You are here

Dossier 123: Os Correios como serviço público

Os Correios como serviço público

March 28, 2010

A Holanda privatizou os seus correios, e o resultado foi mau para o serviço e para os trabalhadores. O Japão desistiu de os privatizar. Em França, na Bélgica e no Reino Unido, os governos manobram para privatizar, mas chocam-se com enorme resistência. Nos EUA, Obama acha a privatização "má ideia", mas prevê-se um corte de 50 mil empregos.

EUA: Entrega de correio ao sábado ameaçada

March 28, 2010

O Serviço dos Correios Norte-Americano prepara-se para cortar 50 mil postos de trabalho, acabando com a entrega de cartas aos sábados, serviço que é prestado desde a sua fundação por Benjamim Franklin em 1775.

Europa: pagar pela privatização

March 28, 2010

A Holanda privatizou os seus correios há 20 anos, com drásticas consequências para a qualidade do serviço e para os seus trabalhadores. Bélgica, França e Grã-Bretanha dão passos para a privatização. Mas os trabalhadores resistem.

França: um projecto contra os cidadãos

March 28, 2010

A privatização de La Poste tem encontrado uma oposição determinada por parte dos utentes e dos autarcas, bem como dos trabalhadores, o que não impede o governo de avançar. As mobilizações actuais revelam o apego das populações ao serviço público e sublinham uma tomada de consciência dos males do liberalismo.

Grã-Bretanha: a guerra em casa

March 28, 2010

Desde que chegou ao gabinete, o New Labour tem feito o seu melhor para destruir os Correios como uma instituição pública altamente produtiva avaliada com afeição pelo povo britânico.

Japão muda de curso e desiste de vender Serviços Postais

March 28, 2010

O novo governo do PDJ, que pôs fim ao monopólio político do PDL, congelou a venda das acções da Holding Postal do Japão, Cia. Lda., que combina entrega de correio com serviços bancários e de seguros a nível nacional, e que é uma das maiores instituições financeiras do mundo.

Obama: privatização dos Correios é "má ideia"

March 28, 2010

Para o presidente dos EUA, as empresas privadas não iam querer ficar com a responsabilidade por serviços como a entrega de um postal numa área remota. "O USPS fornece serviço universal e as empresas privadas não o fazem", disse.