You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 7 de October

Ernesto Che Guevara faria 85 anos neste dia 14 de junho de 2013, se fosse vivo. Republicamos aqui o dossier que fizemos em 2007, quando se assinalaram os 40 anos da sua morte, na selva da Bolívia, em 9 de Outubro de 1967.

Artigos dossier | 7 de October

Preparámos uma selecção de links para quem queira aprofundar os seus conhecimentos sobre Ernesto "Che" Guevara. Seleção necessariamente incompleta, poderá ser ampliada com a ajuda de todos e todas. Envie-nos o seu link do Che.

Artigos dossier | 7 de October

A notícia foi divulgada pelo jornal oficial cubano Granma: o soldado que, há 40 anos, matou Che Guevara recuperou a visão graças a uma equipa de médicos cubanos. A "Operação Milagre", como é chamado o programa promovido pelos médicos cubanos que percorrem a América Latina atendendo gratuitamente pessoas com cataratas, fez a cirurgia do ex-sargento Mario Terán, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, a algumas centenas de quilômetros do local onde o militar matou Che.

Artigos dossier | 7 de October

Neste excerto de uma entrevista de Celia Hart ao jornal Morning Star, dada a 26 de Junho de 2006, a escritora e física cubana chama a atenção para o recentemente publicado livro de Che Guevara Apontamentos Críticos ao Manual de Economia Política da URSS, inédito até então, onde o Che "afirma de forma total e evidente que as sociedades socialistas dos anos 60 estavam a regressar inevitavelmente ao capitalismo."

Artigos dossier | 5 de October

Em 9 de Outubro cumpre-se o quadragésimo aniversário do assassinato de Che Guevara pelo exército boliviano. Após a sua prisão, em 8 de Outubro de 1967, foi executado friamente, por ordens da CIA. Seria ''muito perigoso'' mantê-lo vivo, pois poderia gerar ainda mais revoltas populares em todo o continente.

Artigos dossier | 4 de October

Che Guevara não foi apenas um guerrilheiro heróico, um combatente que deu a vida pela libertação dos povos da América Latina, um dirigente revolucionário que - feito sem precedentes na história - deixou todos os seus cargos para voltar a pegar na espingarda contra o imperialismo. Foi também um pensador, um homem de reflexão, que nunca deixou de ler e de escrever, aproveitando qualquer pausa entre duas batalhas para pegar na caneta e no papel. O seu pensamento torna-o um dos mais importantes renovadores do marxismo na América Latina, talvez o mais importante depois de José Carlos Mariátegui.

Artigos dossier | 3 de October

Quando li Diários de Motocicleta pela primeira vez, a obra consistia apenas num maço de folhas dactilografadas. Mesmo assim, identifiquei-me imediatamente com esse homem que narrava as suas aventuras de forma tão espontânea. À medida que fui lendo, comecei a perceber que o escritor era o meu pai.