Artigos dossier | 19 de January

Começa a contagem final para George W. Bush deixar a Casa Branca. Em Novembro, quando se eleger um novo presidente, a face visível do neo-conservadorismo (ou o que foi restando dela) abandona o palco principal da política americana, embora seja quase certo que a sua herança se faça sentir por muito tempo. Para já, a população, estado a estado, vota para escolher quem serão os candidatos dos dois principais partidos. O Esquerda.net dedica este dossier às primárias nos EUA.

Artigos dossier | 18 de January

Os anúncios televisivos são uma componente importante nas primárias, e nenhum candidato negligencia este veículo para chegar aos eleitores. O Esquerda.net juntou um conjunto de vídeos das principais candidaturas dos dois partidos. Descubra as diferenças.

Artigos dossier | 18 de January

O processo eleitoral é refém das redes de televisão, através do controlo que estas exercem sobre as ondas hertzianas.

Artigos dossier | 18 de January

Eis uma pequena lista de coisas que você não vai ouvir dos principais candidatos nesta temporada de primárias presidenciais. Chamem-lhes tabus dos candidatos.

Artigos dossier | 18 de January

Há mais marés que estrategas, e a história dos vencedores das primárias americanas ainda está para ser escrita. O campo republicano conta já com 3 vencedores, e Giuliani poderá juntar-se a Mccain, Huckabee, e Romney após as primárias da Flórida. Depois da vitória inesperada de Hillary Clinton no New Hamsphire, contra as expectativas dos fazedores de opinião, a corrida polarizou-se (e azedou) entre esta e Barack Obama. Previsões à parte, importa desde já conhecer o perfil dos principais candidatos. Um deles será o próximo presidente dos EUA.

Artigos dossier | 18 de January

Os cidadãos dos EUA vão escolher um novo presidente no dia 4 de Novembro de 2008. Mas esta data é apenas o culminar de um longo processo eleitoral, que já começou. Em todos os Estados do país, os eleitores de cada um dos principais partidos - Democrata e Republicano - mas em alguns casos também eleitores independentes - elegem delegados afectos ao candidato da sua preferência. Veja como funciona este processo, e consulte também o calendário das primárias.