You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 21 de September

Realizou-se no sábado 22 de Setembro a conferência internacional sobre alterações climáticas. O Esquerda.net juntou alguns textos e documentos, da autoria dos oradores desta Conferência.

Artigos dossier | 21 de September

O ministro do ambiente, Nunes Correia acaba de reiterar a intenção do governo de apresentar ainda este mês o plano nacional de barragens. Este plano deverá contemplar a listagem de dez novas barragens, que o Governo pretende ver construídas, e aquelas cuja capacidade de produção de energia pretende fazer aumentar, a fim de atingir a meta de aumento de produção de energia hídrica. O plano nacional de barragens tem vindo a ser apresentado pelo governo como o "Ovo de Colombo" para a resolução da crise energética do país e para a redução de emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa, mas o governo esquece que o "Ovo de Colombo" só resulta quando o toque é dado no sítio certo e na justa medida da força necessária.

Artigos dossier | 21 de September

As novas tecnologias trouxeram também novos resíduos. Nesta entrevista, Rui Berkemeier, responsável pelo grupo de Resíduos da Quercus, explica o que fazer aos resíduos eléctricos e electrónicos, nomeadamente telemóveis antigos, computadores, tinteiros, baterias, etc..
Esta entrevista foi realizada por Sónia Santos Dias, a 15-02-2007, no âmbito do programa "CIência & Inovação", transmitido pela Antena 1.

Artigos dossier | 20 de September

A preocupação sobre o consumo é tão velha como o capitalismo. Já em 1899, Thorstein Veblen escreveu uma obra chamada "Teoria da classe ociosa" e nela explicou o comportamento do consumidor face ao florescimento doc apitalismo e à economia de massas (produzir para criar riqueza). Ele considerava que a causa do consumismo das massas, entendendo estas como a população de classe média, maioritária, e com capacidade aquisitiva crescente, é o medo da falta de estima social e ostracismo, o que leva os indivíduos a comer, alojar-se e vestir-se como faz a classe que se afigura como exemplar (classe alta).

Artigos dossier | 20 de September

A energia renovável, combinada a medidas de eficiência energética, pode suprir metade da demanda global de energia até 2050, segundo novo relatório lançado pelo Greenpeace. O estudo "Revolução Energética: perspectivas para uma energia global sustentável" propõe um guia prático de medidas para cortar pela metade as emissões de CO2 até 2050, mantendo a segurança da oferta e um crescimento económico mundial estável.

Artigos dossier | 20 de September

O recente Livro Verde da Eificiência Energética da Comissão aponta para um potencial 20% de redução das necessidades - ou dos consumos - até 2020. Aqui está o caminho. Um caminho que abafa os delírios dos ‘vendedores de energia', em geral, navegadores de grandes naus. Claro que se dirá que aquele objectivo não se adequa à situação de Portugal. Aqui, a ‘vox populi' é a de que ainda não somos suficientemente desenvolvidos e que por isso os nossos consumos deverão crescer em correspondência com a necessidade do crescimento económico.

Artigos dossier | 20 de September

As alterações climáticas não deverão ser tratadas como um problema, mas sim como um sintoma. As nossas formas habituais de fazer e viver, estão esgotadas. Alterações climáticas provocarão e impulsionarão necessariamente alterações globais. Soluções tecnológicas baseiam-se na ausência de limites e não nos vão salvar. A civilização terá que preparar alterações profundas no plano ético, ambiental e politico para evitar situações de catástrofe que a comunidade científica prevê como muito prováveis e iminentes.

Artigos dossier | 20 de September

Neste início de Milénio, a generalidade da comunidade científica está finalmente convencida de que o clima no nosso planeta está a sofrer alterações, não só como resultado da variabilidade natural do sistema climático, mas também induzidas pela actividade humana. É de salientar, no entanto, que subsistem grandes dúvidas relativamente à magnitude da contribuição antropogénica para estas alterações.

Artigos dossier | 20 de September

As alterações climáticas estão na ordem do dia neste início do século XXI. Importa desde logo salientar que o clima tem variado profundamente ao longoda história da Terra, iniciada há cerca de 4600 milhões de anos. Todas estas variações são naturais, resultantes de vários tipos de forçamentos externos e internos sobre o sistema climático. Houve eras glaciares com formação de extensas camadas de gelo nas regiões polares seguidas de eras em que essas camadas se fundiram completamente. Estes últimos períodos mais quentes representam cerca de 75% dos últimos 540 milhões de anos.

Artigos dossier | 20 de September

Alex Friedrich é director da Divisão de Ambiente, Transportes e Ruído da Agência Federal de Ambiente da Alemanha (UBA). Recebeu em 2006 o Haagen-Smit Clean Air Award pelo seu esforço no combate à poluição do ar e às alterações do clima. Nesta entrevista, fala-nos nos esforços desenvolvidos no controlo das emissões de gases dos veículos, nos seus impactos económicos e a longo prazo.