You are here

Dossier 124: EUA: lei de reforma da saúde em debate

EUA: lei de reforma da saúde em debate

April 9, 2010

Qual o real significado da nova lei de reforma do sistema de saúde promulgada por Barack Obama a 23 de Março? O Esquerda.net reuniu um conjunto de pontos-de-vista que apresenta neste dossier.

"Quem continua a mandar são as companhias de seguros privadas"

April 9, 2010

O cineasta e activista Michael Moore diz à Democracy Now que a nova lei de reforma da saúde dos EUA "vai encher ainda mais os bolsos das seguradoras" e que não pensa que Obama "realmente acredite em cuidados de saúde universais geridos por nós, o povo."

A Caminho da Reforma do Sistema de Saúde!

April 9, 2010

Esta lei, ao contrário da Segurança Social e do Medicare que alargaram o apoio público, exige que as pessoas paguem milhares de dólares do seu bolso às grandes empresas privadas, numa época em que se vive a pior crise económica desde a Grande Depressão e o desemprego em massa.

A votação final e o seu significado

April 9, 2010

Não acreditem em ninguém que diga que a legislação do sistema de saúde do Obama marca uma reviravolta, de volta à Great Society ou ao New Deal.

A «reforma» do seguro de saúde: será melhor do que nada?

April 9, 2010

Se queríamos mudanças progressivas em cuidados de saúde havia combinações infinitas de mudanças de pequenas políticas que podíamos ter seguido - sem envolver de forma nenhuma as seguradoras.

Lei deixa 23 milhões sem seguro

April 9, 2010

Ao invés de cortar o mal pela raiz - a indústria de seguros de saúde privada guiada pelo lucro - esta legislação dispendiosa irá enriquecer e incrementar ainda mais a actividade praticada por estas empresas. Declaração da organização Médicos para um Programa Nacional de Saúde.

O significado de uma vitória

April 9, 2010

A reforma da protecção social da saúde adoptada pela Câmara dos Representantes a 21 de Março último marca uma viragem histórica. Mas de forma paradoxal.

Quem beneficia da reforma?

April 9, 2010

Apesar de terem ouvido o numero 31 milhões ser usado repetidamente a noite passada durante a discussão da legislação, a ultima estimativa CBO é que a legislação vai ampliar a cobertura do sistema de saúde a mais 32 milhões de pessoas. Quem são esses 32 milhões? E uma vez que a cobertura não é universal, quem são os 23 milhões que ficarão sem seguro?