Artigos dossier | 12 de October

A "nova esquerda" da China é uma coligação flexível de intelectuais, centrada em Beijing, que se tem tornado cada vez mais audível na sua preocupação sobre a direcção das reformas da China desde os anos 90 e que advoga medidas, desde a social democracia ao nacionalismo económico e ao maoismo. O grupo não está altamente organizado, as ligações aos decisores são ténues e tensas. (...) Apesar de tudo, é capaz de articular as preocupações de um largo espectro da população da China.
Texto de Enoch Caudwell, incluído no livro "Reforms that Make a Few Rich: China and the Path to Economic Globalization" publicado por IFG (International Forum on Globalization)

Artigos dossier | 12 de October

A nossa perspectiva acerca do forno de tijolo preto e outros incidentes e recomendações ao 17.º Congresso do Partido.

Deixem-nos citar um famoso poema de Mao de que todos nós gostamos muito: "Um cuco canta à meia-noite até sangrar; acredita que o seu canto pode trazer de volta o vento leste." Esperamos que os nossos respeitados líderes "agitem" o vento leste!

Artigos dossier | 12 de October

O filipino Walden Bello, reconhecido activista contra o neoliberalismo e director da ONG "Focus on the Global South", entrevistou a ambientalista chinesa Dale Wen. Ela é autora da obra "China Copes with Globalization: a Mixed Review" (A China face à globalização: uma revisão mista) - considerada uma das melhores obras sobre os impactos ambientais e sociais da vertiginosa industrialização chinesa.

Artigos dossier | 12 de October

A repressão do movimento de 1989, na Praça Tiananmen, marcou uma viragem na história chinesa.
Esta mobilização abusivamente reduzida pelos comentadores a um protesto estudantil e liberal tocou camadas bem mais vastas da população, portadoras de uma dupla reivindicação, social e política. O esmagamento do movimento permitiu a aceleração da "transição" chinesa para a economia de mercado em condições autoritárias, com uma subida das desigualdades.