You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 21 de April

Esta legislatura europeia ficou marcada pela crise económica e financeira e pelas respostas austeritárias impostas pela Comissão Europeia. O Bloco bateu-se contra a inevitabilidade e desobedeceu à Europa da austeridade. Este dossier pretende relembrar, com notícias da altura, aspetos marcantes do trabalho efetuado por Marisa Matias, Alda Sousa e Miguel Portas e pelo Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, neste mandato.

Artigos dossier | 21 de April

A eurodeputada Alda Sousa participou, em Ramalah, na conferência "Feedom & Dignity", Liberdade e Dignidade, sobre a situação degradante em que se encontram os presos políticos palestinianos nas mãos do Estado de Israel.

Artigos dossier | 21 de April

A salvaguarda dos direitos dos doentes e dos cidadãos  nos ensaios clínicos parece ser uma questão de senso comum, mas na União Europeia só passa a sê-lo porque o Parlamento Europeu conseguiu reverter uma proposta da Comissão que “parecia escrita pela indústria farmacêutica”, afirmou a eurodeputada Alda Sousa.

Artigos dossier | 21 de April

 O relatório de previsão de receitas e despesas do Parlamento Europeu para 2014 admite um corte de mais de metade das despesas de tradução. A opção coloca em causa "o essencial", como o acesso dos cidadãos ao trabalho parlamentar, denunciou a eurodeputada Alda Sousa.

Artigos dossier | 17 de February

Alda Sousa e Marisa Matias são duas dos 7 eurodeputados portugueses que mais contribuíram para a defesa do clima e do meio ambiente durante o seu mandato no Parlamento Europeu. A bloquista Alda Sousa recebeu a pontuação máxima.

Artigos dossier | 30 de January

"Em democracia não se sujeita a plebiscito o exercício de direitos humanos. Em democracia não se deve referendar os direitos das minorias, porque estas não se podem confundir com a vontade das maiorias", diz a petição, que conta, entre os 10 primeiros signatários, com membros de todos os principais grupos políticos do Parlamento Europeu: Socialistas, PPE, Liberais, Verdes e GUE/NGL.

Artigos dossier | 23 de January

Depois de terem sido expulsos de vários sítios, entre os quais a esquina do edifício do Parlamento Europeu, cerca de 200 afegãos, incluindo dezenas de crianças e mulheres, vivem actualmente num acampamento improvisado numa igreja, no centro de Bruxelas. O Governo belga recusa-se a conceder proteção internacional. Alda Sousa, eurodeputada do Bloco de Esquerda, e Gabi Zimmer, presidente do grupo parlamentar GUE/NGL, visitaram o local esta quinta-feira. Por Dalila Teixeira

Artigos dossier | 21 de November

Foi aprovado por larga maioria no Parlamento Europeu o relatório sobre o Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, da autoria de Marisa Matias. “Num cenário de acentuada crise económica, esta pode ser uma grande oportunidade para a Europa, através do investimento na investigação e na inovação”, afirmou a eurodeputada do Bloco. Artigo de Cláudia Oliveira.

Artigos dossier | 13 de November

Marisa Matias voltou a encontrar-se com os portugueses que vivem numa residência social no Luxemburgo, e acusou as autoridades do país de serem muito rígidas relativamente às regras do arrendamento, mas muito flexíveis quanto às leis do trabalho.

Artigos dossier | 9 de November

Marisa Matias e Alda Sousa exigiram que a Comissão Europeia se pronuncie sobre as situações de "trabalho escravo" denunciadas em vários países da União Europeia, incluindo Portugal, e salientaram que o que quer que esteja a ser feito para combater tais situações isso não está a resultar. Por Cláudia Oliveira

Artigos dossier | 4 de July

Foi aprovado pelo plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o Relatório de Alda Sousa relativo à mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para assistência técnica. Verbas são essenciais para simplificar o processo de candidatura e melhorar o acesso aos dados relevantes e, consequentemente, para uma implementação mais eficiente do próprio fundo no futuro.

Artigos dossier | 22 de January

Foi aprovado um Relatório do Parlamento Europeu que procedia à avaliação do BCE durante o ano de 2011, da autoria da deputada Marisa Matias. Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou um relatório com uma visão crítica do mandato do BCE e do papel deste na atual crise económica e financeira. Após a votação em plenário, Marisa Matias pediu para retirar o nome do relatório final já que todas as referências críticas ao BCE enquanto membro da Troika foram chumbadas na votação em plenário.

Artigos dossier | 14 de December

O Parlamento Europeu aprovou um conjunto de sete relatórios relativos à mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, destinado a trabalhadores vítimas de despedimentos coletivos, entre os quais o de Alda Sousa. O relatório da eurodeputada visa permitir a assistência a mil trabalhadores, vítimas de despedimento da Nokia em Salo, Finlândia.

Artigos dossier | 18 de February

O Governo Português assinou  o ACTA. Em Novembro de 2010, Marisa Matias foi signatária de uma importante resolução sobre o ACTA que dividiu o plenário e que acabou rejeitada por uma margem mínima no Parlamento Europeu. O Bloco votou contra o Acordo Comercial Anticontrafação no PE.

Artigos dossier | 30 de November

Marisa Matias foi eleita eurodeputada do ano no sector da Saúde numa votação feita pelos deputados do Parlamento Europeu organizada pela revista The Parliament Magazine.

Artigos dossier | 23 de November

Marisa Matias esteve em Gaza, integrando a delegação organizada pelo Conselho para as Relações Europeias e Palestinianas para observar as consequências do bloqueio israelita à região. A eurodeputada bloquista interveio na apresentação da resolução pedindo o fim do cerco a Gaza. Por Nelson Peralta, em Gaza.

Artigos dossier | 20 de October

As famílias tiveram voz pela primeira vez num espaço que lhes foi proporcionado pela eurodeputada Marisa Matias no Parlamento Europeu e os seus relatos revelaram uma situação escabrosa numa União Europeia que se proclama, a todo o momento, campeã de direitos humanos.

Artigos dossier | 8 de April

Uma maioria do Parlamento Europeu formada por conservadores e socialistas, o Bloco Central, aprovou o "relatório Fernandes" (deputado do PSD) através do qual os eurodeputados aumentam os seus salários, subsídios e despesas e continuam a viajar em classe executiva.

Artigos dossier | 17 de February

Pela segunda vez em 25 anos de adesão, um eurodeputado português é responsável por uma directiva-quadro. A legislação elaborada e negociada pelo Bloco de Esquerda será agora transposta directamente para a lei dos 27 Estados-Membros.

Artigos dossier | 16 de February

Foi aprovada a directiva-quadro proposta pela eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias "para impedir a introdução, na cadeia de abastecimento legal, de medicamentos falsificados no que diz respeito a sua identidade, história ou origem".

Pages