You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 25 de June

A 26, 27 e 28 de Junho decorre em Lisboa o Congresso Feminista 2008. Nos dias 26 e 27 de Junho o Congresso será na Fundação C. Gulbenkian e no Sábado, 28 de Junho, na Faculdade de Belas Artes.
Este Congresso tem lugar 80 anos depois do segundo Congresso Feminista e da Educação, que se realizou em 1928.

Artigos dossier | 25 de June

Para promover o Congresso Feminista 2008, foi realizada a "rota dos feminismos", que passou em Coimbra a 8 de Março de 2008. A Comissão organizadora inspirou-se para esta iniciativa na acção de Maria Lamas, que nos anos de 1940 percorreu Portugal para conhecer as alegrias, os trabalhos e as dores das mulheres do seu tempo.

Artigos dossier | 25 de June

O que é o feminismo ou que sentido faz hoje falar de feminismo? Lígia Amâncio, investigadora, considera que "faz todo o sentido continuar a falar de feminismo", enquanto reivindicação de uma sociedade mais igualitária. Sustenta que "o feminismo é um projecto, sem dúvida, mas também um método e uma ética..."
Entrevista de Lígia Amâncio ao jornal Notícias da Amadora, 20 Março de 2003 (disponível no site Congresso Feminista 2008).

Artigos dossier | 25 de June

Cinco convidadas estrangeiras participarão no Congresso Feminista 2008: Sónia Alvarez, Maria Xosé Agra Romero, Miriam Pillar Grossi, Alcilene Cavalcante e Miriam Nobre. As convidadas são de diferentes correntes do feminismo, garantindo "uma visão do feminismo como uma corrente plural", segundo declarou Manuela Tavares ao jornal Público.

Artigos dossier | 24 de June

O 2º Congresso Feminista, intitulado, tal como o 1º em 1924, "Congresso Feminista e da Educação", decorreu em Lisboa, durante cinco dias, no mês de Junho de 1928.

Artigos dossier | 24 de June

A necessidade de desafiar as estruturas patriarcais da sociedade que ainda mantêm as amarras das mulheres a situações de discriminação e opressão e a importância de construir um "outro mundo possível" também feminista constituem a essência deste impulso de criar um forte movimento que conduza à realização de um Congresso Feminista em 2008.

Artigos dossier | 24 de June

O Congresso Feminista nos dias 26 e 27 de Junho terá lugar na Fundação C. Gulbenkian e no Sábado, 28 de Junho, na Faculdade de Belas Artes.
Sessão de abertura será na Quinta-Feira, 26 de Junho, às 9,30h no Auditório 2 da F. C. Gulbenkian, seguindo-se, entre as 11h e as 13h, a Conferência de Abertura e Homenagem à feminista Madalena Barbosa.

Artigos dossier | 23 de June

"Os feminismos precisam de uma memória. Construir essa memória, transmitir uma história dos feminismos é um desafio político e historiográfico".
Foi desta forma que a historiadora Anne Cova terminou a sua comunicação na sessão de abertura do seminário evocativo dos 80 anos do I Congresso Feminista e da Educação, que se realizou de 4 a 6 de Maio de 2004 em Lisboa.
O significado histórico deste seminário merece, todavia, uma especial reflexão.