You are here

Espanha: Eleições 20D

Pablo Iglesias: “Acabou a alternância entre PP e PSOE em Espanha”

December 20, 2015

Nas eleições deste domingo, o Partido Popular obteve 28,72% dos votos, contra os 44,63% de 2011, e o PSOE registou 22,02%, face aos 28,76% obtidos há quatro anos. O Podemos é terceira força com 20,66% e 69 deputados. Já os Ciudadanos foram remetidos para um quarto lugar e a direita não alcança a maioria absoluta. "Hoje nasceu uma nova Espanha”, frisou Pablo Iglesias. Notícia atualizada às 12h17 de 21.12.2015.

Marisa apoiante internacional do Podemos

December 20, 2015

No último dia de campanha eleitoral, o Podemos divulgou uma lista de pessoas apoiantes internacionais, entre as quais Lula, Pepe Mujica e Marisa Matias. Da candidata a presidente de Portugal, o Podemos destaca a frase: “A mudança é necessária, primeiro estivemos nas praças e agora vamos recuperar as instituições para as pessoas”.

Podemos, a cultura enquanto política

December 19, 2015

O programa de política cultural que o Podemos apresenta aos eleitores espanhóis é um claro avanço no entendimento do cultural como território de participação e realização cívica. Por Rui Matoso.

Pablo Iglesias: “Vamos defender as maiorias sociais do nosso país”

December 18, 2015

O Podemos encerrou a campanha eleitoral em Valência, onde intervieram Mónica Oltra, vice-presidente da Comunidade Valenciana, Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, e Pablo Iglesias que afirmou: “Estamos prontos para liderar uma nova transição no nosso país”. A última sondagem conhecida dá mais de 20% ao Podemos, em empate técnico com o PSOE.

Espanha, eleições 20D e Podemos: Regresso à subida em comum

December 18, 2015

O Podemos, que entrou em pré-campanha debilitado e para baixo, conseguiu reverter a tendência e em cada dia de campanha avança posições, mostrando um dinamismo que os demais atores centrais em disputa não têm. Por Josep Maria Antentas

Sondagem publicada no jornal El Pais

Espanha: Bipartidarismo acaba neste domingo

December 16, 2015

No próximo domingo, 20 de dezembro de 2015, realizam-se eleições gerais em Espanha. De todas as sondagens publicadas nas últimas semanas uma questão fica absolutamente clara: o bipartidarismo em Espanha acaba no domingo.