You are here

Dossier 352: Legislativas em França: Esquerda desafia o macronismo

Do "Futuro em Comum" ao programa da NUPES, o que muda?

June 11, 2022

Entre o programa de Mélenchon nas presidenciais e o da coligação há poucos avanços, como salário mínimo e empregos para transição ecológica, omissões e recuos como sobre a Nato e a União Europeia. Enunciam-se muitas diferenças que podem travar decisões. Mas o combate ao neoliberalismo macroniano mantém-se. Por Patrick Le Moal.

Stefano Palombarini com Mélenchon.

Stefano Palombarini: “A esquerda será uma esquerda de rutura ou não será”

June 11, 2022

O economista que faz parte do “Parlamento da União Popular” analisa o papel dos três grandes blocos saídos das últimas presidenciais: o macronismo, a extrema-direita e a esquerda que se juntou à volta de Mélenchon. Sendo evidente que esta deve cortar com o neoliberalismo e o social-liberalismo, nesta entrevista equaciona-se como.

Macron e Elisabeth Borne, então ainda ministra da Transição Ecológica, nas vésperas de ser nomeada primeira-ministra. Foto de LUDOVIC MARIN/POOL MAXPPP OUT/Lusa.

Três estratégias desiguais para um resultado incerto

June 11, 2022

Olivier Guyottot analisa o papel do aproveitamento da temporalidade, dos diferentes posicionamentos que os líderes políticos assumiram, das dinâmicas de alianças e da “escolha crucial” da nova primeira-ministra nas vésperas do processo.

Macron, o presidente do recuo social e do passadismo liberal

June 11, 2022

A partir do programa eleitoral de Macron para as presidenciais, Myriam Martin mostra a essência do seu projeto e como o “presidente dos ricos” se prepara para intensificar os ataques sociais nos próximos cinco anos.

Cartaz eleitoral rasurado da campanha de Marine Le Pen. Foto de Mohammed Badra/EPA/Lusa.

Le Pen: a extrema-direita de sempre tenta fazer-se ouvir

June 11, 2022

Ultrapassada como principal desafiadora do atual presidente, a líder da extrema-direita apostou nos temas de sempre da União Nacional nas legislativas, somou-lhe as críticas à idade de reforma e ao aumento da inflação e fez parte ativa do coro que achou por bem criar uma nova diabolização na vida política francesa: a do perigo da esquerda.

Cartazes da primeira volta das eleições presidenciais francesas. Foto de CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA/Lusa.

“As legislativas francesas são uma verdadeira terceira volta das presidenciais”

June 11, 2022

Se Mélenchon for eleito primeiro-ministro, abrir-se-á um novo ciclo com uma refundação profunda das instituições e do seu papel no cenário internacional. Caso Macron ganhe é provável que a sua situação fique insustentável porque o seu projeto antipopular não pode ser realizado sem grandes tumultos, defende Jean-François Deluchey.

Legislativas em França: Esquerda desafia o macronismo

June 11, 2022

A coligação de esquerda e o seu projeto de rutura com o liberalismo esteve no centro das legislativas francesas. Do outro lado, Macron promete um liberalismo ainda mais feroz em nome da estabilidade e Marine Le Pen perdeu protagonismo mas a extrema-direita continua à espreita de oportunidades. Dossier organizado por Carlos Carujo.