You are here

Venezuela

HMS Trent. Foto de Shaun Roster/Wikimedia Commons.

Reino Unido manda navio de guerra para a Guiana, Venezuela diz que é provocação

December 26, 2023

Depois do referendo em que 95% dos votos expressos se tinham manifestado a favor da anexação de Essequibo pela Venezuela, os dois países tinham reunido e emitido um compromisso de que não resolveriam o diferendo territorial pela força. A intervenção do ex-colonizador voltou a acirrar ânimos.

Essequibo. Foto de Ian Mackenzie/Flickr.

Essequibo: as motivações político-eleitorais por trás da disputa da Venezuela com a Guiana

December 9, 2023

Maduro procura mobilizar a sua base e unificar o país, num momento em que a oposição, dividida, tenta ganhar musculatura. Por Julio Adamor.

Imagem da conferência de imprensa do Partido Comunista da Venezuela na qual se posiciona contra a destituição da sua direção.

Tribunal Supremo destituiu direção do Partido Comunista da Venezuela

August 21, 2023

Depois da intervenção, denunciada pelo PCV como um “assalto” ao partido, o presidente nomeado pelo órgão judicial anunciou que o partido ia voltar à coligação que apoia o governo de Nicolás Maduro.

Conferência sobre a Venezuela defendeu eleições livres com alívio de sanções

April 26, 2023

Representantes de vinte países juntaram-se em Bogotá para discutir o processo político venezuelano na sequência das negociações entre Maduro e a oposição no México. Juan Guaidó fugiu da Venezuela para ir ao encontro sem ser convidado, acabando por aterrar em Miami. Por Pablo Rodriguez.

Vai pela sombra, Juan Guaidó

January 7, 2023

Juan Guaidó deveria ser o rosto humano e cativante da mudança de regime apoiada pelos EUA na Venezuela. A sua expulsão como "presidente interino" esta semana é mais um sinal de que essas tentativas falharam. Por Branko Marcetic.

Realpolitik: Chevron volta a operar na Venezuela

December 8, 2022

As imagens dos funcionários da Chevron a assinarem os acordos marcam um novo momento, talvez o último e final, na crónica da morte anunciada da estratégia de destituição seguida pela administração Trump. Por Marcos Salgado.

É o petróleo, estúpido: EUA e França agora querem a Venezuela

July 4, 2022

Depois da aproximação de Biden, foi Macron a pedir o regresso da Venezuela ao mercado petrolífero. Mas a Casa Branca quer que a mudança apareça como fazendo parte das negociações de Maduro com a oposição. Artigo de Álvaro Verzi Rangel.

Venezuela, Conselho Nacional Eleitoral (CNE) 2021 – Foto nuso.org

Venezuela: Descontentamento com o Governo, nova derrota da oposição

November 26, 2021

A oposição, em conjunto, obteve mais votos do que o partido no poder, mas as suas divisões e guerras internas deixaram-na muito longe do PSUV, que perdeu votos, mas garantiu o controle da maioria dos governos regionais e das câmaras. Por Manuel Sutherland.

Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Marcelo Ebrard, ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Dag Nylander, diretor do Centro de Resolução de Conflitos da Noruega e Gerardo Blyde Perez, representante da oposição, mostram o Memorando de Entendimento assinado no Museu de Antropologia e História da Cidade do México. Foto de Mario Guzman/EPA/Lusa.

Governo e oposição venezuelana em “reuniões construtivas”

August 17, 2021

Maduro quer o levantamento de sanções internacionais e reconhecimento dos órgãos eleitos. No domingo, Freddy Guevara, um oposicionista próximo de Guaidó que tinha sido preso por suspeita de ligação a grupos paramilitares, foi libertado. Ambos os lados retomam diálogo no início de setembro.

Criança junto a mural em Caracas que lembra Chávez - foto CLAE/estrategia.la

Venezuela: O segundo enterro de Hugo Chávez

February 2, 2021

Enquanto estão em curso negociações para um diálogo com a oposição política, incluindo a sediciosa financiada pelos EUA, querem calar vozes potencialmente dissidentes no seio do chamado partido do povo. Por Verzi Rangel.

Nicolás Maduro após as eleições parlamentares de 2020 - Foto telesur

Venezuela: o único que festeja é Maduro?

December 11, 2020

Neste artigo, Manuel Sutherland analisa o resultado das eleições parlamentares na Venezuela, nas quais se verificou uma elevada abstenção (quase 70%) e o PSUV teve 69% dos votos e 91% dos mandatos. A decisão da oposição de se abster e não participar favoreceu Maduro, destaca o analista.

Henrique Capriles, que foi candidato presidencial da oposição de direita em 2012 e 2013, critica e afasta-se da estratégia de Guaidó e daquilo a que chama “governo na internet” - Foto aporrea.org

Venezuela: eleições legislativas de 6 de dezembro num novo quadro político

September 17, 2020

Estas eleições foram convocadas pelo governo de Maduro e nelas irão participar várias alianças e partidos. A oposição de direita de Guaidó apela ao boicote eleitoral, mas este não é seguido por Capriles nem por outros apoiantes. A administração Trump insta a oposição venezuelana a manter-se unida. Por Carlos Santos

Governo da Venezuela assinou acordo com quatro partidos minoritários da oposição

Venezuela: Governo e quatro partidos da oposição assinam acordo

September 17, 2019

Governo de Nicolás Maduro e quatro partidos minoritários da oposição assinaram um acordo que institui uma Mesa de Diálogo, garante o regresso do PSUV à Assembleia Nacional, rejeita as sanções económicas e prevê a constituição de um novo Conselho Nacional Eleitoral.

Fotografia: académicos, intelectuais e ativistas sociais apelam, à escala latino-americana e internacional, ao fim da violência e ao “diálogo político e social” na Venezuela, 2017.

Venezuela, um país bloqueado

August 30, 2019

Texto de Carlos Santos de apoio ao debate “Venezuela”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no domingo, 1 de setembro, às 10 horas, no Porto.

A secreta militar (DGCIM) é “o organismo policial que mais torturou em 2018” na Venezuela, segundo a Provea

Venezuela: Capitão morre quando estava detido pela secreta militar

July 1, 2019

O capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo estava detido há oito dias e morreu quando foi apresentado ao tribunal. Segundo a esposa e organizações de defesa dos direitos humanos, o capitão terá morrido devido às torturas que sofreu na DGCIM.

Neste sábado, 8 de junho, 18 mil pessoas saíram da Venezuela para a Colômbia

Refugiados e migrantes da Venezuela ultrapassam já os quatro milhões

June 9, 2019

ACNUR e OIM anunciaram que em sete meses, desde novembro de 2018, o número de refugiados e migrantes venezuelanos aumentou um milhão. 18 mil pessoas passaram a fronteira da Venezuela para a Colômbia, reaberta este sábado por Maduro.

Na Venezuela, começou campanha pelo referendo consultivo

Venezuela: Foi lançada campanha pelo referendo consultivo

May 25, 2019

Com a tentativa de golpe de 30 de abril, Guaidó perdeu capacidade de mobilização e a sua ação quase se reduz a esperar pela ajuda de Trump. No entanto, os problemas no país não diminuíram e a prová-lo está a carta aberta de demissão do embaixador em Itália. Por Carlos Santos

Jorge Rodríguez, ministro da Comunicação, encabeça a delegação do governo de Maduro

Venezuela: Governo e oposição negoceiam na Noruega

May 16, 2019

Jorge Rodriguez, ministro da Comunicação, e Stalin González, segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, lideram as delegações do governo de Nicolás Maduro e da oposição que negoceiam na Noruega, com a mediação da ministra norueguesa dos Negócios Estrangeiros.

Maduro marchou com os militares após o falhanço da tentiva de

Venezuela: “É preciso um acordo nacional que permita que a política volte a funcionar”

May 10, 2019

Conflito entre governo venezuelano e oposição continua a agravar-se, sob o pano de fundo das ameaças de Trump e seus aliados. Em entrevista à BBC, Temir Porras, ex-chefe de gabinete de Maduro, diz que “não há vitória possível de uma fação sobre a outra” e aponta a necessidade de “uma espécie de pacto”.

Fundador da Blackwater quer enviar milhares de mercenários para ajudar Guaidó

May 2, 2019

A agência noticiosa Reuters confirmou que o fundador da empresa de segurança Blackwater está a preparar um exército privado para intervir na Venezuela.

 

Bloco condena ingerência máxima de Trump e seus aliados na Venezuela

April 30, 2019

O Bloco volta a “apelar para que sejam ouvidos os apelos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Papa Francisco, e de vários líderes democráticos da América Latina, que vêm oferecendo uma mediação internacional com vista a uma solução que promova a paz, a democracia e a soberania do povo venezuelano”.

Juan Guaidó e Leopoldo Lopez com militares na base aérea La Carlota - 30 de abril de 2019

Guaidó desencadeia golpe militar na Venezuela

April 30, 2019

Juan Guaidó foi para a base aérea La Carlota de onde apela ao apoio popular ao golpe. Governo de Maduro apela à mobilização popular em defesa do regime. Ministro da Defesa, Padriño Lopez declara que as Forças Armadas mantêm-se firmes “em defesa da Constituição e da autoridade legítima”.
Notícia em atualização

Desde o dia 7 de março, quando um apagão generalizado deixou o país sem eletricidade durante mais de 72 horas, as faltas de energia e os racionamentos têm-se multiplicado e afetado outros importantes serviços

Venezuela: regime de Maduro proíbe Guaidó de exercer cargos políticos durante 15 anos

March 29, 2019

No meio de um apagão que dura mais de três dias, o controlador-geral acusa o presidente da AN de receber dinheiro de instâncias internacionais e proíbe-o de desempenhar cargos políticos por 15 anos. Por Carlos Santos

Edgardo Lander acusa o governo de Maduro de ser cada vez mais autoritário, governando há três anos em 'estado de emergência'

Edgardo Lander: rejeitar a intervenção dos EUA e evitar a guerra civil na Venezuela

March 20, 2019

Em entrevista à revista ROAR, o sociólogo Egardo Lander alerta para o risco de uma guerra civil e afirma: “o que necessitamos não é a solidariedade com Maduro, nem o apoio a uma intervenção imperialista, mas sim a solidariedade com o povo venezuelano”.

Nicolás Maduro e Xi Jinping, foto da viagem do presidente venezuelano à China em setembro de 2018

A China também é responsável pela crise venezuelana atual

March 16, 2019

A China é um dos diversos responsáveis pela grave crise que a Venezuela vive na atualidade, na medida em que tem sido um ator chave no aprofundamento dos males do rentismo/extrativismo. Por Emiliano Teran Mantovani