You are here

Cuba

Havana

Cuba no pós-quarentena com as reformas a meio caminho

October 17, 2021

Apesar da queda do PIB em 2021 poder vir a ultrapassar a do ano passado, alguns acreditam que o pior da crise pandémica pode ter terminado e que, com uma hipotética recuperação do turismo, o Governo pode ter uma mão vencedora neste jogo de reformas. Por Amaury Valdivia.

Cartaz do oitavo congresso do PCC. Foto de lezumbalaberenjena/Flickr.

Cuba: o partido único face à crise

August 22, 2021

O socialismo burocrático do partido único escapa ao império da lei. Até agora todos os modelos com estas características dissimularam um capitalismo de Estado com rasgos de corrupção e elitismo. É hora de debater sobre isto e de nos organizarmos para mudar. Por Alina Bárbara López Hernández.

Faixa contra o bloqueio, em Havana, 2020 - Foto de Mariana Carneiro

“Let Cuba Live”: personalidades mundiais pedem a Biden o fim do bloqueio

July 24, 2021

Em carta aberta, 440 personalidades mundiais, entre as quais Oliver Stone, Jane Fonda, Lula e Noam Chomsky, assinaram o apelo e pedem ao presidente dos Estados Unidos que acabe com as 243 “medidas coercitivas” criadas pelo ex-presidente Trump.

Bandeira cubana. Foto de Lucía Martínez/Flickr.

Cuba: doze manifestantes condenados sem presença de advogado

July 23, 2021

Os participantes no protesto de 11 de julho foram sentenciados a penas de prisão entre dez meses e um ano. O cantor Silvio Rodríguez apela à libertação dos presos que se manifestaram sem recurso à violência. E os EUA aplicaram “sanções simbólicas” contra o ministro da Defesa cubano.

O que aconteceu em Cuba desde 11 de julho de 2021 “é também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual, mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas” - Foto publicada por Dean Luis Reyes/Facebook

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

July 18, 2021

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba desde 11 de julho de 2021, considerando que “é também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual, mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”.

Cuba: Apelo internacional pela libertação dos detidos

July 16, 2021

Noam Chomsky, Marisa Matias e Mike Davis estão entre os subscritores do apelo para a libertação dos militantes socialistas cubanos detidos nas manifestações de domingo.

Em Havana, manifestantes contra e a favor do Governo mediram forças nas ruas.

Cuba: Protestos contra gestão da pandemia e crise alimentar

July 12, 2021

Este domingo, Cuba assistiu às maiores manifestações anti-governamentais dos últimos 30 anos. O Presidente Díaz-Canel responsabilizou o bloqueio dos EUA e apelou aos apoiantes do Governo para ocuparem as ruas.

Cartaz contra o bloqueio norte-americano em Cuba. Foto de Doug Kaye/Flickr.

ONU volta a exigir fim do bloqueio a Cuba

June 24, 2021

Apenas EUA e Israel votaram contra. O bloqueio norte-americano a Cuba existe há 59 anos. O governo cubano defende que este já custou 138 mil milhões de dólares à economia do país. O Bloco saúda a decisão, considerando o bloqueio “uma forma de agressão ao povo cubano” e uma “inequívoca tentativa de ingerência nas escolhas soberanas do país”.

Cuba: O congresso do Partido e mais continuidade, por Leonardo Padura

April 22, 2021

O VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba foi o palco da aposentação da velha guarda e do próprio Raúl Castro. Mas em Cuba fala-se de muitas outras coisas: unificação monetária, pandemia, vacinas cubanas, crise e possibilidade de abate de gado, após quase 60 anos de proibição. "O congresso da continuidade histórica" resume as tensões entre a inércia e a mudança.

Manuel Marrero Cruz

Cuba: a prenda de Natal do governo

December 31, 2019

Quem é Manuel Marrero Cruz, o recém-nomeado primeiro-ministro cubano, cargo que não era ocupado desde que Fidel o eliminou na Constituição de 1976 e que agora regressa com a nova Carta Magna do país? Por Fernanda Montanys.

Marcha LGBTI em Havana, 12 de maio de 2019. Foto de Ernesto Mastrascusa/EPA/Lusa.

Cuba: apesar de marcha cancelada, uma centena nas ruas pelos direitos LGBT

May 12, 2019

A "conga contra a homofobia", marcha cubana pelos direitos LGBT normalmente apoiada pelas autoridades, foi este ano cancelada por motivos pouco claros. Apesar disso, cerca de uma centena de pessoas marchou este domingo em Havana.

Trump anuncia mudanças na política para Cuba

June 16, 2017

Donald Trump foi a Miami anunciar o cancelamento do acordo entre Obama e Raul Castro para começar a normalizar a relação entre os dois países. Na prática, apenas irão mudar algumas disposições do acordo.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Cuba - Foto de Manuel de Almeida/Lusa

Marcelo visita Cuba

October 24, 2016

O Presidente da República visita a ilha, cujo regime recentemente retomou relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Economia cubana volta aos tempos de crise

July 26, 2016
O fantasma da aguda depressão dos anos 1990 percorre atualmente Cuba, embora governo e especialistas concordem que a nova crise é diferente e existem recursos para enfrentá-la. Por Patricia Grogg, da IPS.

Visita de Obama a Cuba

March 22, 2016

Há 88 anos que um presidente dos EUA não visitava Cuba. Em conferência de imprensa, Obama afirmou: “Não vemos Cuba como uma ameaça aos EUA”. Raúl Castro voltou a pedir o fim do bloqueio económico.

O que está por trás do acordo de Cuba com o Clube de Paris?

January 10, 2016

O acordo histórico de restruturação da dívida com os credores do Clube de Paris vem na sequência de outros acordos no mesmo sentido. Em troca está o desejado regresso aos mercados e condições mais favoráveis para o investimento estrangeiro. Artigo de Daniel Munevar, publicado no site do CADTM.
 

Rumo à Cuba pós-embargo

December 18, 2014

Milhares de norte-americanos visitarão a ilha, inclusive para tratamentos de saúde. País está pronto? Como a população se prepara? Artigo de Leonardo Padura.

EUA e Cuba anunciam restabelecimento das relações entre os dois países

December 17, 2014

Após um telefonema de 45 minutos entre Barack Obama e Raúl Castro, foi anunciada a aproximação histórica entre os dois países, que acontece mais de 50 anos depois do início do embargo económico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos.

Cuba, que planos tens para o Ano Novo?

December 22, 2013

Apesar dos planeamentos, continua a ser impossível aos cubanos criarem os seus projetos vitais, pois precisam de modificá-los, refazê-los ou esquecê-los, de acordo com o que lhes vai chegando a cada momento das alturas da decisão política. Por Leonardo Padura

Cuba, uma janela que se abre para o exterior

November 7, 2013

O ano de 2014 deve iniciar-se para a economia cubana com a abertura das primeiras instalações da chamada Zona Especial de Desenvolvimento Económico, situada no modernizado porto de Mariel, uma baía localizada a uns 70 km a oeste de Havana. Por Leonardo Padura, para a IPS

Cuba: Cinco anos decisivos

February 22, 2013

Cuba entra numa etapa de transformações e o horizonte dos seus resultados está marcado nestes próximos cinco anos, muito tempo para a vida de um homem, um suspiro para o tempo histórico. Por Leonardo Padura, para a IPS.

Despedimentos em Cuba

September 26, 2010

O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social no país desde 1960.