Artigo

Para além de não serem concedidas novas licenças, as que estão em vigor irão caducar em 2028. A Câmara de maioria do Partido Socialista pretende assim fazer com que mais habitação passe a estar disponível numa cidade em que, em dez anos, os preços do arrendamento subirão 68%.

Artigo

Na nova era da cultura, mais do que a inteligência do sensível ou a emoção estética, privilegiam-se os engenhosos, a sua capacidade, tal como as máquinas, de adensar o volume da corrente de emoções rápidas. A comunicação cultural é um caudal de ventos ciclónicos.

Artigo

Enquanto a UE afirma pretender controlar sobre fluxos migratórios para garantir a segurança e integridade, o pacto revela uma orientação mortífera, na qual a seleção das novas chegadas é ditada por critérios grandemente herdados do sistema colonial.

Artigo

O anúncio foi recebido em festa pelos ativistas da defesa dos direitos humanos e dos direitos LGBTQI+ numa altura em que cresce o conservadorismo e a perseguição.

Artigo

Para Portugal esperam-se cortes orçamentais de 2,8 mil milhões anualmente a partir de 2025. Os governos são obrigados a justificar desvios do programado pela Comissão e se não considerar credíveis os seus planos é a trajetória de referência desta que impera. José Gusmão critica o seu “poder discricionário sem precedentes”.

Artigos Opinião Esquerda

O que a inflação dos últimos três anos nos mostra é que todas as decisões que os bancos centrais tomam são discutíveis. A política monetária é política. Mas quando os bancos centrais são independentes do poder político, o debate democrático é afastado. A quem serve essa independência?

Artigo

O partido diz que há um “descontrolo orçamental” do executivo de direita e que este “esbanjou” milhões para “projetar a imagem do seu presidente”, uma propaganda que “sai demasiado cara a quem vive e trabalha em Lisboa”.

Artigo

O dia foi de greve destes trabalhadores e de uma concentração. Os dirigentes sociais pronunciaram-se contra os “salários de miséria” e Mariana Mortágua destacou que para além disso há um “profundo desrespeito” das Misericórdias pelos seus trabalhadores.

Artigo

A entrada no governo do VVD ao lado da extrema-direita tinha suscitado um processo de expulsão que foi utilizado politicamente durante a campanha europeia. Enquanto o perfil das novas ministras da extrema-direita confirma o extremismo, no Parlamento Europeu o CRE ultrapassou os liberais em número de eurodeputados.

Artigo

No país que mais horas trabalha por semana na Europa, a direita invoca a “falta de pessoal especializado” para possibilitar ainda mais o aumento do tempo de trabalho.