You are here

Dossier 069: Primárias nos EUA

Primárias nos EUA

January 19, 2008

Começa a contagem final para George W. Bush deixar a Casa Branca. Em Novembro, quando se eleger um novo presidente, a face visível do neo-conservadorismo (ou o que foi restando dela) abandona o palco principal da política americana, embora seja quase certo que a sua herança se faça sentir por muito tempo. Para já, a população, estado a estado, vota para escolher quem serão os candidatos dos dois principais partidos. O Esquerda.net dedica este dossier às primárias nos EUA.

A campanha no YouTube

January 18, 2008

Os anúncios televisivos são uma componente importante nas primárias, e nenhum candidato negligencia este veículo para chegar aos eleitores. O Esquerda.net juntou um conjunto de vídeos das principais candidaturas dos dois partidos. Descubra as diferenças.

O dia em que os canais de TV ganharam a lotaria

January 18, 2008

O processo eleitoral é refém das redes de televisão, através do controlo que estas exercem sobre as ondas hertzianas.

Os tabus dos candidatos

January 18, 2008

Eis uma pequena lista de coisas que você não vai ouvir dos principais candidatos nesta temporada de primárias presidenciais. Chamem-lhes tabus dos candidatos.

Primárias EUA: perfil dos principais candidatos

January 18, 2008

Há mais marés que estrategas, e a história dos vencedores das primárias americanas ainda está para ser escrita. O campo republicano conta já com 3 vencedores, e Giuliani poderá juntar-se a Mccain, Huckabee, e Romney após as primárias da Flórida. Depois da vitória inesperada de Hillary Clinton no New Hamsphire, contra as expectativas dos fazedores de opinião, a corrida polarizou-se (e azedou) entre esta e Barack Obama. Previsões à parte, importa desde já conhecer o perfil dos principais candidatos. Um deles será o próximo presidente dos EUA.  

Primárias: como e para quê?

January 18, 2008

Os cidadãos dos EUA vão escolher um novo presidente no dia 4 de Novembro de 2008. Mas esta data é apenas o culminar de um longo processo eleitoral, que já começou. Em todos os Estados do país, os eleitores de cada um dos principais partidos - Democrata e Republicano - mas em alguns casos também eleitores independentes - elegem delegados afectos ao candidato da sua preferência. Veja como funciona este processo, e consulte também o calendário das primárias.