico, para os mais pobres, são remoções, especulação imobiliária, militarização da cidade. Não adianta tapar os derrames da Vila Olímpica. A face real dos Jogos é a Vila Autódromo. Por Guilherme Boulos

A Vila Olímpica ainda não está concluída, poucos dias antes do início dos Jogos - Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Brasil: Selecionador de futebol contra realização da Olimpíada no país

July 29, 2016

Rogério Micale critica gastos bilionários num país “com tanta gente morrendo e desempregada”. Construtura Odebrecht repete o que aconteceu no Mundial e não conclui Vila Olímpica no prazo. Por Luis Leiria.

“O Rio de Janeiro tornou-se uma cidade-espetáculo gerida por empreiteiras”

July 23, 2016

A duas semanas da abertura dos Jogos Olímpicos, publicamos uma entrevista ao deputado estadual do PSOL Marcelo Freixo, que critica o modelo de reurbanização da cidade. Entrevista de Miguel Martins, para a Carta Capital.

Jogos Olímpicos carregados de tensão

July 14, 2016

Os números são astronómicos: 10 mil atletas, de 206 diferentes nações. Mas também há problemas que dão um ar de tensão ao evento. Por Eric Nepomuceno, para o Página/12.

“Um bilhão de dólares e tudo continua imundo”, diz uma faixa na praia da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde acontecerão várias competições náuticas dos Jogos Olímpicos e cuja descontaminação é uma promessa não cumprida. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Jogos Olímpicos acentuam desequilíbrios

July 13, 2016

O plano olímpico agrava os desequilíbrios do Rio, ao concentrar os investimentos na Barra da Tijuca, uma equivocada expansão urbana para o oeste, iniciada nos anos 1970, com “elevados investimentos em túneis, estradas e viadutos, em um circuito especulativo de altos custos sociais”. Por Mario Osava, da IPS.