A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Os ventos da mudança são hoje verdadeiramente mundiais. Por enquanto, o epicentro é o Mundo Árabe, e os ventos ainda sopram ferozes por lá. A geopolítica desta região nunca mais será a mesma.

Artigos Opinião Esquerda

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O Japão é uma espécie de panela onde estão colocadas 55 pipocas nucleares e ninguém sabe quando alguma vai explodir.

Artigos Opinião Esquerda

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar o processo contra 42 activistas que protestaram contra a Cimeira da NATO em Lisboa, realizada em Novembro passado. Os activistas tinham participado numa acção de protesto no Parque das Nações, durante o qual se pintaram de vermelho e acorrentaram.

Artigo

As 20 empresas cotadas no PSI-20, o índice da Bolsa de Lisboa, lucraram mais de 10 mil milhões de euros em 2010, um aumento de mais de 150% em relação ao ano anterior. A Portugal Telecom foi a empresa com maiores lucros e em que estes mais aumentaram de 2009 para 2010.

Artigo

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

Daniel Ellsberg foi um dos manifestantes detidos ontem durante uma concentração pacífica a favor de Bradley Manning. O protesto decorreu na base militar de Quantico, na Virginia, onde o soldado acusado de passar informação à WikiLeaks se encontra preso, em condições denunciadas, entre outros, pela Amnistia Internacional e pela Human Rights Watch como desumanas e equiparáveis a tortura.

Artigo

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

Numa entrevista ao canal de televisão independente Democracy Now, Daniel Ellsberg denunciou mais uma vez as condições de detenção de Bradley Manning e reiterou que os crimes que o soldado actualmente detido terá ajudado a revelar não foram, deliberadamente, investigados pelo exército americano. Ellsberg é igualmente extremamente crítico de Barak Obama, que acusa de "desconhecer a lei ou ter pouca vontade de a aplicar."

Artigo

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

Telegramas divulgados pelo jornal El Espectador revelam que o gigante americano do sector do carvão Drummond contratou membros das milícias de extrema direita para assegurar as condições necessárias ao bom funcionamento dos negócios da empresa. O resultado terão sido mais de 16 civis mortos entre 1999 e 2005. Os telegramas contêm ainda denúncias de más práticas laborais e ambientais por parte da Drummond.

Artigo

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

No início de Dezembro de 2010, os jornais parceiros da WikiLeaks The Guardian e Le Monde publicaram artigos sobre o crime organizado na Bulgária. Recentemente, um site de jornalismo de investigação búlgaro teve acesso a um dos telegramas citados, e descobriu que ambos os jornais omitiram 2/3 da informação. A análise dos dados omitidos permite avaliar que a publicação integral não colocaria ninguém em risco e que o resultado final das "edições" se traduz em informações erróneas. Não é claro por que motivo estarão o The Guardian e o Le Monde interessados em proteger a máfia búlgara, mas o WL central dá uma ideia clara do estado a que chegou a ingerência do mundo criminal no país.

Artigo