You are here

Atentados em Paris

Bloco contra "o regresso da espiral da guerra"

December 7, 2015

Na reunião da Mesa Nacional do Bloco, foi aprovada uma resolução sobre os bombardeamentos na Síria, na sequência dos atentados de Paris. Reproduzimos integralmente a posição divulgada, que, tal como sempre foi defendido pelo Bloco, reitera a sua oposição à guerra.

"A distinção entre o Estado e o exército dissolve-se no estado de emergência"

November 24, 2015

Judith Butler comenta a cobertura da imprensa sobre os ataques em Paris, critica  as medidas tomadas pelo presidente francês François Hollande e aponta para o crescimento da extrema-direita francesa: “Parece que o medo e a raiva se poderão transformar num feroz apoio ao estado policial”

Corbyn diz que resposta militar na Síria pode agravar conflito e provocar mais dor

November 16, 2015

O líder do Partido Trabalhista britânico considera que o atentado de Paris foi “terrível” e pensa que derrotar o Estado Islâmico (EI) passa por encontrar uma resposta política para o conflito sírio. Corbyn salienta também que é preciso questionar o papel da Arábia Saudita e a venda de armas na região.

O Estado Islâmico publica vídeos contra os refugiados, há meses

November 16, 2015

Os refugiados converteram-se para muitos em suspeitos depois dos ataques de Paris. Triste ironia, pois os refugiados fogem precisamente do horror e da violência diária. Ironia ainda mais amarga quando o Estado Islâmico (EI) há meses que publica vídeos contra os refugiados que se dirigem para a Europa. Por Principia Marsupia.

“O ódio é o reinado dos terroristas”

November 15, 2015

Este domingo, alguns movimentos e partidos de esquerda depositaram flores na sala de espetáculos Bataclan, em Paris, o local mais sangrento dos atentados de sexta. O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, participou na iniciativa, defendendo que a Europa não pode ter "uma resposta de ódio" aos atentados, pois essa é a agenda dos terroristas, de quem também os refugiados fogem.

Ataque em Paris: o EI criou um novo tipo de guerra

November 15, 2015

Pela primeira vez no terrorismo urbano, técnicas e guerrilha e de luta convencional foram combinadas numa mistura letal. Artigo de Patrick Cockburn, publicado no The Independent.

Marisa Matias: “Não é de uma guerra de civilizações que se trata. É de terrorismo”

November 14, 2015

Marisa Matias reagiu aos atentados de Paris, expressando o seu pesar para com as vítimas deste “horror” e sublinhando que “o caminho nunca se fez pelo ódio”. Na sequência destes ataques, dos que ocorreram em Beirute, e do incêndio no campo de refugiados em Calais, a sessão da apresentação da sua candidatura presidencial no Porto, marcada para este sábado, dará lugar a uma sessão de solidariedade para com as vítimas.

Atentados de Paris: A resposta passa pela solidariedade e não pelo ódio

November 14, 2015

A porta-voz do Bloco Catarina Martins e o líder parlamentar Pedro Filipe Soares reagiram aos ataques de Paris, prestando a sua solidariedade para com a França. Segundo os dirigentes bloquistas, a “consternação tem de ser ultrapassada pela solidariedade, não pela vingança”. Também a candidata presidencial Marisa Matias sublinhou que é preciso perceber "as causas e razões destes atentados" e trabalhar para “acabar com o terrorismo".

Atentados múltiplos lançam caos no coração de Paris

November 13, 2015

O centro de Paris foi esta sexta feira alvo de, pelo menos, seis ataques simultâneos, que envolveram duas explosões e vários tiroteiros. Cerca de cem pessoas foram feitas reféns. Os media franceses contabilizavam, às 01h15 (hora de Lisboa) de sexta-feira, mais de 120 mortos, a maioria na sala de espetáculos Bataclan. Hollande decreta Estado de emergência e encerra fronteiras. Dirigentes de esquerda condenam atentados cuja autoria, foi, entretanto, assumida pelo Estado Islâmico (EI). Notícia atualizada às 18h51 de 14/11/2015.