You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 1 de December

Neste artigo, Gilberto Maringoni, da Agência Carta Maior (Brasil), descreve o clima político na recta final da campanha, mostrando como a grande mobilização da oposição em Caracas provocou uma ainda maior manifestação dos apoiantes de Chávez (ver os vídeos da campanha). E prevê uma vitória folgada de Chávez, apesar do reforço da coligação que apoia Manuel Rosales.

Artigos dossier | 1 de December

Este artigo de Francis Fukuyama, o conhecido autor do conceito do "Fim da História", é um bom exemplo da posição conservadora em relação a Chávez. Nele, o autor reconhece, porém, que o regime chavista não é uma ditadura (chama-lhe de autoritarismo pós-moderno) e que o chavismo responde a necessidades sociais reais; e chega a elogiar o orçamento participativo de Porto Alegre. Recentemente, Francis Fukuyama distanciou-se publicamente de George W. Bush e dos neoconservadores.

Artigos dossier | 1 de December

A Venezuela foi a votos no dia 3 de Dezembro. Apesar de existirem mais de 20 candidatos, a votação esteve polarizada entre o actual presidente, Hugo Chávez, e Manuel Rosales, apoiado por oito partidos da oposição, entre os quais o seu próprio Un Nuevo Tiempo. Chávez foi reeleito com mais de 60% dos votos, Manuel Rosales já reconheceu a derrota.No dossier do Esquerda.net desta semana, seleccionámos artigos que procuram dar diferentes perspectivas sobre o fenómeno do chavismo.