You are here

Europeias 2014

"Enche-nos de orgulho a representação que a Marisa fará no PE"

May 26, 2014

Declaração da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, na noite eleitoral das Europeias 2014.

Catarina Martins confirma eleição de Marisa Matias

May 25, 2014

Com a contagem dos votos praticamente terminada, Catarina Martins confirmou a eleição de Marisa Matias. Ainda que sublinhando que o “resultado obtido não foi aquele pelo qual lutámos”, a coordenadora nacional do Bloco frisou que "a representação que a Marisa fará no PE enche-nos de orgulho".  A dirigente bloquista felicitou ainda a CDU, PS e MPT pelos resultados alcançados.

Continuaremos o nosso trabalho, sem traições, disse Marisa Matias. Foto de Paulete Matos

“Continuaremos a dar muito trabalho à direita no PE”

May 25, 2014

Marisa Matias diz que o Bloco de Esquerda conseguiu o seu principal objetivo, ao manter a representação no Parlamento Europeu, mas reconhece que não teve um bom resultado por não ter conseguido a eleição do segundo eurodeputado. O Bloco manifestou preocupação com o crescimento da extrema-direita na Europa, mas congratulou-se com o crescimento do Partido da Esquerda Europeia.

“Pela primeira vez, a direita unida obtém menos de 30% dos votos”

May 25, 2014

Reagindo às primeiras projeções das eleições europeias em Portugal, a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, frisou que, a confirmarem-se estes resultados, existem duas notas a reter: “o Bloco continuará a ter voz no Parlamento Europeu”, e, pela primeira vez, “a direita unida obtém menos de 30% dos votos”.

“De Pé, porque queremos mesmo que este país se levante contra a austeridade”

May 23, 2014

Marisa Matias acusou o governo de estar de joelhos, “prostrados face aos interesses financeiros, face aos interesses alemães” e apelou ao voto no Bloco de “todos e todas que votaram no PSD e no CDS e se sentiram traídos” e “das pessoas que votaram no PS e veem o seu socialismo morrer cada vez que Seguro ou Assis abrem a boca”. A concluir, a eurodeputada declarou: “Este é o tempo em que não podemos negar o que de mais evidente deve existir em democracia, a dignidade!”.

Jantar de encerramento da campanha no Porto

May 23, 2014

Intervenções de José Soeiro, Ana Luísa Amaral, João Teixeira Lopes, Luís Fazenda, João Lavinha, Catarina Martins e Marisa Matias na Alfândega do Porto.

Diário de campanha: Grândola Vila Morena

May 23, 2014

A campanha do Bloco esteve com as pessoas. Este vídeo junta imagens das duas últimas semanas na estrada com o piano e a voz de Carlos Mendes no jantar da candidatura em Almada.

A bordo da "Emigrates Airlines"

May 23, 2014

Quando chegou ao Governo, Passos Coelho apontou aos jovens a porta da emigração. Esta ação de rua do Bloco de Esquerda no Porto leva-nos a bordo da "Emigrates Airlines".

Diário de campanha: João Lavinha em Conímbriga

May 23, 2014

O candidato independente João Lavinha visitou o campo arqueológico de Conímbriga e defendeu mais autonomia técnica e administrativa para a sua gestão.

"Se temos investigadores de qualidade para a Alemanha, também são de qualidade para Portugal"

May 23, 2014

Marisa Matias visitou o Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto, onde denunciou o corte de 75% no financiamento nos últimos anos à instituição que é muito procurada para formar investigadores para trabalhar na Alemanha. 

Marisa Matias denuncia despedimentos ilegais na fábrica de calçado Lunik

May 23, 2014

A candidata do Bloco ao Parlamento Europeu esteve esta sexta-feira com as trabalhadoras despedidas da Lunik, à porta da fábrica em Santa Maria da Feira. A empresa diz que só vai pagar indemnizações a partir de janeiro, fracionando-as ao longo de dez anos.  

Diário de campanha: Reunião com o STAL em Aveiro

May 23, 2014

Marisa Matias reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local em Aveiro, onde denunciou o ataque aos serviços públicos, os despedimentos dos trabalhadores das autarquias e a imposição das 40 horas semanais, resultantes das imposições europeias.

"Deve haver solidariedade entre os países periféricos da Europa"

May 23, 2014

Manuel Carlos Silva, sociólogo da Universidade do Minho, explica as razões da sua candidatura enquanto independente nas listas do Bloco de Esquerda e sublinha a necessidade das convergências à esquerda para travar a austeridade e o domínio do capital financeiro

“Vamos cortar os votos aos que cortaram salários e pensões”

May 23, 2014

Marisa Matias acusou PS e PSD de terem feito uma campanha de “birras quezilentas” para afastarem as pessoas destas eleições europeias. E desafiou os que pensam abster-se a protestar nas urnas, “cortando onde mais dói ao Governo: nos votos”. João Semedo, Shahd Wadi, Fabíola Cardoso e Jose Manuel Pureza também falaram neste comício em Coimbra, onde Alfredo Barroso veio apelar ao voto no Bloco no próximo domingo.

Alfredo Barroso: “PS tem medo de enfrentar a censura da direita europeia”

May 23, 2014

Apresentando-se como “militante nº 15 do Partido Socialista”, Alfredo Barroso foi apoiar o Bloco de Esquerda numa intervenção muito aplaudida no comício em Coimbra, com críticas fortes ao tratado orçamental e alertas sobre as promessas do PS de futuros acordos de governo com os partidos da direita.

Diário de campanha: Reunião com associação de diabéticos

May 22, 2014

Marisa Matias e João Lavinha visitaram a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e denunciaram os cortes na necessária prevenção desta doença em expansão, sobre a qual o Bloco fez aprovar a primeira resolução de sempre no Parlamento Europeu.

“Aumento da dívida torna mais urgente a sua reestruturação”

May 22, 2014

Reagindo ao anúncio do aumento da dívida pública para 132,4% do PIB no primeiro trimestre do ano, Marisa Matias afirmou que ele vem dar razão aos defensores da reestruturação da dívida, ao mesmo tempo que desmente as promessas de consolidação orçamental por parte do Governo.

“O efeito Tsipras” dá asas à esquerda da esquerda europeia

May 22, 2014

A Syriza tornou-se na principal força de oposição na Grécia e Alexis Tsipras na figura mais querida da esquerda na Europa. A esquerda que procurava um porta-voz capaz de encarnar a oposição ao dogma da austeridade tem na Grécia uma oportunidade de levar um partido da esquerda radical ao poder. Artigo de Adéa Guillot e Alain Salles para o Le Monde.

Alfredo Barroso participa hoje em comício do Bloco

May 22, 2014

Alfredo Barroso, que integra a lista de apoiantes da candidatura encabeçada por Marisa Matias, participará esta quinta feira num comício do Bloco em Coimbra, pelas 21h. O militante histórico e fundador do PS afirma estar com a luta contra o “odioso” Tratado Orçamental.

"Se quem tem sido maltratado for votar no domingo, os poderosos vão tremer"

May 22, 2014

No tempo de antena final da campanha do Bloco para as Europeias 2014, Marisa Matias faz o apelo à participação eleitoral nas eleições de domingo.

Diário de campanha: Encontro com associação SUESTE

May 22, 2014

Durante a passagem da campanha pelo Algarve, Marisa Matias e Cecília Honório defenderam contratos de trabalho dignos para os nadadores-salvadores da SUESTE, afetados pela precariedade em vésperas da abertura de nova época balnear.

Os dirigentes do Governo são "os automatismos da senhora Merkel"

May 22, 2014

Durante um jantar/comício que reuniu mais de 300 pessoas em Almada, Marisa Matias frisou que "a menos de 100 horas" das europeias de domingo, "ninguém deu pela salvação do país da bancarrota". “Não há maior bancarrota do que a do BPN laranja. Essa é uma das bancarrotas que nós queremos combater”, avançou a cabeça de lista do Bloco de Esquerda.