You are here

Dossier 344: Imigração em Portugal - em luta por uma vida digna

“Temos de acabar com as fronteiras, sejam elas físicas ou mentais”

February 22, 2022

O Esquerda.net falou com Timóteo Macedo, fundador e presidente da Solidariedade Imigrante-Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes, sobre as principais conquistas da luta pelos direitos dos imigrantes e o caminho que ainda é preciso fazer. Por Mariana Carneiro.

Histórias de imigração na primeira pessoa

February 21, 2022

São da Guiné-Bissau, Ucrânia, Brasil, Índia, Nepal, Marrocos. Hoje vivem em Odemira, Beja, Lisboa, Viseu. Em comum: a sua luta por uma vida digna. Aqui ficam as suas histórias. Por Mariana Carneiro.

Na procura de uma vida melhor... Décadas de espera por leis mais justas

February 21, 2022

O tema do serviço doméstico, desde há muitos anos, tem sido objeto de discussões, mas, tal como quando a minha mãe chegou a Portugal, foi alvo de poucas alterações para melhorar as condições de trabalho. Por Anabela Rodrigues.

Imigração: o problema e a solução

February 21, 2022

A questão da emigração também tem de ser vista de outro ângulo: as fugas massivas de populações são fenómenos forçados pelas guerras e a pilhagem imperialistas. Por Elsa Sertório.

Viemos de muito longe…

February 21, 2022

Fixem a data: 11 de Fevereiro. Parece banal mas é uma gritante novidade que pode frutificar na selva laboral da imigração. Por Alberto Matos.

Direitos sem fronteiras

February 21, 2022

Há uma evidente descoincidência entre a narrativa de bom acolhimento e a realidade concreta das condições de vida e das experiências das pessoas migrantes. Por Beatriz Gomes Dias.

Imigração em Portugal: Em luta por uma vida digna

February 21, 2022

Portugal é um país de emigração e de imigração. Tal como os portugueses rumaram aos quatro cantos do mundo, os imigrantes procuram aqui melhores condições de vida. Mas as barreiras burocráticas, situações de abuso e exploração laboral, de discriminação, continuam a impedi-los de exercer direitos fundamentais. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Trabalhador imigrante em estufa no sudoeste alentejano. Foto de Paulete Matos

Lei que combate o trabalho escravo nunca teve condenações em Portugal

February 20, 2022

Lei existe desde 2007 e prevê penas pesadas, porém, os donos de terras e explorações agrícolas nunca são condenados. Bloco apresentou proposta para responsabilizar toda a cadeia de abuso laboral, mas que foi chumbada por PS aliado a toda a direita.

Imigração: Desconstruir as fake news

February 20, 2022

O discurso racista e xenófobo, as mentiras propaladas com tanto fervor sobre a imigração, são facilmente expostas e desconstruídas.

Beja: Praça da escravatura moderna

February 19, 2022

Em três dias em Beja com imigrantes que trabalham na agricultura, ouvi histórias de exploração, intimidação e abandono, vi os sítios onde vivem, a que não ouso chamar “casas”. Mariana Carneiro, enviada do Esquerda.net.

Odemira: Falam os explorados que enfrentaram a Sudoberry

February 19, 2022

Trabalhadores oriundos do Nepal, Índia, Paquistão promoveram um protesto inédito contra os permanentes atropelos aos direitos laborais e humanos praticados pela empresa. Fomos ouvi-los. Por Mariana Carneiro.

Núcleo de Viseu da Associação Olho Vivo celebra 20 anos a apoiar imigrantes

February 19, 2022

Durante a pandemia tornaram-se evidentes as contradições do atual regime que regula as vidas das pessoas migrantes, em Portugal e no mundo. O bem-estar de todas/os depende da salvaguarda dos direitos de todas/aos, independentemente das suas origens, e dos documentos que carregam. Por Carlos Vieira e João Rodrigues.